ACÚSTICA E PRODUÇÃO MUSICAL
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Mestrando em Produção e Tecnologias do Som e Licenciado em Ciência e Tecnologias do Som pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT).
Atualmente é professor na Universidade Lusófona, na licenciatura de Ciência e Tecnologias do Som e Professor na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.
Desde 2013, colabora com a Lisbon Film Orchestra como Stage Manager e Assistente de Produção nos seus concertos e produções em arenas como o Campo Pequeno, SuperBock Arena, Altice Arena, entre outros, Disney in Concert (2015 e 2016, 2022) Comic Com e LFO Live) e na produção das ofertas de formação artística, tendo recente trabalhado como assistente de produção nos espetáculos “Carmina Burana”, da companhia espanhola La Fura Dels Baus e “Xmas in the night” da Rádio Comercial. Colaborou também com FOH nu musical “One Human Show”.
É consultor audiovisual e detêm Certificado de Aptidão Pedagógica de Formador emitido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional de acordo com o sistema Nacional de certificação Profissional, no F666512/2018, formando equipas de Pós-Produção Áudio para empresas como SIC – Sociedade Independente de Comunicação, Nicolau Brayner Academy, entre outros.
É ACI (Avid Certified Instructor) pela AVID em Pinewood Studios, UK, na ULHT no software Pro Tools 2022 para os níveis 101, 110 e 130, compondo o lote de 24 instrutores certificados no nível 130 no mundo, Formador nas áreas de som para cinema e pós produção na licenciatura de Cinema, Video e Comunicação Multimédia e no Mestrado Internacional de Documentário “Doc Nomads” (Eramus+/EU).
No último ano tem focado o seu trabalho, na área do áudio, na gravação, edição e mistura de orquestras, tendo gravado a Orquestra do Teatro S. Carlos, Orquestra Sinfónica do EAMCN, LFO Live 2024, entre outros, tendo no passado estado ligado A projetos na área do Áudio 3D, onde desenvolveu o projeto de som de um simulador de Voo para a TAP, sound design da reconstituição do estúdio Carlos Relvas (em exposição no museu do chiado), entre outros.
Ao nível do cinema foi Editor de Som e Re-recording Mixer do documentário “Por ti, Portugal, eu Juro (Sofia da Palma Rodrigues e Diogo Cardoso, 2024), das curtas metragens “The Last Harvest” (Nuno Miranda, 2024), competição oficial do Festival de Cinema de Roterdão, “LUX” (Bernardo Lopes, 2015), presente no Festival de Cinema “Cannes”, tendo a curta vencido vários prémios no panorama internacional. Editor de Som e Re-recording Mixer da curta metragem “IVAN” (Bernardo Lopes, 2017) e MODTAHAD (Farid Salamé, 2018). Score Mixer das bandas sonoras das curtas “A Carruagem” (Anne Vitorino D’almeida, 2015) e “Spin-off” (Farid Salamé, 2017).
Em Publicidade e Publicidade Institucional tem realizado vários trabalhos com várias entidades, destacando-se a Liga Portuguesa Contra o Cancro (A Flor, 2015), J. Walter Thompson (IKEA, 2016), “Onde há redes há rendas, (BRO Cinema, 2016), BRO Cinema (Cantê, 2017) e Shivas e Beafeter, (United Kigdom, 2018)
Em televisão, esteve encarregue da pós-produção áudio de programas como GTI (TVI 24), SOS Animal (SIC), O Mundo de Sofia (SIC Mulher) e várias promos publicitárias.
ANÁLISE E TÉCNICAS DE COMPOSIÇÃO
Eli Camargo Júnior nasceu em São Vicente, Estado de São Paulo, Brasil, em 1956. Estudou guitarra clássica com Henrique Pinto e participou em seminários com Abel Carlevaro e, em Lisboa realizou dois anos de estágio Virtuosismo e Música Contemporânea Portuguesa.
Como solista apresentou-se em salas como o Teatro Municipal de Santos, Teatro do Museu de Arte de São Paulo, Sala Aylton Escobar, Salão Nobre do Conservatório Nacional de Lisboa, Sociedade Portuguesa de Autores, Lisboa.
