OFICINA MÚSICA LATINO AMERICANA clarinete, saxofone, percussão, música de câmara

AMÉRICA LATINA, clarinete, saxofone, percussão, música de câmara.

De 10 a 14 de Julho na EMCN. Inscrevam-se!

Este projecto nasceu da ideia de organizar um curso de clarinetes onde a musica de câmara fosse o ponto de partida no processo de aprendizagem. A realização de um curso
instrumental já está muito generalizada e tem objectivos muito específicos inerentes á sua própria concepção. Com este formato pretende-se que os alunos participem activamente
durante quase todo o tempo em que o curso decorre, sendo aulas colectivas estarão quase sempre em actividade prática.

Outro objectivo desta actividade era ela puder ser frequentada por qualquer aluno, independentemente do seu grau de conhecimento musical ou instrumental. Assim ela será
orientada de forma a todos poderem participar de forma activa.

O passo seguinte foi pensar como estruturar um curso com estas características. A escolha do repertório/linguagem assumiu-se como fundamental no desenrolar do projecto.

Ao decidir focar a linguagem na música latino-americana pretende-se dar a conhecer uma linguagem interessante, rica e muito apelativa para os alunos. A junção da percussão
aparece de forma natural e directa com o estilo de música escolhido. A riqueza na sonoridade, diversidade rítmica, variedade e especificidade de instrumentos utilizados
pela percussão neste estilo musical, garantem a validade e o interesse que esta actividade pode ter para alunos de percussão. Durante o curso os alunos de clarinete terão uma iniciação prática na percussão, pois é musicalmente muito enriquecedor uma experiência desta natureza. Durante as aulas irá ser abordada a questão da improvisação. Embora ela seja relativamente menosprezada no nosso ensino, é de grande importância no desenvolvimento e compreensão musical.
Em resumo será um curso de clarinete, percussão e música de câmara onde a música latino-americana estará em destaque.

Durante o curso haverá dois concertos dos professores e no final um concerto por parte dos alunos.

Inscrições e mais informações em brgraca@hotmail.com