DEPARTAMENTO DE CORDAS
Coordenação: Professora Vanessa Lima
CANDIDATURAS 2025/2026 [Resultados das Provas de Formação Musical]
Coordenação: Professora Vanessa Lima
CONTRABAIXO
Miguel Leiria Pereira nascido em Lisboa em 1971, iniciou os seus estudos de contrabaixo em 1987 na Escola de Música do Conservatório Nacional com António Ferreira, continuando com João Panta Nunes. De 1992 a 1995 estudou na Academia Nacional Superior de Orquestra (ANSO) com Bernard Madrennes, em 1996 com uma bolsa de estudos do Grupo Alcântara, frequentou o Karr Camp na Universidade de Vitoria (Canada) com Gary Karr, como Bolseiro do Ministério da Cultura nos Estados Unidos, de 1997 a 1999 estudou nas universidades West Texas A & M (Texas) e Butler (Indiana) com David Murray, concluindo em 2000 a licenciatura em contrabaixo, na Escola Superior de Música de Lisboa com Yuri Axenov.
Tendo Gary Karr como inspiração técnica, musical e pedagógica, tem mantido contacto com o mesmo ao longo dos anos, organizando a sua primeira vinda a Portugal em 2013, na Escola de Música do Conservatório Nacional, assim como enviando alunos a cursos internacionais seus.
Obteve 1o prémio no festival Carpe Diem (Alcobaça) em 1991, o Prémio Jovens Músicos da RDP em 1994 e o segundo lugar no Butler University Concerto Contest (Indiana) em 1998. Colaborou com as orquestras, Metropolitana de Lisboa, Sinfónica Portuguesa, Sinfonieta de Lisboa, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Amarillo Symphony (Texas) e Butler Symphony
(Indiana). Foi professor de contrabaixo em 1993 na Escola Profissional de Música de Évora e Conservatório de Música de Évora, de 1999 a 2008 na Escola de Música do Orfeão de Leiria (EMOL), de 1999 a 2006 na Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI), de 2002 a 2004 no Conservatório Regional da Covilhã, de 2002 a 2008 no Conservatório Regional de Setúbal, em 2003 na Escola Técnica de Imagem e Comunicação (ETIC), de 2005 a 2008 na Academia de Música de Lisboa (Associação Acordarte), de 2006 a 2008 na Academia de Música de Alcobaça, sendo atualmente professor de contrabaixo na Escola de Música do Conservatório Nacional, desde 2008. Mantém também uma atividade musical em várias áreas como a música para teatro, na qual é de destacar a participação a solo tocando música sua em duas peças do Teatro de Pesquisa, A Comuna, encenadas por João Mota, Eduardo II de Marlowe em 1992 e Berlim, de Gonçalo M. Tavares em 2008. Também com o grupo Teatro da Terra, tocou música de José Peixoto para três contrabaixos, em Ermelinda do Rio, de João Monge, encenada e interpretada por Maria João Luís em 2019.
Na área da dança contemporânea, participou na música de Nuno Rebelo para a coreografia de Paulo Ribeiro, Silicone Não, com texto de Jacinto Lucas Pires em 2000. Também em música de Nuno Rebelo, tocou na banda sonora do filme Lobos, de José Nascimento em 2007.
Em música de conjunto, é de destacar a participação na Festa da Música (CCB) em 2000 nos Concertos Brandeburgueses 3 e 5 de J.S.Bach com o Quarteto Ysaye, Renaud Capouçon, Gérard Caussé, Regis Pasquier, Alain Meunier, Henri Demarquette, Philippe Bernold e Belandine Verlet, assim como nos grupos El Fad de José Peixoto de 2008 a 2011 incluindo a gravação dos CD’s Vivo em 2008 e Lunar em 2010, e Nuova Camerata, com Pedro Carneiro, Carlos Zíngaro, João Camões e Ulrich Mitzlaff em 2016, com o CD Chant no mesmo ano. Devido ao seu interesse pela música da China, tem vido a tocar em duo e a experimentar anrranjos musicais com o instrumento chinês guzheng, em eventos do Instituto Confúcio da Universidade de Lisboa e Centro Científico e Cultural de Macau.
www.miguelleiria.com
Vanessa Lima, iniciou os seus estudos musicais aos 12 anos, na classe de contrabaixo do Professor Alexandre Samardjiev, na ARTAVE. Em 2014, terminou a licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do Professor Manuel Rêgo. De 2014 a 2017 frequentou um curso de aperfeiçoamento instrumental na Escuela Superior de Música Reina Sofia, em Madrid, na classe dos professores Duncan Mctier e António García Araque. Foi bolseira da Fundación Albeniz (Espanha) e GDA (Portugal). Colaborou com várias orquestras como a Royal Scottish National Orchestra, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra de Câmara Cascais e Oeiras, Orquestra de Câmara Portuguesa e atualmente colabora de forma regular com a Orquestra Gulbenkian e a Orquestra Sinfónica Portuguesa, tendo trabalhado com vários maestros, entre os quais: Pedro Neves, David Afkham, Lawrence Foster, Krzysztof Urbanski, Pablo Heras Casado, Plácido Domingo, Juanjo Mena, Christoph Eschenbach, Lorenzo Viotti, Michael Sanderling, Vasily Petrenko, Giandrea Nnoseda, Manfred Honeck, entre outros. Teve, ainda, a oportunidade de ingressar em orquestras jovens como Young Franco-German Philharmonics (Alemanha-2013), World Peace Orchestra (Nova Iorque – 2013), Mediterranean Youth Orchestra (França-2016), Schleswig-Holstein Musik Festival (Alemanha-2017) e European Union Youth Orchestra (2018). Atualmente é professora de contrabaixo na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.
