APRESENTAÇÃO
Missão
Qualificar os alunos através de uma sólida formação nas suas múltiplas vertentes, humanística, científica, histórica, ética, ecológica, estética, artística e musical, capacitando-os para uma opção profissional como músicos.
BREVÍSSIMA NOTÍCIA HISTÓRICA DA ESCOLA DE MÚSICA DO CONSERVATÓRIO NACIONAL
Maria José Borges*
A criação de um Conservatório de Música em Lisboa, primeira escola pública de Música do país,está directamente ligada à acção do pianista, compositor e pedagogo João Domingos Bomtempo (1775-1842), que após a vitória liberal (1834), daria corpo aos seus projectos de reforma do ensino da Música em Portugal.
O ensino musical público fora, até ao século XIX, fundamentalmente ministrado em Portugal no Seminário da Patriarcal que mantinha como principal objectivo o ensino da música religiosa. E, na prática musical da época, dominada pela ópera, eram de proveniência estrangeira a maioria dos músicos e cantores que aqui trabalhavam.
Nesse contexto, os objectivos de Bomtempo foram, por um lado, transferir o modelo de um ensino musical de tipo religioso, para um modelo de tipo laico, que ministrasse formação tanto no campo lírico como na música instrumental; e, por outro, formar progressivamente músicos e cantores portugueses, de ambos os sexos, evitando assim a necessidade constante de contratação de estrangeiros.
Em 5 de Maio de 1835 seria criado um Conservatório de Música cuja direcção foi entregue a Bomtempo, e que funcionou anexo à Casa Pia, em Belém, e, por questões económicas, substancialmente reduzidos quanto às pretensões iniciais do compositor, quer o elenco de disciplinas, quer o de professores. Os seus primeiros alunos foram, assim, os alunos dessa instituição pia. A nova escola radicava, curiosamente, em duas componentes: uma, tradicional, associada aos antigos Conservatórios italianos que eram tradicionalmente asilos; outra, mais modernista, que era o facto de pretender ministrar formação musical laica a ambos os sexos.
Cedo se verificou que a recém-criada instituição não atingia os seus fins, tendo sido incorporada em Novembro de 1836 no Conservatório Geral de Arte Dramática, projecto concretizado pelo dramaturgo Almeida Garrett e que passava a englobar doravante três Escolas: uma Escola de Música, da qual Bomtempo mantém a direcção, uma Escola de Teatro e Declamação, e uma Escola de Mímica e Dança. Esta nova instituição instalou-se no antigo Convento dos Caetanos, desocupado desde 1834,com a extinção da Ordens religiosas em Portugal. Após algumas obras de intervenção, a primeira Escola a aí funcionar seria precisamente a Escola de Música que abriu portas em Janeiro de 1837 (a de Teatro apenas em 1839). Os primeiros tempos do CGAD foram algo conturbados, quer por dificuldades financeiras, quer por desinteresse do Ministério do Reino que demorava em aprovar os seus estatutos. A situação apenas se resolveu quando, em 1840, Bomtempo solicita a D. Maria II a protecção régia, sendo nomeado seu marido, D. Fernando, presidente honorário do Conservatório e seu protector. Em 20 de Julho desse ano foi-lhe atribuída a designação de Conservatório Real de Lisboa e, posteriormente (24/05/ 1841) promulgados os seus Estatutos. Entre alguns dos seus directores subsequentes do século XIX contam-se: o melómano Conde de Farrobo (entre 1848-1869), Duarte de Sá (entre 1870-1878) os dramaturgos Luis Augusto Palmeirim (entre 1878-1898) e Eduardo Schwalbach Lucci (entre 1895-1917). Quanto aos subdirectores da Escola de Música, propriamente dita, citam-se, entre outros, Francisco Xavier Migone (que sucedeu a Bomtempo), Francisco Baía e Augusto Machado.
Não dispondo o Conservatório de uma sala de concertos adequada aos Exercícos Públicos que realizava todos os anos (por vezes em locais exteriores à própria Escola) foram iniciadas, ainda sob a direcção de Luís Augusto Palmeirim, as obras para um grande salão nobre. As pinturas para o tecto e medalhões com retratos de compositores e literatos foram encomendadas ao pintor Malhoa em 1881, e as restantes decorações a Eugénio Cotrim, ficando a obra apenas concluída em Agosto de 1892.
Em 1901 a Escola de Música sofre uma importante reforma encabeçada por Augusto Machado, e que fez entrar o Conservatório nos caminhos da modernidade, actualizando os planos de estudo e repertórios dos diversos instrumentos.