Estudou Direcção Coral e Orquestral em vários seminários e cursos intensivos no Brasil, Portugal e Espanha, e realizou concertos com formações corais e grupos instrumentais durante vários anos.
É formado Bacharel em Guitarra Clássica pela Faculdade de Música de Santos (Henrique Pinto), Brasil, Bacharel e Licenciado em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa (Profs. António Pinho Vargas e Christopher Bochmann), Doutorado em Composição pela Universidade de Évora (Christopher Bochmann e Vanda de Sá) – tese Sincronismo na Música de Câmara, estratégias de notação.
Leccionou na Faculdade de Música de Santos, em vários Conservatórios Regionais em Portugal, no Instituto Piaget de Almada. Desde 1999 é professor na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, onde implantou o Curso Básico de Composição – actualmente leccionando as disciplinas de Composição e Análise de Técnicas de Performance.
Desde 2004 apresenta-se como compositor, tendo a sua música tocada por solistas e grupos como Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, Solistas da Metropolitana, Entre Madeiras Trio, Júlio Guerreiro, Paulo Amorim, Luís Gomes, Catherine Strynckx, e também merecido divulgação institucional – como são exemplos o Concerto Antena 2 A obra de Eli Júnior para guitarra, ou o concerto monográfico Elle, realizado no Oculto da Ajuda em Lisboa (prod. Miso Music Portugal). Tem obras gravadas pelo Entre Madeiras Trio, e editadas pelo MPMP e AVA Musical Editions.
Eli Camargo Júnior é Coordenador do Projecto Didáctico Centro de Música e Imagem da EAMCN, criado em 2020 em parceria com Jorge Machado (música electrónica) e João Vasco Almeida (fotografia e vídeo). Esta iniciativa foi aprovada pelo Concelho Pedagógico do Conservatório Nacional de Lisboa e encontra-se actualmente em curso, dando formação multimédia aos alunos do Curso de Composição.
Em 2021 tornou-se Membro Integrado como Investigador no CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa.
Eurico Carrapatoso nasceu em 1962 e é natural de Mirandela. É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Foi assistente de História Económica e Social na Universidade Portucalense. Iniciou os seus estudos musicais em 1985, tendo sido aluno de composição de José Luís Borges Coelho, Fernando Lapa, Cândido Lima e Constança Capdeville. Concluiu em 1993 o curso superior de composição no Conservatório Nacional com Jorge Peixinho. Leccionou na área da composição em várias instituições, nomeadamente na Escola Superior de Música de Lisboa, na Academia Nacional Superior de Orquestra e na Academia de Amadores de Música. É professor de composição no Conservatório Nacional desde 1989, integrando o quadro desta instituição. Fundou e vem integrando, como jurado, vários prémios de composição: Prémio 2ª Escola de Évora / Eborae Mvsica, Prémio Internacional de Composição DARCOS, Prémio Jorge Peixinho, Prémio Internacional de Composição da Póvoa de Varzim, Prémio D. Dinis e o Prémio Autores. Recebe regularmente encomendas de instituições nacionais e estrangeiras da área da cultura e a sua música tem vindo a ser executada, editada e difundida desde 1992 na Europa e nos restantes continentes. Representou Portugal três vezes na Tribuna Internacional de Compositores da UNESCO realizadas em Paris com as obras "Cinco melodias em forma de Montemel" (1998), "Deploração sobre a morte de Jorge Peixinho" (1999) e "O meu poemário infantil" (2006). Prémios e distinções: Prémio de Composição Lopes-Graça (Tomar, 1997), Prémio Francisco de Lacerda (1999), Prémio da Identidade Nacional (2001), Prémio Árvore da Vida (2011), Prémio Sociedade Portuguesa de Autores (2017), Prémio Alumni - Universidad de Salamanca “Jesús García Bernalt” (2021), Prémio DSCH - Schostakovich Ensemble (2021). É comendador da Ordem do Infante Dom Henrique desde 10 de Junho de 2004.