GUITARRA
Biografia
Eurico Pereira é autor do método de iniciação à guitarra “Elemento e Gesto”.
Vários dos seus alunos têm prosseguido estudos no ensino superior e obtido prémios nos concursos de Almada, Fundão, Leiria, Ourém/Fátima, Montijo e Coria (Espanha). A sua inovadora “Técnica Pereira” de mão direita – para profissionais – foi
publicada na prestigiada revista “Soundboard”, da Guitar Foundation of America, e descrita como “soberba”, “uma revelação” e “inquestionavelmente eficaz”. Estudou guitarra com Manuel Morais na EAMCN, onde terminou com vinte valores, na Universidade de Évora e Royal Academy of Music de Londres, com Michael Lewin, graduando-se com “Distinção”. Deu recitais em Portugal, Inglaterra, República Checa e Índia, e foi solista com as orquestras sinfónicas de Horsham, Bromley e Southgate (Inglaterra), sob as batutas de Benjamin Pope e Adrian Brown, bem como com o Manson Ensemble dirigido por Peter Maxwell-Davies.
Eurico obteve o 1º prémio de guitarra na London International Music Competition 2007, da Anglo-Czechoslovac Trust, e o 2º prémio no Prémio Jovens Músicos RDP 2005. Estreou obras a si dedicadas por Carrapatoso, Azevedo e Lobo, com excelentes críticas em jornais nacionais, bem como obras de Broadley e Yau.
Após licenciar-se pela Escola Superior de Música de Lisboa sob a orientação de Piñero Nagy e de Olga Prats, realizou a Pós-graduação em Interpretação Musical da Escuela Luthier de Artes Musicales, Barcelona, onde estudou com Ricardo Gallén. 1º Prémio (Ex-aequo) nos concursos internacionais de Sernancelhe e “Fernando Sor”, Roma. Obteve também o 2o Prémio no I Encuentro de Guitarra “Norba Caesarina” em Cáceres, Espanha. Foi solista com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Sinfónica Portuguesa e é chamado frequentemente a colaborar com agrupamentos sinfónicos como a Orquestra Nacional do Porto- Casa da Música, Orquestra do Sul, Orquestra do Teatro Mariinsky de S.Petersburgo, ou grupos instrumentais como a Camerata Lysy Gstaad (Suíça),Orchestrutópica (Lisboa), Capdeville Ensemble e o REMIX Ensemble Casa da Música-onde é guitarrista convidado desde 2005. A solo e em agrupamentos de câmara já se apresentou na Áustria, Alemanha, Suíça, Espanha, Itália, Inglaterra e Holanda. A colaboração com compositores ocupa uma parte central na sua relação com a música, sendo o dedicatário de obras de Sérgio Azevedo, Ana Seara, Fernando N. Lobo, Ângela Lopes, Eli Camargo Jr., Ângela da Ponte, António Sousa Dias e Patrícia S. Almeida. Realizou gravações para a Antena 2, RTP, RTP Internacional e WDR (Alemanha). Lecciona na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.
Biografia
Pedro Lopes Baptista iniciou os seus estudos de guitarra com Régine Campagnac no Conservatório de Música de Sintra. Finalizou o 8o grau de guitarra com Júlio Guerreiro na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Concluiu a licenciatura em guitarra com Dejan Ivanović e a licenciatura em composição com Christopher Bochmann e Pedro Amaral na Universidade de Évora. Completou o mestrado em ensino de música com Pedro Rodrigues e Paulo Vaz de Carvalho na Universidade de Aveiro e estagiou com Tiago Matias na Escola de Artes da Bairrada, obtendo a classificação máxima de 20 valores. Frequentou masterclasses de guitarra com Alejandro Córdova, Andrea de Vitis, Darko Bageski, Elvis Sivčević, Gaëlle Solal, Michalis Kontaxakis, Pavle Filipović, Roland Dyens, Sanel Redžić e Vojislav Ivanović. Foi premiado enquanto guitarrista e compositor em competições em Portugal, Itália, Finlândia, Polónia, Reino Unido e EUA. Tem-se apresentado em concertos, festivais e tours nacionais e internacionais. Destaca-se o
concerto de abertura dos Dias da Música em Belém com a Orquestra Sinfónica Metropolitana de Lisboa, concerto a solo com a Banda da Armada Portuguesa no Dia da Marinha, TUTTI Festival, Festival of Contemporary Art Music, CAMP Festival, BSU Festival of New Music e Sounds New Tour. Participou em gravações discográficas editadas por Scomegna Edizioni Musicali e La mà de guido. Realizou a estreia absoluta de dezenas de obras para guitarra solo e música de câmara, da autoria de compositores portugueses e estrangeiros. É membro fundador do Euterpe Guitar Duo, com Titus Isfan. Lecionou guitarra e orquestra de guitarras em regime integrado na Escola Dr. Manuel Fernandes, em Abrantes. Atualmente, leciona guitarra na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e no Conservatório Regional de Artes do Montijo. Frequenta o doutoramento em música na Universidade de Aveiro, sob a orientação de Pedro Rodrigues e Evgueni Zoudilkine.