Após a proclamação da República (Outubro, 1910), passa a designar-se como Conservatório Nacional de Lisboa. Em 1919 sofre uma das suas mais importantes reformas ao nível do ensino musical, com nova direcção entregue a Vianna da Motta (1868-1948), eminente pianista, musicólogo e pedagogo. Aliás, seria ele o primeiro músico a ser nomeado director da instituição. Sob a sua acção, e em conjunto com Luís de Freitas Branco (1890-1955), subdirector da secção de Música, o Conservatório viveria uma das suas mais importantes reformas do ensino musical, com introdução de novas disciplinas (de Cultura geral, de Ciências Musicais, etc.), sendo um dos períodos áureos da Escola de Música, que aumentou substancialmente a sua população escolar. Em 1930, sob a mesma direcção, sofreu novo projecto de reforma, fruto de necessários cortes orçamentais, que representou um nítido retrocesso no processo evolutivo do ensino musical, desaparecendo várias das novas disciplinas. Também a afluência de alunos decresceu, apenas voltando a subir na década seguinte.Passou a ter a designação de Conservatório Nacional, tornando-se um estabelecimento com duas secções (Música e Teatro, com subsecção de Dança), sem autonomia administrativa. O Dr.Júlio Dantas é nomeado inspector do CN e Vianna da Motta, director da Secção de Música.
Em 1938 é convidado para a direcção do CN, aquele que seria o seu último Director no século XX (até 1974), o Maestro e compositor Ivo Cruz (1901-1986), que se empenhou na criação de uma instituição equivalente às suas congéneres europeias. A partir do ano de 1946, esse movimento de renovação manifestou-se em importantes obras de intervenção em todo o edifício (as últimas que sofreu), nomeadamente no salão nobre, na renovada biblioteca (do traço do Arq. Raúl Lino), e sobretudo, em amplas salas onde seria instalado o Museu instrumental, ao nível dos seus congéneres europeus. Nas décadas seguintes registaram-se inúmeras actividades de docentes e discentes, conferências, cursos especiais, etc. que trouxeram ao CN especialistas nacionais e estrangeiros; igualmente se introduziu o estudo de instrumentos antigos (cravo, clavicórdio, viola da gamba, viola d’ amore, e guitarra hispânica).
A partir de 1971 seriam integradas no CN duas novas Escolas (de Cinema, e de Educação pela Arte, esta última de curta duração). Igualmente nesse ano se começaram a aplicar novas reformas na Escola de Música (Experiência Pedagógica), que, não chegando a ser homologadas, coabitaram até 1983, com os planos oficiais curriculares de 1930, algo desactualizados. O final da década de 70 (1978/1982) foi marcado pela acção de gestores nomeados pelo Ministério da Educação com poderes sobre todas as escolas do CN.
Em 1983 (DL 310/83) a estrutura quadripartida do CN foi dissolvida, surgindo em sua substituição várias Escolas autónomas, de acordo com a nova Lei-de-bases do Ensino (1986). Em relação à Escola de Música, tal legislação originou por um lado, uma divisão institucional entre os dois níveis de ensino (geral e superior) que anteriormente se encontravam reunidos, provocando compreensíveis dificuldades de reajustamento. É assim criada a Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN), que passa a leccionar, apenas o ensino básico e secundário e a ser gerida e administrada por três docentes da escola.
Em 2002-2003 de acordo com uma política de descentralização da iniciação musical, começam a funcionar os Pólos da Amadora e de Sacavém. Em 2008 inicia-se na EMCN a coordenação técnica e pedagógica do projecto Orquestra Geração, em colaboração com o Sistema Nacional das Orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela, projecto de inclusão social que pretende levar a música clássica a bairros desfavorecidos. Após várias décadas em que a direcção da EMCN foi sucessivamente garantida por Comissões (Instaladoras, Executivas e Directivas), regressa em 2009/2010 a figura de um Director, doravante eleito (Prof. Ana Mafalda Correia Pernão).
Entre 1837 e o Verão de 2018 (181 anos) a Escola de Música do CN permaneceu instalada no vetusto edifício dos Caetanos, edifício que não pretende alienar, e que desde a origem foi pensado para as Artes das Musas como atestam as suas decorações do salão nobre e o seu frontão neoclássico da entrada principal. Tem estado ao serviço da formação musical do país, dela tendo saído alguns dos principais vultos da nossa vida musical e tem contribuído, inequivocamente, para a valorização cultural do país e do bairro em que tradicionalmente se inscreve (Bairro Alto). Neste momento, e após alguma luta, entre outras coisas, pela dignificação das suas condições logísticas, encontra-se temporariamente (esperamos) em funcionamento na Escola Secundária Marquês de Pombal desde o ano lectivo de 2018-2019, aguardando a sua (ao que parece, atribulada) requalificação.
