f y
_

BIBLIOTECA

Coordenação: Prof. Teresa Castanheira

Nos últimos anos a EMCN tem vindo a adquirir algum material básico para servir de apoio às disciplinas dos cursos de música que aqui se ministram. A grande maioria das partituras foram recentemente adquiridas e foram devidamente catalogadas e informatizadas.

A escola dispõe também de um valorosíssimo espólio bibliografico que ao longo de muitos anos, desde a sua origem (1835), foi sendo adquirido e que consta de cerca de 6.000 livros com algumas edições do séc. XVIII e XIX. Cerca de 4.000 são livros de música e os restantes são de literatura portuguesa, filosofia, história universal e história de arte, na sua grande maioria. Deste material foi feito uma primeira selecção centrada nos livros de música dos quais ja foram catalogados e informatizados cerca de 1.100 títulos. Ao todo a EMCN dispõe de 1641 livros de teoria, 2557 partituras, 467 partituras de bolso, 37 usuais, 238 CDs, 40 videos e 936 fichas correspondentes ao tratamento documental que se encontra em curso (artigo por artigo), das revistas Arte Musical (estão concluídos os anos 1899, 1900 e 1901) e da Revista do Conservatório (1920 e 1921). Este centro de recursos dispõe de dois computadores ligados à Internet, um terceiro para a consulta da Base de Dados e uma impressora.

Numa sala em comunicação com a Biblioteca funciona a Fonoteca que possui uma aparelhagem audio que permite aos alunos a audição e a gravação de música e uma televisão para visionamento de ópera e documentários musicais.

Caso não pertença a esta comunidade escolar pode no entanto consultar o material desta Escola mediante a autorização da direcção da EMCN.