GUITARRA PORTUGUESA
Francisco Pereira, nasceu no dia 25 de Fevereiro de 1997, em Viseu, vivendo a sua juventude em Mangualde.
Iniciou o seu percurso musical em estudos de guitarra clássica numa escola de música local, quando tinha apenas 6 anos de idade.
Mais tarde, no âmbito do ensino articulado de música, ingressou no Conservatório de Música de Viseu Dr. José Azeredo Perdigão, onde concluiu com sucesso o oitavo grau em Guitarra Portuguesa. No primeiro ano de conservatório, ganha o seu primeiro prémio, o prémio revelação.
Durante o seu percurso venceu todos os anos o concurso de instrumentistas do conservatório na sua categoria, concurso esse, inserido no Festival da Primavera dinamizado pelo Conservatório. Nestes anos de formação, esteve inserido em vários grupos de diversos estilos como música tradicional portuguesa, grupos de fado, banda de covers, etc.
Acompanha regularmente vários artistas do panorama musical português, mais precisamente, no fado, em concertos ou também em diversas casas de fado.
É licenciado em Guitarra portuguesa pela Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco tendo como seu professor, o reconhecido mestre Custódio Castelo.
Depois de lecionar em várias escolas da zona norte, é neste momento professor de Guitarra Portuguesa da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.
VIOLETA
Natural de Braga, iniciou os seus estudos musicais em 1994, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian em Braga tendo integrado as classes de viola d’arco dos professores José Luís Duarte e Luís Norberto Silva.
Em 2002, ingressou no ensino superior de música na Academia Nacional Superior de Orquestra, em Lisboa, onde frequentou o 1º ano do curso de viola d’arco sob orientação do professor Pedro Muñoz. No ano seguinte ingressou na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo no Porto na classe do Professor Ryszard Wóycicki, onde concluiu a licenciatura.
Em 2006, teve a oportunidade de estudar no Joseph Haydn Konservatorium (Áustria), na classe de viola d’arco do Professor Youssi Gutman.
Em 2011, concluiu o Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro, sendo a tese intitulada “Otimização de estratégias de estudo individual na aprendizagem de viola d’arco”.
Ao longo da sua formação frequentou Masterclasses com os professores: Pedro Muñoz, Ryszard Wóycicki, Barbara Friedoff, Luís Norberto Silva, Jorge Alves e Ana Bela Chaves.
No âmbito da sua formação superior em Música de Câmara teve orientação dos professores: Zeng Lou, Irene Lima, Nuno Pinto, Florian Pertzborn, Jaime Mota, Ryszard Wóycicki, Werner Ehrenhofer, Veronika Kroner e Stanislaus Tichonow.
Colaborou como convidado nas diversas orquestras Portuguesas de Norte a Sul do País.
Participou na gravação de cd’s de vários grupos. Mão Morta “Nus”(2004), 3 Cd’s com a Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim para o Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (2003 e 2006) e “Um Natal Português”(2003); Aurea “Ao Vivo no Coliseu dos Recreios” (2011).
Entre 2010 e 2016, leccionou na Academia de Música de Santa Cecília. Entre 2010 e 2016 leccionou no projecto Orquestra Geração. Lecciona desde 2009, na Escola de Música do Conservatório Nacional e desde 2010. Simultaneamente, lecciona desde 2016, na Escola Profissional da Metropolitana.
Nasceu na cidade de Salamanca (Espanha), onde iniciou a sua formação musical no Conservatório Profissional de Música de Salamanca com o professor Juan Mesana. Posteriormente, realiza os seus estudos superiores no Centro Superior de Música do País Vasco (Musikene) com professores como Natalia Tchitch, David Quiggle e Karsten Dobbers, entre outros. Em simultâneo realizou masterclasses com os professores Luís Magín Muñiz, Alan Kovacs, José Manuel Román, Andoni Mercero, Rivka Golani, Diemut Poppen, Gérard Caussé, Wolfgang Klos e Yuval Gotlibovich. Em Espanha participou na Orquesta Joven de la Sinfónica de Galicia, na Orquesta de Cámara de la Fundación Caja Duero, Joven Orquesta de Castilla y León, Orquesta Sinfónica de Bizkaia (BIOS), e Orquesta de Cuerdas Araba Consort, entre outras orquestras. No ano 2010, traslada-se a Lisboa onde frequentou o Mestrado em Ensino da Música na Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe da professora Natalia Tchitch. Posteriormente realiza o Curso de Doutoramento em Artes Musicais, da Universidade Nova de Lisboa em parceria com a ESML, com o professor Pedro Muñoz. Em Portugal tem desenvolvido uma intensa atividade musical colaborando com orquestras como a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra do Algarve ou a Orquestra Municipal de Sintra – D- Fernando II, entre outras. Como docente leciona no Ensino Integrado da Música na Casa Pia de Lisboa desde 2011 e na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional de Lisboa desde 2017.