*Prof. de História da Música/História da Cultura e das Artes da EAMCN. Obs. Consciente e deliberadamente este texto não segue as normas do novo acordo ortográfico.
Corpo Docente
CANTO:
Ana Paula Russo
António Wagner Diniz
Filomena Amaro
José Manuel Araújo
Laryssa Savchenko
Manuela de Sá
Nuno Vilallonga
Rute Dutra
ALAÚDE:
Helena Raposo
CONTRABAIXO:
Miguel Leiria Pereira
Vanessa Lima
GUITARRA PORTUGUESA:
Ricardo Gordo
GUITARRA:
António Almas
Paulo Amorim
Júlio Guerreiro
Eurico Pereira
HARPA:
Ana Castanhito
VIOLETA:
André Araújo
Isabel Martin Garcia
Isabel Pimentel
Ricardo Mateus
VIOLINO:
Anne Victorino d’Almeida
Joana Cipriano
José Sá Machado
Luís Cunha
Pedro Lopes
Raquel Cravino
Joana Cipriano
Rosa Sá
Sara Llano
Sofia Grilo
João Andrade
VIOLONCELO:
Andrzej Michalczyk
Catherine Strynckx
Cristina Coelho
Luís André Ferreira
Luís Sá Pessoa
Marília Peixoto
Miguel Ivo Cruz
PERCUSSÃO:
Fátima Pinto
João Monteiro
Sérgio Nogueira
ACOMPANHADORES:
Alexandra Simpson
Ana Luísa Monteiro
Cândido Fernandes
Daniel Godinho
Grazia di Venere
Helder Marques
João Miguel Crisóstomo
José Manuel Brandão
José Paulo Sodré
Olga Vasilieva
Paula Moniz
Pedro Vieira de Almeida
Savka Konjikusic
Tatiana Balyuk
Dana Radu
Ivan Kuznyetsov
ACORDEÃO:
Paulo Jorge Ferreira
CRAVO:
Cândida Matos
Elsa Santos
Catarina Mota e Melo
INSTRUMENTO DE TECLA:
Ana Isabel Tavares
Cristina Cardoso
Helena Mello
Lilian Kopke
Teresa Ponte
ÓRGÃO:
António Guimarães Duarte
Duarte Rafael Reis
PIANO:
Ana Valente
Anne Kaasa
Dana Radu
Daniela Ignazzitto
Hélder Entrudo
Inês Várzea
Joaquim Baptista Fernandes
João Vale
João Vasco
José Bon de Sousa
Olesya Kyba
Olga Vassilieva
Philippe Marques
Vera Estevez
CLARINETE:
Bruno Graça
Luís Gomes
João Pedro Santos
Rui Martins
FAGOTE:
Cidália Torres
FLAUTA DE BISEL:
Isabel Gonzaga
Joana Amorim
FLAUTA TRANSVERSAL:
Alexandre Branco
Gyongyver Csigó
João Pereira Coutinho
Solange Silva
OBOÉ:
José Coutinho
Salvador Parola
Carla Duarte
SAXOFONE:
Rita Nunes
Helder Alves
Alexandre Geirinhas
TROMBONE:
Ismael Santos
André Conde
TROMPA:
Ângelo Caleira
Rodrigo Carreira
Ana Abrantes
TROMPETE:
Daniel Louro
Filipe Coelho
Hugo Santos
TUBA:
Nuno Fernandes
ATELIER MUSICAL:
Bruno Cochat
Rúben Santos
Rúben Rodeia
CORO:
Nathanael de Souza Junior
Teresa Cordeiro
Tiago Marques
Marta Alves
MÚSICA DE CÂMARA:
André Conde
Ângelo Caleira
Alexandre Branco
Andrej Michalczyk
Anna Tomasik
Bruno Graça
Daniel Louro
Helena Raposo
João Paulo Monteiro
José Coutinho
José Manuel Brandão
Júlio Guerreiro
Luís André Ferreira
Paulo Amorim
Paulo Jorge Ferreira
Rita Nunes
ORQUESTRAS:
Fernando Marinho
Pedro Ferreira
ATELIER DE ÓPERA:
Ana Paula Russo
José Manuel Brandão
Ruben Santos
TEÓRICAS: ALEMÃO:
Tânia Valente
ITALIANO:
Marcello Sacco
ANÁLISE E TÉCNICAS DE COMPOSIÇÃO/
CURSO SECUNDÁRIO DE COMPOSIÇÃO:
Daniel Schvetz
Eli Camargo Jr.
