f y
_

Cursos

Com base na atual legislação, os cursos básicos e secundários de Música podem ser frequentados nos seguintes regimes:
a) Integrado, com frequência de todas as componentes do currículo na EMCN;
b) Articulado, com frequência das disciplinas da componente vocacional e da área de projeto na EMCN, no curso básico, e das disciplinas das componentes vocacional e específica, no curso secundário;
c) Supletivo, cursos constituídos apenas pelas disciplinas que constam da componente de formação vocacional, no nível básico, e pelas disciplinas que constam das componentes de formação específica e vocacional, no nível secundário.

Curso destinado a crianças dos 6 aos 9 anos de idade que frequentam o 1º ciclo da escolaridade obrigatória. O Curso de iniciação pretende desenvolver as aptidões dos alunos na área da música, para que, querendo, ingressem nos cursos de música oficiais com uma capacidade técnica e musical adequada à escolha de uma opção.
Regulamentado pela portaria 691/2009 de 25 de Junho, o curso básico permite ao aluno aprofundar as suas capacidades musicais, nomeadamente na área do instrumento ou canto, ficando apto a fazer a sua opção a nível secundário por um curso de música, caso seja esse o seu interesse.
A EMCN proporciona a frequência do curso secundário regulamentado pelo despacho 65/SERE/90 (curso vocacional) ou como CURSO PROFISSIONAL, de acordo com a legislação em vigor para os cursos profissionais de música.
Estes cursos, de cariz profissionalizante, preparam os alunos para o ingresso no ensino superior de música.