Biografia
Ricardo Mateus possui uma carreira musical diversificada que o levou a tocar por todo o Mundo. Iniciou os estudos musicais no Conservatório Regional de Castelo Branco aos 10 anos com António Ramos e com António Oliveira e Silva com quem iniciou os estudos de Violeta. Licenciou-se em Violeta, com Alberto Nunes, na ESML com a classificação de 17 valores. Em 1995, foi finalista do PJM tendo-lhe sido distinguido com Diploma de Mérito. Desde 2005 que integra o GMCL onde participou na estreia de diversas obras, apresentou Le Marteau sans Maître de P. Boulez em 2ª audição em Portugal. Integrou a digressão Transparente, de Mariza, tendo realizado mais de 250 concertos nos mais prestigiados palcos de todo o mundo. Como músico convidado, já participou em diversas orquestras nacionais sob a direcção de vários maestros. Desde 2010 que lecciona na Escola de Música do Conservatório Nacional. Ao longo da sua carreira de professor, vários dos seus alunos têm sido premiados em concursos nacionais e admitidos nas mais prestigiadas universidades na Europa.
VIOLINO
Anne Victorino d’Almeida é uma compositora, violinista e professora nascida em França em 1978. Leciona desde 2004 na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, foi membro fundador do Quarteto Lopes-Graça e Quarteto Camões e é a violinista do Rumos Ensemble. Como autora, a sua obra destaca-se pela versatilidade, abrangendo uma centena de títulos camerísticos e sinfónicos, incluindo bandas sonoras, música para televisão e teatro. Foi compositora residente da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e do Festival Gravíssimo!. Lançou em 2019 o cd duplo “A Sombra dos Sentidos” com obras de câmara de sua autoria, recebendo o prémio Harvey Philips Awards em Iowa (EUA) pela obra Contos&Improvisos e, em 2022, o álbum “Trilogia” com obras concertantes. Em 2020 orquestrou o genérico do Telejornal da RTP e compôs os separadores da RTP2, ambos no ar atualmente. Um número significativo da sua obra foi gravado por diversos e conceituados intérpretes nacionais e internacionais, destacando-se Gilles Apap, Demondrae Thurman, Catherine Strynckx, Luís Costa, Sérgio Carolino, Courtney Miller, Hugo Assunção, Joana Cipriano, Ana Maria Pinto, Janete Santos entre outros. Em fevereiro de 2022 foi estreado na Philharmonie de Paris, pelo Orquestra de Picardie e o pianista Bruno Belthoise, o seu Concerto para Piano e Orquestra op.78, no âmbito da pré-abertura da Temporada Cruzada Portugal-França. Presidiu e integrou o júri de diversos concursos de composição, destacando-se o Concurso Internacional de Composição da Póvoa do Varzim (2022), o Concurso de Composição de Leiria Cidade Criativa (2022), Casa Cine (bandas sonoras, 2023) e International Tuba and Euphonium ITEA Competition. Em 2023, venceu a 1ª edição do Prémio Internacional de Composição Darcos.
foto: João Vasco
Iniciou os estudos musicais no Conservatório Regional de Castelo Branco na classe do professor António Ramos com quem concluiu o Curso de Instrumento, em 2004, na Escola Profissional de Artes da Beira Interior. Completou a Licenciatura em Violino na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do professor António Anjos, e na classe de música de câmara das professoras Irene Lima e Olga Prats, tendo concluído em 2013 os mestrados em performance e pedagogia na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe dos professores António Anjos e Alexandra Mendes. Durante esse período estudou ainda na Lithuanian Academy of Music and Theatre na classe do Professor Martynas Svegzda von Bekker através do programa “Erasmus”. Durante o seu percurso foi laureada em diversos concursos, sendo de destacar uma menção honrosa no Concurso de Arcos “Júlio Cardona” e o 1o (2007) e 2o (2006) lugar no Prémio Jovens Músicos, categoria música de câmara – nível superior. Enriqueceu a sua formação frequentando masterclasses com reputados professores e intérpretes internacionais tais como: Serguei Arantounian , Gerardo Ribeiro, Angel Sanpedro, Jan Talich, Rainer Schimdt, Itamar Golan, Quarteto Artis, Quarteto Borodin e Quarteto Talich. Realizou concertos em vários países como a Lituânia, Bélgica, Itália, Áustria, Espanha, França, Alemanha, Luxemburgo, Moçambique, África do Sul, Cabo Verde, Polónia, Palestina entre outros. Apresentou-se em diversos festivais nomeadamente Festival Pablo Casals em Prades, e o Festival de l ́Eté Mosan em Bruxelas. Colaborou com variadas formações, entre as quais: Orquestra Gulbenkian, Ensemble 20/21, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Remix Ensemble, Orquestra Sinfónica Portuguesa, entre outras. Paralelamente fez a sua formação em viola d ́arco trabalhando com os violetistas António Oliveira e Silva, Pedro Muñoz, Ana Bela Chaves e Pedro Meireles. É violetista e membro fundador do quarteto ArtZen, com o qual obteve o 1.o lugar no Prémio Jovens Músicos, e da Camerata Alma Mater dirigida pelo Maestro Pedro Neves. Ocupa desde 2017 o lugar de chefe de naipe na Orquestra Metropolitana de Lisboa, formação que integra desde 2015. Desenvolve a sua atividade pedagógica na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional desde 2006.