Eurico Carrapatoso
João Antunes
Jorge Sá Machado
Nuno Henriques
Carlos Alberto Gomes
ACÚSTICA E PRODUÇÃO MUSICAL:
Francisco Santiago
FORMAÇÃO MUSICAL:
Ana Mafalda Pernão
Cláudia Casquilho
João Aleixo
João Pedro M. Santos
Madalena Ortin
Marta Costa
Marta Queirós
Nathanael Júnior
Paula Pinto
Rita Maia e Silva
Sofia Vieira
Tiago Derriça
HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES /
INTRODUÇÃO À CULTURA AUDITIVA/
ORGANOLOGIA E PSICOACÚSTICA:
Bárbara Villalobos
Helena Lima
Maria José Borges
Sónia Silva
Teresa Castanheira
INFORMÁTICA MUSICAL:
Ernesto Donoso
Luís Pinto
FORMAÇÃO GERAL
Departamento de Ciências Sociais e Humanas e Línguas
FILOSOFIA
Gonçalo Martins
FRANCÊS
Madalena Santos
GEOGRAFIA
Deonilde Nunes
HISTÓRIA
António Quaresma
Ana Marques
INGLÊS
Ana Amorim
Capitolina Sampaio
Lígia Clemente
PORTUGUÊS
Dolores Cortés
Fernando Ribeiro
Isabel Lobo
Isabel Miranda
Maria Sanches
Ana Gens
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA,
CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS E EXPRESSÕES:
CIÊNCIAS NATURAIS
Isabel Fernandes
Paula Valadas
EDUCAÇÃO FÍSICA
Ana Cristina Worm
Rui A. Paiva
Jorge Moreira
EDUCAÇÃO VISUAL
Sílvia Barreto
FÍSICO-QUÍMICA
Ana Freitas
MATEMÁTICA
Carlos Duarte
Cristina Fonseca
Filomena Lima
ENSINO ESPECIAL
Leonor Caldeira
COORDENAÇÃO DESPORTO ESCOLAR
Rui Paiva
CORPO DOCENTE ORQUESTRA GERAÇÃO
VIOLINO
Ana Carolina Damásio
Ana Cláudia Caeiro
Ana Filipa Serrão
Ana Rita Nunes
Catarina Bastos
Clara Gomes
Cristiana Abreu
Dinora Martins
Helena Pereira
Hugo Gomes
Jean Aroutiounian
Juan Magiorani
Mariana Barros
Miguel Gomes
Nelson Gomes
Sandrina Rodrigues
Tânia Gato
Yelizaveta Valdman
VIOLA
António Barbosa
Bárbara Pires
Eiffel Aldecoa
Gina Grigore
Joana Tavares
João Barata
Madalena Melo
Sandra Martins
Sofia Gomes
VIOLONCELO
Bárbara Barbosa
Carlos Gradíssimo
César Gonçalves
Joana Almeida
Luís Azevedo
Sara Abreu
Tiago Vila
Vânia Moreira
CONTRABAIXO
Álvaro Rosso
Carlos Costa
João Alves
Margarida Ferreira
Miguel Menezes
Samuel Pedro
FLAUTA
Bruno Santos
Dina Hernandez
Vera Morais
OBOÉ
António Filipe
Nelson Rodrigues
CLARINETE
Adriano Sardinha
Carlos Silva
José Conde
Vanessa Silveira
Victor de Sousa
FAGOTE
Cidália Torres
Sandra Pinto
SAXOFONE
Dinis Carvalho
Liliana Albino
TROMPA
Ana Duarte
Catarina Silva
Filipa Jordão
TROMPETE
Bruno Pires
Emanuel Barroca
Nicolau Jesus
TROMBONE
Flávio Bernal
Luís Castelhano
BOMBARDINO / TUBA
Pedro Cordeiro
João Aibéo
João Garcia
PERCUSSÃO
Cristiano Rios
Eva Santos
Joana Costa
FORMAÇÃO MUSICAL
Ana Urbano
Marta Cepeda
CORO
Elsa Gomes
Órgãos de Gestão
DIRECÇÃO
Direcção:
direccao@emcn.edu.pt
Sub-director: Jorge Sá Machado
jorgesamachado@gmail.com
Adjunto: Cândido Fernandes
candidofernandes@emcn.edu.pt
Adjunta: Rita Maia e Silva
ritamaiaesilva@emcn.edu.pt
Assessor Produção: Élio Correia
producao.emcn@gmail.com
Assessor Produção: Francisco Pessoa Júnior
franciscopessoajunior@emcn.edu.pt
Assessor Produção, Imagem e Conteúdo: Maurílio Araújo
maurilio.araujo@emcn.edu.pt
CONSELHO PEDAGÓGICO
Diretor
direccao@emcn.edu.pt
Coordenador do departamento de Sopros e Percussão
Rui Martins
ruiclarinete@emcn.edu.pt
Coordenador do departamento de Teclas
Helder Entrudo
helderentrudo@emcn.edu.pt
Coordenador do departamento de Cordas Friccionadas
Miguel Ivo Cruz
miguel.ivo.cruz@emc.edu.pt
Coordenador do departamento FOCCA
Júlio Guerreiro
juliorguerreiro@emcn.edu.pt
Coordenadora do departamento de Classes de Conjunto