João Antunes (n. 1975, Lisboa) estudou música na Academia de Amadores de Música de Lisboa, Escola Superior de Música de Lisboa e Universidade de Évora.Em 1997 deu início à sua atividade de docência. Desde 2006 tem desenvolvido a sua atividade de docente em diversas escolas do ensino especializado de música em Portugal, assumindo funções de direção pedagógica, coordenação de departamentos de disciplinas teóricas e dinamização de parcerias com escolas públicas. Atualmente é professor na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (EAMCN) e na Academia de Música de Almada (AMA). Enquanto músico/compositor tem obra apresentada em Faro (Teatro das Figuras), Lisboa (Instituto Piaget, Fundação Calouste Gulbenkian, Colégio São João de Brito, Centro Cultural Olga Cadaval, Teatro São Luís - Jardins de Inverno), Porto (Casa da Música) e Austin (EUA). Colaborou com diversas instituições de ensino (Academia de Música Santa Cecília, Academia Musical dos Amigos das Crianças, Conservatório Regional Silva Marques, Academia de Música de Almada e Escola Artística de Música do Conservatório Nacional) escrevendo música e elaborando arranjos musicais de canções para voz e piano, voz e ensemble instrumental, voz e orquestra. Pela ocasião da inauguração da Creche da Sagrada Família, em Vila Nova de Caparica, foi responsável pela criação musical, direção musical e sonoplastia do auto “Paulo, o Apóstolo”.
Formou-se no Conservatório Nacional nos Cursos Superiores de Violoncelo e de Composição, na Licenciatura em Ciências Musicais na Univ. Nova de Lisboa e no Mestrado em Composição na Univ. de Évora. Estudou violoncelo com Isaura Lisboa, Pilar Torres, Celso de Carvalho, Andreizj Michalsky e depois de se diplomar, participou em cursos de aperfeiçoamento com Paul Tortelier, Iannos Starker e Maria de Macedo. Na composição, trabalhou academicamente com Christopher Bochmann, Constança Capdeville e Álvaro Salazar, e em cursos de aperfeiçoamento e seminários com os compositores Jorge Peixinho, Cândido Lima, Filipe Pires, Emanuel Nunes, George Benjamin e Marco Stroppa. Fez o curso de Monitores de Composição orientados pelos professores Maria de Lurdes Martins e Jorge Peixinho. As Ações de Formação do GETAP-ME, em Violoncelo e ATC, com Maria de Macedo, C. Bochmann, Cândido Lima e J. Peixinho. Lecciona desde 1981 as disciplinas de Violoncelo e ATC. Desde 2000 que desempenhou as funções de Vice-Presidente do CE da EMCN e depois Subdiretor da EAMCN. Desde 1991 que é membro do GMCL, tendo participado em diversos festivais em Portugal e no Estrangeiro.
Estudou composição na classe de Análise e Técnicas de Composição com o maestro Roberto Pérez entre 1995 e 1998, altura essa em que compôs as suas primeiras peças. Ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa em 1998 no curso de Composição, tendo estudado com os professores António Pinho Vargas, Christopher Bochmann e Sérgio Azevedo, concluindo a licenciatura em 2003. Prosseguiu os seus estudos no Conservatório de Roterdão com o professor Klaas de Vries entre 2003 e 2005. Concluiu o Mestrado em Ensino da Música em 2014 na Escola Superior de Música de Lisboa. Teve obras executadas por diversos agrupamentos nacionais e internacionais, de onde de destacam o ASKOP Ensemble e a Orquestra Gulbenkian.
Tiago de Sousa Derriça (Lisboa,1986) colabora frequentemente com orquestras, ensembles, coros, instrumentistas, cantores e maestros de renome. O seu trabalho tem sido apresentado em Portugal e no estrangeiro, figurando em importantes festivais de música e prestigiadas salas de concerto, como o Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, o Auditório Nacional de Música em Madrid, o Grande Auditório do Conservatório de Moscovo, a Sala Radio em Bucareste, entre outros. Das suas estreias recentes, destaca-se a do Concerto para piano e orquestra (2023), com a pianista Marta Menezes e a Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigida por Pedro Neves. A sua obra inclui também música de cena, tendo colaborado com vários teatros e encenadores. Enquanto orquestrador e arranjador, trabalhou com diversos artistas, desde Rodrigo Leão a Elisabete Matos. Recebeu vários prémios de composição, como o primeiro prémio no concurso Eborae Música em 2023, o prémio SPA Autores em 2021 e o prémio Criasons em 2019. A sua obra tem sido editada por várias etiquetas discográficas. Estudou na Escola Superior de Música de Lisboa e na Universidade de Évora, com Carlos Marecos, António Pinho Vargas, João Madureira, Luís Tinoco, Sérgio Azevedo e Christopher Bochmann. Foi ainda aluno de Pedro Faria Gomes. Atualmente é professor de Composição na Academia de Amadores de Música e de Formação Musical na Escola de Música do Conservatório Nacional.
HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES
Natural de Lisboa, é Licenciada em Ciências Musicais (UNL) e Pós-Graduada em Práticas Artísticas e Inclusão Social e em Avaliação de Programas e Projectos Sociais (UCP). Coordena a Orquestra Geração desde a sua génese e é, atualmente, adjunta da direção da EAMCN para a Orquestra Geração e presidente da AOSJ Sistema Portugal. Alargando a esfera de trabalho da Orquestra Geração, criou o projeto Orquestra de Afectos dirigido à primeira infância e que está presente em seis jardins de infância de agrupamentos escola em que estão implementados núcleos da Orquestra Geração. Docente do ensino especializado da música desde 1992, tem também o Curso de Canto do Conservatório Nacional e foi, durante quinze anos, membro do Coro de Câmara de Lisboa, sob a direção de Teresita Gutierrez Marques. Tem formação em Músico Interveniente em Ambiente Hospitalar, pela Universidade de Strasbourg, tendo desenvolvido extensa atividade em várias unidades pediátricas hospitalares e em instituições de idosos.
Maria José Borges nasceu em Lisboa em 1960. Iniciou os estudos musicais aos 6 anos no piano com Maria Teresa Mayer Garção, continuando-os, a partir do Curso Geral, no Conservatório Nacional de Lisboa.
É licenciada em História (1982) e em Ciências Musicais (1988), pela Universidade Nova de Lisboa (FCSH), e Mestre em Musicologia Histórica, com dissertação sobre o tema A produção musical de índole política no período liberal (1820-1851) (UNL, FCSH, 2008). Possui igualmente o Curso Superior de Piano (9º Ano), concluído em 1984 no Conservatório Nacional de Lisboa, na classe do Prof. Menéres Barbosa, tendo sido, simultaneamente, aluna dos professores Artur Santos (Harmonia), Maria Amélia Abreu (Educação Musical), Carlos Manaças (Acústica), Fernanda Mella (História da Música), Macário Santiago Kastner (História da Música) e Manuel Peres Newton (Música de Câmara).
É, actualmente, docente do Quadro de Nomeação Definitiva da Escola de Música do referido Conservatório onde começou a leccionar Instrumento de Tecla (1985-1989), leccionando a partir de 1989, História da Música (doravante designada História da Cultura e das Artes/Música) e, mais recentemente (2015) Organologia e Psico-Acústica.
No âmbito da sua actividade docente integrou em 1989/90, uma equipa ministerial coordenada por Fraústo da Silva, para a reorganização dos planos curriculares, dando apoio à área de História da Música, em colaboração com José Maria Pedrosa Cardoso. Com o mesmo autor tem já publicados dois volumes de um Manual de História da Música (História da Música, Manual do aluno, Lisboa, Eds. Sebenta: 1º Ano 1996; 2º Ano, 1999), estando em preparação o terceiro e último volume.
Para além de actividades esporádicas de música prática (gravações, acompanhamentos) tem-se dedicado, preferencialmente, às actividades de âmbito musicológico (conferências, colaborações, artigos, recensões), junto de várias entidades como a A.P.E.M. (Associação Portuguesa de Educação Musical), a A.P.C.M. (Associação Portuguesa de Ciências Musicais), a Comissão Nacional para os Descobrimentos Portugueses, Revista Colóquio / Artes, entre outras.
Fez parte da Comissão Científica da Reconstituição da «Embaixada do Rei D. Manuel de Portugal ao Papa Leão X em 1514», (Lisboa/Expo Sevilha, 1992). Foi, ainda, colaboradora da Nova Enciclopédia Larousse, editada pelo Círculo de Leitores, e da Nova História de Portugal, dirigida pelos Profs. Joel Serrão e Oliveira Marques, nomeadamente, nos volumes IX e X.