Nasceu em Ponta Delgada, São Miguel, Açores. Estudou com Shelley Ross, na Academia de Música da Ribeira Grande e no Conservatório Regional de Ponta Delgada, concluindo o 8.º grau no Conservatório Regional de Ponta Delgada e o 12.º ano na Escola Secundária Antero de Quental em regime articulado no curso de instrumento, e com Aníbal Lima, diplomando-se pela Academia Nacional Superior de Orquestra, em Lisboa, tendo sido bolseiro de mérito da Fundação Medeiros e Almeida. João Andrade tem vindo a beneficiar do contacto com importantes personalidades nacionais e internacionais como Zakhar Bron (Escola Superior Rainha Sofia, Madrid), Serguei Kravchenko, Alexander Trostiniansky (Conservatório Tchaikovsky de Moscovo), Boris Garlitsky (Conservatório Superior de Música e Dança de Paris, Hochschule für Musik und Theater, Hamburgo), Danusha Waskiewickz (Orquestra Filarmónica de Berlim), entre outras, tendo frequentado a Meadowmount School of Music (Nova Iorque, EUA), na classe de violino de Gerardo Ribeiro e de música de câmara de Steven Rochen, Mellisa Kraut, Kathryn Votapek, Patricia McCarty. Apresentou-se em recitais a solo e música de câmara em Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Estados Unidos da América e Brasil, tendo sido nomeado para a categoria «Revelação» pelo jornal «Correio dos Açores» nos «Mais dez de 2009» pelos seus recitais com o pianista russo Alexei Eremine no Teatro Micaelense em Ponta Delgada, São Miguel, Açores. Em 2011 foi semi-finalista no concurso internacional «Jovens Violinistas 2011» em Lisboa e no concurso da RTP/RDP «Prémio Jovens Músicos 2011 – Violino, Nível Superior». Apresentou-se como solista à frente da Orquestra de Câmara de Ponta Delgada e Horta Camerata e Camerata Atlântica em obras para violino e orquestra de Vivaldi, Mozart e Beethoven. Em 2013 foi convidado a integrar a Camerata Atlântica, formada por instrumentistas da Orquestra Gulbenkian e Orquestra Sinfónica Portuguesa com direção artística de Ana Beatriz Manzanilla, atuando nas principais salas e festivais portugueses. Tem vindo a colaborar regularmente com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Ensemble do Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra de Câmara Portuguesa, entre outros agrupamentos. Depois de leccionar no Ensino Integrado de Música da Casa Pia de Lisboa e na Escola de Música do Colégio Moderno, é actualmente docente da classe de violino da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional desde 2019.
Actua como recitalista, músico de câmara e solista na maioria das cidades portuguesas, em Espanha, França, Suiça, Alemanha. Realizou tournées de concertos na Bélgica, Holanda, Inglaterra, Escócia, Irlanda, URSS/CEI e em
Angola e gravou para a RDP, RTP, TVI e GOSSTELERADIO (Rússia). Cursou o Conservatório Tchaikovsky de Moscovo, a International Menhuin Music Academy, em Gstaad, Suiça, estagiou em Londres, França, Finlândia, com formadores como Zorya Chikhmourzaeva, Yossi Zivoni, Vasco Barbosa, Mikhail Kopelman, Sandor Végh, Yehudi Menhuin, Maria João Pires.
Realizou, com Jean-Sébastien Béreau e Adriano Martinolli, Estágios em Direcção de Orquestra, em Lisboa. Foi membro das Orquestras Gulbenkian e do Teatro de São Carlos e concertino da Orquestra Sinfonia B, da Heidelberger Kammerorchester, da Orquestra da CNB, da Orquestra do Festival MusicAtlântico e do Ensemble Musicamera.
Promove e actua em projectos pluridisciplinares de teatro musical tais como “Música para Pais e Filhos”, "Danças" ou “O Navio dos Rebeldes”. Dirigiu, em 2008, no Teatro da Trindade, uma versão “revisitada” da ópera “Orfeu” de Gluck e, em 2009, no Centro Cultural de Belém, o “Dido e Eneias” de Purcell. Colaborou com Mísia no seu projecto de homenagem a Carlos Paredes –
“Canto” - em recitais em quatro continentes. Gravou ainda com a fadista os álbuns “Drama Box”, “Lisboarium”, “Senhora da Noite” e “Pura Vida”. É membro fundador e 1º violino do Quarteto Lopes-Graça. É professor de violino e música de câmara na Escola de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa. Dirigiu a classe de Orquestra do Conservatório Metropolitano. Leccionou Didáctica e História do Violino na Universidade de Évora, Cursos de Formação de Docentes do Ensino Artístico Especializado e fundou, em 2008, os Cursos de Música do Pendão.