Sofia Vieira
sofiavieira@emcn.edu.pt
Coordenador do departamento de Teóricas
Eurico Carrapatoso
carrapatoso.eurico@emcn.edu.pt
Coordenador do Departamento de Música de Câmara, Canto, Línguas e Acompanhamento
José Brandão
brandaojma@emcn.edu.pt
Coordenadora do depart.º de Matemática, Ciências Experimentais e Expressões
Isabel Fernandes
isabelfernandes@emcn.edu.pt
Coordenadora do departamento de Ciências Sociais e Humanas e Línguas
Isabel Miranda
isabelmiranda@emcn.edu.pt
Coordenadora dos diretores de turma (regime integrado)
Capitolina Sampaio
linasampaio@emcn.edu.pt
Coordenador dos professores tutores (regimes articulado e supletivo)
Jorge Sá Machado
jorgesamachado@gmail.com
Coordenadora de iniciações
Sofia Grilo
sofiagrilo@emcn.edu.pt
Coordenador do ensino básico
Fernando Ribeiro
fernandoribeiro@emcn.edu.pt
Coordenadora do ensino secundário
Rita Maia e Silva
ritamaiaesilva@emcn.edu.pt
Coordenadora do departamento de Música e Intervenção Social / Orquestra Geração
Helena Lima
helena.mus@emcn.edu.pt
Coordenador do projecto educativo
Carlos Alberto Gomes
carlosalbffgomes@emcn.edu.pt
CONSELHO GERAL
Constituição, Regimento, Atas e Convocatórias e documentos deliberativos
Linhas orientadoras para o orçamento da EAMCN 2023
Constituição do Conselho Geral 2022-26
Regimento do Conselho Geral 2022-26
Moção aprovada na reunião de 25 de maio de 2022
ACTAS
CONVOCATÓRIAS
Convocatória nº 1
Convocatória nº 2
Convocatória nº 3
DOCUMENTOS REGULADORES
PROJECTO EDUCATIVO, REGULAMENTO INTERNO, PLANO DE INTERVENÇÃO, RELATÓRIO DE GESTÃO, LEGISLAÇÃO E MANUAL DE PROCEDIMENTOS
Projecto educativo 2021/24 (actualizado em FEV 2023)
Regulamento interno (actualizado FEV 2023)
Regulamento de visitas de estudo
OBSERVATÓRIO EAMCN
Relatório de Avaliação interna 2021/22 (actualização)
Relatório de Avaliação Interna 2020/21
Relatório de Avaliação Interna 2018/19 + 2019-20
Relatório Avaliação Interna 2016-17 + 2017-18 I
Relatório Avaliação Interna 2016-17 + 2017-18 II (anexos)
Relatório de avaliação interna 2015/16
Relatório de avaliação interna 2014/15
Relatório de avaliação interna 2013/14
LOGÓTIPO EAMCN
OFERTA EDUCATIVA
Cursos/ Instrumentos
CURSOS
Com base na atual legislação, os cursos Básicos e Secundários de Música podem ser frequentados nos seguintes regimes:
a) Integrado, com frequência de todas as componentes do currículo na EMCN;
b) Articulado, a frequência do curso artístico especializado é assegurado por duas escolas distintas: a escola do ensino geral que ministre as disciplinas de formação geral dos cursos artísticos especializados em vigor no nosso país e a EAMCN que assegura as componentes de formação artística especializada do curso básico e as componentes de formação científica e técnica artística dos cursos secundários;
c) Supletivo, a frequência do curso do ensino artístico especializado restringe-se às componentes de formação artística especializada no Curso Básico e científica e técnica artística nos Cursos Secundários.
Iniciação
Destinada a crianças dos 6 aos 9 anos de idade que frequentam o 1º ciclo do ensino básico. A Iniciação pretende desenvolver as aptidões dos alunos na área da música, para que, querendo, ingressem no curso básico de música com conhecimentos técnicos e musicais que possibilitem a tomada de uma opção. A Iniciação restringe-se apenas às disciplinas artísticas frequentadas na EAMCN (apenas regime Supletivo).