Teresa Castanheira licenciada em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa é professora de Acústica, Organologia e História da Cultura e das Artes na Escola de Música do Conservatório Nacional.
Foi crítica musical no semanário Expresso (1998 a 2006) e foi autora de diversos programas radiofónicos na TSF (E a música
continua… em 1997) e na RDP/Antena 2 (Cruzamentos em 2024, Degustação Musical em 2021, Árias a la Carte em 2012, Vinceró em 2011 e Instrumentos Musicais em 1995 e 1996).
Publicou os livros Cores & Sons: um cruzamento entre a pintura e a música do séc. XX (2015) e História da Música, uma Introdução (2012) e tem sido autora de notas de programa para concertos nas mais variadas instituições das quais se destacam a Fundação Calouste Gulbenkian e o Teatro Nacional de São Carlos.
Foi assessora para a programação da música clássica de LX 94 - Capital Europeia da Cultura e tem-se dedicado à divulgação da música nos mais diversos locais como Centro Cultural de Belém, Centro Nacional de Cultura e El Corte Inglés, entre outros. Com o projeto Cores & Sons que interliga as áreas da pintura e da música desde a Idade Média até meados do séc. XX realizou cursos e conferências em torno da temática na Casa das Histórias Paula Rego, no Museu Nacional de Arte Antiga, na Fundação Júlio Resende, na Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira e na Fundação Rui Cunha em Macau.
Pinta, expõe com regularidade na Galeria Diferença e tem um conjunto de gravuras editado pelo Centro Português de Serigrafia (2013, 2015, 2017, 2019 e 2024).
Nascida em Luanda, em 1975, Rosa Paula Rocha Pinto é licenciada em Ciências Musicais (1998) pela FCSH-NOVA, com profissionalização em Serviço pela Universidade Aberta (2017). É docente das disciplinas de História da Música (História da Cultura e das Artes) e Introdução à Cultura Auditiva (ICA) no Conservatório Nacional — Escola Artística de Música, bem como na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (Oeiras) onde integra também o Conselho Pedagógico. Leccionou no Conservatório Regional do Baixo Alentejo (1999/2000) e na Escola Profissional Metropolitana (2014/2015). Estagiou no Centro de Estudos Musicológicos da Biblioteca Nacional de Portugal (1999) e tem o curso de Formação de Formadores em Desenvolvimento Curricular em Artes (Música) do Programa Nacional de Educação Estética e Artística do Ministério da Educação e Ciência, Direção-Geral de Educação (2019). Desempenhou a função de membro efectivo, na qualidade de especialista, da Comissão de Apreciação dos Programas de Apoio Sustentado e Apoio a Projectos, nas áreas da Música e da Ópera, da DGArtes (Direção-Geral das Artes, 2022 e 2024). Tem colaborado com o Centro Cultural de Belém, com a Fundação Calouste Gulbenkian, com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, com o Coro do Teatro Nacional de São Carlos, e sobretudo com a Casa da Música (Porto) na redação de notas de programa para concertos. Como investigadora, integra o Grupo de Teoria Crítica e Comunicação (GTCC) e o Núcleo de Estudos em Música na Imprensa (NEMI), no Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical (CESEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, na Universidade NOVA de Lisboa. Organizou e coordenou, no âmbito do CESEM, o Simpósio "Cem Anos de Sagração da Primavera (1913-2013)" (Teatro Nacional de São Carlos, 27 e 28 de setembro de 2013). Encontra-se a redigir a dissertação “Música, Modernidade e Nação: para uma história dos Bailados Portugueses ‘Verde Gaio’ (19401950)”, com vista à obtenção do grau de Doutoramento em Musicologia Histórica pela Universidade NOVA de Lisboa.
Formada pela Escola de Música do Conservatório Nacional, onde se diplomou em 2003.
Concluiu a Licenciatura em Ciências Musicais (em 2003) e o Mestrado em Ciências Musicais com área de especialização em Musicologia Histórica (em 2008) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (UNL-FCSH), onde integrou o Instituto de Etnomusicologia (INET), entre 2003 e 2006, e o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), entre 2004 e 2008. Docente do ensino artístico especializado desde 2005, é professora na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional desde 2006.