É actualmente director artístico das Master-Classes ZezereArts, no Convento de Cristo, em Tomar. Em 2016 assumiu a Direcção Artística do Ciclo de Música no Convento dos Capuchos e em 2017, a Coordenação Artística e Produção Executiva da Ópera Soror Mariana Alcoforado, do compositor Amílcar Vasques-Dias, apresentada em Almada e em Évora. No Verão de 2019 foi responsável pela Direcção Artística e de Produção da Ópera Geraldo e Samira, que se apresentou no Festival Artes à Rua, em Évora. A sua discografia inclui Apresentações a solo com Orquestra – CD/ EXPO 98, Fantasia “Il Trovatore” de Sá Noronha, para Violino e Orquestra (RCA Classics, 1998) e CD "Quatro Estações" de Vivaldi com a Orquestra Sinfonia B (Bajja Records, 2000); Recital - CD “Dancing Fiddle” (Numérica, 2008) e CD “Violino em Portugal” (Numérica, 2011), ambos com o pianista Eurico Rosado e ainda a colaboração de José Diniz (guitarra), Luís Gomes (clarinete) e Pedro Wallenstein (contrabaixo); Música de Câmara - CD “Quartetos de Santos Pinto” para MC/ IA, 2004; CD, “De Ouvido e Coração” (Lusitanian, 2022) com o pianista e compositor Amílcar Vasques-Dias; com o Quarteto Lopes Graça, de que é membro fundador, gravou, para a editora Numérica, o CD “Música Portuguesa para um Quarteto” (Numérica, 2009), com obras daquele autor e de António Victorino d’Almeida. Este trabalho foi vencedor do PRÉMIO AUTORES / RTP 2010, na categoria de “Melhor Trabalho de Música Erudita”. Também com este colectivo editou o CD “CRIASONS” (Numérica, 2011), “CRIASONS II” e “CRIASONS III”; “LOPES-GRAÇA – COMPLETE MUSIC FOR STRING QUARTET AND PIANO” (Toccata Classics, 2014 e 2015). Já em 2020, acabou de ser a integral da obra para Quarteto de Joly Braga Santos (Toccata Classics 0207 | 2019, TOCC 0428 | 2020 e TOCC 0588 | 2020). O último projeto realizado para Toccata foi “Portuguese Tributes to Beethoven”, em 2022, com obras de 3 compositores portugueses – Domingos Bomtempo, César Viana e Jaime Reis (Toccata Next 0021).
Editoras TOCCATA CLASSICS, NUMÉRICA, BMG/RCA, BAJJA Records, MUSICAMERA Edições, iTunes
Pedro Lopes apresenta-se regularmente na qualidade de solista com orquestra e em agrupamentos de câmara. Foi concertino da Orquestra de Câmara Portuguesa, com a qual colaborou na qualidade de músico, tutor e coordenador nos projetos Notas de Contacto e Jovem Orquestra Portuguesa. É violinista convidado nos Quartetos Lopes-Graça, de Guimarães e concertino convidado da Orquestra mpmp, La Nave Va e Orquestra sem Fronteiras e Orquestra do Algarve. Tocou já um pouco por toda a Europa, Africa e América. Tendo vencido vários concursos da especialidade, conta agora com vários alunos laureados e que prosseguiram os seus estudos fora de portas (Inglaterra, Holanda e Alemanha). Inicia os seus estudos de violino, com 12 anos na ARTAVE, com José Camarinha, concluindo o 8º grau com 20 valores. Estudou na ANSO com o professor Aníbal Lima, onde obtém o grau de Mestre em Ensino da Música, com 19 valores. Frequentou o Mestrado em Música de Câmara na prestigiada HMTM Hannover (Alemanha).
Nasceu na cidade da Covilhã. Iniciou-se na música aos cinco anos de idade no Conservatório Regional de Música da Covilhã em piano e ballet. Sob a orientação do Professor António de Oliveira e Silva, estudou violino na EPABI. Em 2002 obteve o diploma de Licenciatura na ANSO (Violino), na classe da Professora Ágnes Sárosi. Foi bolseira do fundo de apoio ao estudante, da Câmara Municipal da Covilhã e da Associação Música – Educação e Cultura.
Realizou diversos cursos de aperfeiçoamento de violino e de música de câmara com Manuel Teixeira, Sergey Kravchencko, Angelique Loyer, Gerardo Ribeiro, Augustin Dumay, Boris Kuniev, Jan Dobrelevsky, Vladimir Ovcharech, James Dahlgren, Gilles Apap, Alexandre da Costa e na pedagogia do violino com Bogumila Burfin, Gwendolin Masin e Joyce Tan.
O seu interesse pela música antiga levou-a a aperfeiçoar os conhecimentos no violino barroco, frequentando masterclasses com Enrico Onofri, Enrico Gatti, Richard Gwild, Francesca Viccari, Chiara Banchini e em música de câmara com Vittorio Ghielmi e Alfredo Bernardini. Como freelancer, tem realizado concertos regulares com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Sinfonietta de Lisboa e o Ensemble MPMP). Igualmente, tem mantido uma participação em variados projetos artísticos de música antiga – Orquestra Barroca da Casa da Música, Músicos do Tejo, Divino Sospiro, Flores de Música, Melleo Harmonia, Orquestra Barroca de Mateus.
Neste âmbito, já marcou presença em diversas salas na Europa e nos continentes Asiático e Africano. Dedica-se ao ensino desde 2006 como docente de violino na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Os seus alunos têm sido laureados em diversos concursos nacionais e internacionais, bem como sido admitidos em instituições nacionais e europeias do ensino superior de música. É regularmente convidada a orientar workshops e masterclasses. Entre 2002 e 2016, lecionou na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo e no Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa.
É Mestre em Pedagogia do Instrumento, pela ANSO / Universidade Lusíada de Lisboa, sob a orientação do Professor Aníbal Lima. É membro fundador do Quarteto Arabesco e do Ensemble Atena.