Básico
Regulamentado pela Portaria n.º 223-A/2018 de 3 de agosto, o curso básico permite ao aluno desenvolver as suas capacidades musicais, nomeadamente na área do instrumento ou canto, ficando apto a fazer a sua opção a nível secundário por um curso na área da música, caso o pretenda, podendo ser frequentado em qualquer regime.
Secundário e Profissional
Curso Secundário de Música e Curso Secundário de Canto
A EAMCN oferece Cursos Secundários de Música e de Canto, regulamentados pela Portaria n.º 229-A/2018 de 14 de agosto, em qualquer regime, visando proporcionar aos alunos uma formação geral, científica, e técnica artística, alinhada com o interesse de prosseguimento de estudos de nível superior e ou de inserção no mercado de trabalho.
Curso Profissional de Instrumentista de Cordas e de Teclas e Curso Profissional de Sopros e de Percussão
Criados pelas Portarias n.º 220/2007 e n.º 221/2007, de 1 de março, respetivamente, estes cursos, de cariz profissionalizante, visam a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências técnicas e artísticas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional de nível 4, preparando os alunos para o ingresso no ensino superior de música e para a inserção no mercado de trabalho.
No âmbito do Curso Profissional de Cordas e de Teclas, a EAMCN oferece a variante Voz como Instrumento, desenvolvendo neste domínio, o Canto lírico, World Music, Fado , Pop, Teatro Musical e Jazz, Arte de Representar e Prática Coral.
Curso Profissional de Jazz – Instrumento e Voz
Criado pela Portaria n.º 1040/2010, de 7 de outubro, esta oferta destina-se aos alunos de qualquer instrumento e voz (com ou sem experiência prévia na área do jazz). Dada a sua natureza, os módulos que fazem parte das componentes Científicas e Técnicas cobrem as mais variadas áreas de estudo salientando-se a Improvisação estilística (do Dixieland ao Jazz Contemporâneo, passando por Bebop, Hardbop e Jazz-Fusão), o Treino Auditivo e a Harmonia Jazz. No final do curso o aluno deve ser capaz de desenvolver a sua atividade interpretando obras, no instrumento musical da sua especialidade, executando, como solista ou em grupo, performances ao vivo e ou em estúdio, como formas de expressão artística. De cariz profissionalizante, os alunos terminam preparados para o ingresso no ensino superior de música e para a inserção no mercado de trabalho.
NOTAS IMPORTANTES
Os Cursos Profissionais não podem ser frequentados em regime articulado ou supletivo.
Os Cursos Profissionais conferem o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações, que corresponde ao nível 4 de qualificação do Quadro Europeu de Qualificações (certificam o Ensino Secundário)
À exceção dos cursos secundários frequentados em regime supletivo, a matrícula na EAMCN obriga à frequência de todas as disciplinas que constam do respetivo plano de estudos do curso escolhido.
INSTRUMENTOS por NÍVEIS
SEDE:
INICIAÇÃO 1º e 2º Ano
Acordeão
Alaúde
Contrabaixo
Flauta de Bisel
Guitarra
Harpa
Percussão
Piano
Trompa
Trompete
Tuba
Violeta
Violino
Violoncelo
Saxofone
INICIAÇÃO 3º e 4º Ano
Acordeão
Alaúde
Clarinete
Contrabaixo
Cravo
Fagote
Flauta de Bisel
Flauta Transversal
Guitarra
Guitarra Portuguesa
Harpa
Oboé
Órgão
Percussão
Piano
Trombone
Trompa
Trompete
Tuba
Violeta
Violino
Violoncelo
CURSO OFICIAL – BÁSICO (1º a 5º Graus)
Acordeão
Alaúde
Canto
Clarinete
Contrabaixo
Cravo
Fagote
Flauta de Bisel
Flauta Transversal
Guitarra
Guitarra Portuguesa
Harpa
Oboé
Órgão
Percussão
Piano
Saxofone
Trombone
Trompa
Trompete
Tuba
Violeta
Violino
Violoncelo
CURSO OFICIAL – SECUNDÁRIO (6º a 8º Graus)
Acordeão
Alaúde
Canto
Clarinete
Composição
Contrabaixo
Cravo
Fagote
Flauta de Bisel
Flauta Transversal
Guitarra
Guitarra Portuguesa
Harpa
Oboé
Órgão
Percussão
Piano
Saxofone
Traverso
Trombone
Trompa
Trompete
Tuba
Violeta
Violino
Violoncelo
CURSO PROFISSIONAL (1º a 3º Anos)
Acordeão