Em Julho de 2019 foi selecionada para a Juilliard Piccola Accademia, onde teve oportunidade de trabalhar com Robert Mealy e Elizabeth Blumenstock e de música de câmara com Sandra Miller, Phoebe Carrai, Dominic Teresi e Béatrice Martin.
Enquanto intérprete, foi admitida a participar em dois seminários na Fundação Cini (Itália) sob a direção de Pedro Memelsdorff: um sobre o compositor Veneziano Antonio Caldara, orientado por Amandine Beyer (2020) e, em 2024, sobre Johann Adolf Hasse orientado por Vivica Genaux. Em 2022, concluiu o Mestrado em Música na Escola Superior de Música de Lisboa, especializando-se em violino barroco com o professor Benjamin Chénier. No âmbito deste mestrado, e sob a orientação do Professor Doutor Pedro Couto Soares, defendeu o projeto de investigação sob o título Aspetos históricos e interpretativos da “Sonata à violino e Basso Sopra Lo Stile Che Suona Il Prette Dalla Chitarra Portoghese”, bA4, de Giuseppe Tartini. Obteve um bolsa de mobilidade Erasmus para realizar um estágio na Amsterdam University of the Arts, sob a orientação do violinista Shunske Sato.
Começou os seus estudos de violino aos 12 anos em Mirandela com a Professora Anna Katrochvilova. Nessa mesma escola tocou a solo com a Orquestra Esproarte fazendo vários concertos em Portugal, Espanha, Escócia e Canadá. Em 1998 ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra (ANSO) onde concluiu a Licenciatura em Instrumentista de Orquestra e posteriormente o Mestrado em Ensino de Música na Universidade Lusíada de Lisboa/ANSO ambos na classe do professor Aníbal Lima. Durante a sua formação, foi membro da Orquestra Portuguesa das Escolas de Música de 1995 a 1998, da Orquestra Clássica Juvenil “Bracara Augusta” em 1997 e 1999. Participou em Masterclasses orientadas pelos professores Gerardo Ribeiro, Aníbal Lima, António Anjos, Sergey Kravchenko, Gareguin Aroutiounan, André Gousseau, James Dahlgren, entre outros. Frequentou também masterclasses de pedagogia com as professores Marc Gunderman, Gwendolin Masin, Joyce Tan e Bogumila Burfin. Apresentou-se em Festivais nacionais e internacionais como Festa da Música Russa em Lisboa, “Banff International Festival of Youth Orchestras” (Canadá 1996), “Aberdeen International Youth Festival” (Escócia 1996 e 2009), “La Folle Journée” (França 2001), na Festa/Dias da Música em 2001 e de 2004 a 2011, no Festival MusicAtlântico nos Açores em 2003 e 2004 e no Festival Internacional de Coros dos Açores em 2012. Trabalhou com maestros como Esa-Pekka Salonen, Lorenzo Viotti, Lawrence Foster, Muhai Tang, Michel Zilm, Ghunter Herbig, Brian Schembri, Jean S. Béreau, Ricardo Averbach, Robert Houlihan, Gary Daverne, entre muitos outros. Foi membro do Concerto Moderno durante alguns anos. Colabora regularmente com várias orquestras como Orquestra Gulbenkian, Sinfonietta de Lisboa, Orquestra Filarmónica Portuguesa, entre outras. Foi professora no primeiro Workshop OML Júnior realizado em 2004 pela Associação Música Educação e Cultura e repetiu a sua presença nos anos 2005, 2006, 2008, 2009 e 2011. Nesta mesma instituição integrou o corpo docente no Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa entre 2000 e 2012. Orientou Masterclasses de violino e de pedagogia em Maputo, Moçambique, no verão de 2012. Participou também enquanto docente no Workshop de Orquestra em Ponta Delgada em 2008. Numa área menos clássica acompanhou artistas como Luis Represas, Carlos do Carmo, Fernando Tordo, Gisela João, Plácido Domingo, Michael Bublé, entre muitos outros. Atualmente lecciona na Escola de Música do Conservatório Nacional onde trabalha desde o ano 2005.