Alaúde
Canto
Clarinete
Contrabaixo
Cravo
Fagote
Flauta de Bisel
Flauta Transversal
Guitarra
Guitarra Portuguesa
Harpa
Oboé
Órgão
Percussão
Piano
Saxofone
Trombone
Trompa
Trompete
Tuba
Violeta
Violino
Violoncelo
PÓLO da AMADORA:
INICIAÇÃO
Contrabaixo
Flauta Transversal
Piano
Saxofone
Violino
Violoncelo
PÓLO de LOURES:
INICIAÇÃO e BÁSICO
Guitarra
Flauta Bisel
Percussão
Piano
Violeta
Violino
Violoncelo
PÓLO do SEIXAL:
INICIAÇÃO e BÁSICO
Clarinete
Contrabaixo
Fagote
Flauta Transversal
Guitarra
Oboé
Percussão
Saxofone
Trombone
Trompa
Trompete
Tuba
Classes de Conjunto
Em actualização
Cursos Profissionais EAMCN
INSTRUMENTISTA DE JAZZ E INSTRUMENTISTA/ VARIANTE VOZ
Cursos Profissionais (planos de estudos)
Curso Profissional Cordas e Teclas
Curso Profissional Sopros e Percussão
Curso Profissional Sopros e Percussão/ Variante Voz
Curso Profissional Instrumentista Jazz
CURSO PROFISSIONAL DE INSTRUMENTISTA DE JAZZ
/ PROTOCOLO COM A CASA BERNARDO SASSETTI
Esta oferta destina-se aos alunos de qualquer instrumento e voz, com ou sem experiência prévia na área do jazz. Dada a sua natureza, os módulos que fazem parte das componentes Científicas e Técnicas cobrem as mais variadas áreas de estudo das quais se destacam:
Instrumento Jazz
Improvisação estilística (do Dixieland ao Jazz Contemporâneo, passando por Bebop, Hardbop e Jazz-Fusão)
Treino Auditivo
Harmonia Jazz
Teoria e Análise Musical (Erudita e Jazz)
Combo (Ensemble Jazz)
Combo (Ensemble Choro)
Orquestra de Jazz
CONTEÚDO DAS PROVAS DE ADMISSÃO
2 Peças de carácter contrastante que demonstrem o nível técnico e artístico do aluno. Poderão ser obras do repertório Clássico, Jazz ou outro, sendo esperado um nível de 5º grau ou equivalente.
CORPO DOCENTE
Para além das disciplinas já leccionadas na EAMCN, os professores deste curso serão recrutados por concurso público, por área de especialidade.
PROTOCOLO CASA BERNARDO SASSETTI
Através do protocolo com a Casa Bernardo Sassetti, os alunos terão acesso a workshops, seminários e masterclasses com músicos como Carlos Azevedo, António Quintino, Inês Laginha, Beatriz Nunes, Albert Sanz, Julian Arguelles e Luísa Sobral
* A abertura do curso está dependente do número de inscrições
CURSO PROFISSIONAL DE INSTRUMENTISTA/ VARIANTE VOZ
Esta oferta destinada aos alunos de canto tem o mesmo plano de estudos dos Cursos profissionais de cordas, teclas, sopros e percussão.
Dada a sua natureza (voz), os módulos que fazem parte das componentes Científica e Técnica são:
Canto lírico
World Music e Fado
Pop e Teatro Musical
Jazz e Teatro Musical 2
Arte de representar
Atelier de Artes Performativas
Música de Câmara
Música antiga
Prática coral
Prática ao teclado
CONTEÚDO DAS PROVAS DE ADMISSÃO
2 peças, uma ária antiga ou equivalente (obrigatório) e outra à escolha do candidato, contrastante com a primeira em género (lied, ária antiga, canção portuguesa) ou estilo (pop, músicas do mundo, etc…).
Pede-se aos candidatos que estejam atentos ao e-mail, pois vão receber indicações sobre as aulas de preparação para a prova (3 semanas antes das provas de admissão).
CORPO DOCENTE
Para além das disciplinas já leccionadas na EAMCN, os professores deste curso serão recrutados por concurso público, por área de especialidade.
APEE/EAMCN Associação dos Pais e Encarregados da Educação da EAMCN
Informações
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA EAMCN
Somos um grupo de pais e mães voluntários que se uniram e decidiram colaborar para representar os pais, as mães e os encarregados de educação dos alunos da EAMCN e ser um interlocutor entre estes e os órgãos da EAMCN, bem como, com outros órgãos tutelares, administrativos e governamentais.
Queremos promover uma colaboração construtiva e uma comunicação aberta e eficaz entre pais e escola, em todas as suas componentes, contemplando a especificidade das actividades artísticas e pedagógicas da EAMCN.
Pretendemos ainda constituir uma associação de pais e encarregados de educação independente, com objectivos educativos e culturais, sem qualquer ideologia política ou religiosa e numa perspectiva de diálogo, cooperação e inclusão.
CONTACTOS
Email: apais.eamcn@gmail.com
Site: http://associacaopaiseamcn.weebly.com/
Facebook: https://www.facebook.com/eamcn.apee/
Youtube: https://www.youtube.com/@apeeeamcn
ÓRGÃOS SOCIAIS 2023-24
Mesa da Assembleia Geral
Presidente: Teresa Meireles (3° grau integrado, violoncelo)
1ª Secretária: Cristina Carvalho (2º grau integrado, percussão; iniciação 3, guitarra)
2ª Secretária: Maria Prata (2º grau integrado, contrabaixo; 3º grau supletivo, trompete)
3ª Secretária: Inês Lapa Lopes (2º grau integrado, violoncelo)
Conselho Executivo
Presidente: José Paulo Gonçalves (2º grau integrado, piano)
Secretária: Catarina Faria (2º grau integrado, violoncelo)
Tesoureira: Luciana Megre (1º grau integrado, cravo)
Vogal. Ana Luísa Alves (5º grau integrado, trombone; iniciação 4, violino)
Vogal: Joana Aleixo (3º grau integrado, piano)
Vogal: João Costa (1º grau integrado, violeta; 5º grau integrado, trompete)
Vogal: Rita Durão (5º grau integrado, guitarra; iniciação 4, guitarra)
Vogal: Silvia Di Salvatore (2º grau integrado, guitarra)
Conselho Fiscal
Presidente: Rui Paiva (2º grau integrado, guitarra)
Relatora: Tânia Oliveira (2º grau integrado, harpa)
1º Secretário: Alfredo Azevedo Soares (3º grau integrado, cravo; iniciação 4, trompete)
2º Secretário: Frederico Rodrigues (2º grau integrado, violeta; 3º grau supletivo, violino)
AVISOS
1 - Comunicado sobre notícia RTP de demissão da Diretora (01/08/2023)
2 - Comunicado sobre situação da APEE e eleições para o Conselho Geral (24/09/2023)
3.3 - Regulamento e Calendário Eleitoral para a eleição dos Representantes dos EE no CG (28/08/2023)
3.4 - Listas Concorrentes à Eleição dos Representantes dos EE no CG (21/09/2023)
3.5- Resultados da Eleição dos Representantes dos EE no CG (29/09/2023)
AE/EAMCN Associação dos Estudantes da EAMCN
Informações
AA/EAMCN Associação dos Amigos da EAMCN
Informações
AAEAMCN | Associação de Amigos da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional
ASSOCIAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS
NIPC 510 260 420
A NOSSA MISSÃO
Criada para promover a Escola de Música do Conservatório Nacional, a Associação de Amigos trabalha em prol desta instituição de ensino, dirigindo uma significativa parte do seu esforço para os alunos, designadamente concedendo apoios no âmbito da sua formação artística. Com mais de 180 anos de história, o Conservatório Nacional, e a sua Escola de Música, detém lugar de relevo na história da cidade de Lisboa e na formação de sucessivas gerações de músicos. Por conseguinte, o nosso papel é, também, o de reforçar os laços que nos ligam à cidade e aos seus habitantes.
ASSOCIADOS
Com cerca de 250 Associados, a AAEMCN tem fortes ambições de crescimento no seio de uma comunidade escolar assente em cerca de 900 alunos e 120 professores e funcionários. Torne-se também nosso Associado, aderindo a uma comunidade musical dinâmica e com renome na vida cultural da capital e do país. Usufrua das actividades e das vantagens que oferecemos. Também pode colaborar, efectuando um donativo:
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Morada
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PROJETOS INOVADORES 2023/25
CURSO DE INTRODUÇÃO À DIREÇÃO DE ORQUESTRA
PROFESSOR TIAGO OLIVEIRA
CURSO DE INTRODUÇÃO À DIREÇÃO DE ORQUESTRA
Projeto inovador que oferece a oportunidade de desenvolver as primeiras competências técnicas e artísticas ligadas à direção de orquestra. Direcionado a todos os que manifestem interesse e tenham formação musical de base.
OUT’23 INÍCIO DAS AULAS
JUN’24 FIM DAS AULAS
HORÁRIOS:
2ª feira - 16h45 - 17h30
5ª feira - 16h00 - 17h30
6ª feira - 14h15 - 15h00
Sede da EAMCN
Vagas limitadas
Inscrições até dia 09 de Outubro.
+INFO: TIAGO.LOP.OLIVEIRA@EMCN.EDU.PT