Após realizar os seus estudos no CMDS, na Figueira da Foz, nas classes da professora Maria José Olim e Vera Alemão, ingressou na ESML onde concluiu a Licenciatura e, posteriormente, o Mestrado e Performance e Ensino e onde teve o privilégio de trabalhar com os professores António Anjos, Alexandra Mendes, Irene Lima, entre outros. Estudou, também, na prestigiada HAMU em Praga, na classe do professor Jiři Tomašek. A sua carreira divide-se entre o ensino e a performance, tendo trabalhado em instituições como a AML, a SAMP e o IGL, sendo, desde 2010, docente na EMCN. Alunos seus foram já premiados em prestigiados concursos nacionais e têm sido frequentemente admitidos em instituições de ensino superior para dar continuidade aos seus estudos. Ministrou também masterclasses no CRPDL e no Conservatório de Lisboa. No que respeita à sua carreira artística, tem tido a oportunidade de trabalhar com algumas das melhores orquestras nacionais, como a Orquestra Gulbenkian, Os Músicos do Tejo, o Ensemble MPMP, a Orquestra Municipal de Sintra, a Sinfonietta de Lisboa, a Orquestra de Câmara Portuguesa, entre outras. Tem tido também actividade na produção musical de câmara, em duo com o compositor e violoncelista Rogério Medeiros, em quarteto com o Ensemble MPMP, e foi também membro do jaz extinto KVAR Ensemble. A sua carreira tem também contado com já inúmeras gravações para editoras discográficas, como a Naxos, e também várias digressões ao estrangeiro (França, Espanha, Noruega, Bélgica, Inglaterra). Tem também obras que lhe foram dedicadas por compositores como Rogério Medeiros e Sérgio Azevedo. Foto @dianatinoco.ph (MPMP)
Professora de Violino, Violeta e Orquestra (infantil e juvenil) na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa, desde 2017. Ao longo dos anos enquanto instrumentista, tem vindo a desenvolver a sua atividade artística tanto no violino moderno como no violino e viola barrocos. Integrou diversos projectos com orquestras e agrupamentos modernos, sendo que entre 2012 e 2015, foi violino tutti/reforço na Orquestra Filarmonia das Beiras. No âmbito da música antiga, integrou a Orquestra Barroca do Conservatório Superior de Castellon (2016), o agrupamento Camerata Joanina (2011) e a Orquestra 1755 (2023), desde a sua fundação. Colabora também regularmente, tanto como violinista e violetista, com o agrupamento Concerto Ibérico (2017), com a Orquestra D'Aquém Mar (2020), Ensemble 258 (2020) e Ars Lusitana (2023). Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música de Coimbra em 1997, na classe de violino do professor João Ventura. Posteriormente prosseguiu os seus estudos na Universidade de Aveiro na classe do professor Zoltán Santa, tendo concluído em 2011 a Licenciatura de Performance em Violino e o Mestrado em Ensino de Violino em 2015. A partir de 2013 alarga os seus estudos ao violino barroco com o professor Angel Sampedro, e posteriormente, em 2016 inicia a especialidade de violino barroco no Conservatório Superior de Música de Castellon na classe do mesmo professor. Entre 2018 e 2020, frequentou o Mestrado em Performance de Música Antiga (Violino barroco) na ESML, na classe do professor Benjamin Cheniér. Como docente, entre 2011 e 2018, lecionou Violino e Violeta na Escola de Música São Teotónio e no Conservatório de Música de Coimbra. Desde 2015 que orienta regularmente diversos cursos, estágios de orquestra e masterclass direcionados para crianças e jovens músicos.
VIOLONCELO
Lecionou nos Conservatórios de Besançon e Belfort em França. Foi professora adjunta na ESART de Castelo Branco durante 20 anos e orientou inúmeros cursos. Foi chefe de naipe nas Orquestras em França e na Suíça durante 10 anos: na Camarata Lysy e na "Orchestre des Pays de Savoie"; foi membro da Orquestra Nacional do Porto. 1º Prémios nos Concursos Internacionais de Caltanisseta, Trapani e laureada do “Vittorio Gui “de Florença. É membro do Quarteto Lopes-Graça, do Stretto Duo e do Syrinxello. Gravou inúmeros discos, dos quais o Quarteto par o Fim do Tempo de Messiaen, a integral da música de câmara para cordas de Lopes-Graça e Braga Santos. As suas últimas gravações foram os discos “Escape” do Stretto duo e “Flutuações”(duo de A. Pinto Correia e 3 Poemas de A. Victorino de Almeida). Catherine tem uma vasta experiência pedagógica e a sua paixão pelo ensino ajudou a desenvolver estratégias metodológicas personalizadas numa abordagem instrumental de consciencialização corporal.
Estudou no Conservatório Nacional. Entre 1984 e 1989 prosseguiu os seus estudos em Moscovo, licenciando-se como violoncelista e pedagoga no Gnessin State Musical College, na classe de David Grigorian, discípulo de Rostropovich. Frequentou masterclasses ministradas por Perganmechikov e por Shakhovskaya, entre outros. Integrou agrupamentos de música de câmara, realizando recitais e concertos em inúmeros países. Trabalhou na orquestra de câmara do Ministério de Educação do Chile e na Orquestra Régie Sinfonia do Porto. Com uma vasta experiência pedagógica, interessa-se pela metodologia e didática do violoncelo. Orientou cursos em diversas escolas nacionais e lecionou em várias instituições, como os conservatórios de Coimbra e do Porto e a EPMVC. Consciente da importância do desenvolvimento musical em Portugal, participou ativamente nos órgãos de gestão dos conservatórios públicos onde lecionou. É cofundadora de ““ideias com som/sound ideas”, desenvolvendo projetos de divulgação do violoncelo e interdisciplinares.
Fernando Costa tem-se afirmado nos últimos anos como um valor seguro da nova geração de intérpretes em Portugal. As suas performances são marcadas por uma forte presença em palco, combinando um estilo dinâmico e impulsivo com a sua expressividade e sensibilidade musicais. Violoncelista português nascido em 1991, iniciou os estudos de violoncelo com Valter Mateus e em 2013 terminou a Licenciatura, com classificação máxima, na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo no Porto, na classe de violoncelo de Jed Barahal. Concluiu, em 2015, o Mestrado em Performance Musical sob a orientação do prestigiado violoncelista António Meneses, na Hochschule der Künste Bern, na Suíça. Teve a oportunidade de actuar como solista acompanhado pela Orquestra Gulbenkian, Orquestra do Norte, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Sinfonieta da ESMAE, entre outras. Apresenta-se tanto a solo como em música de câmara, tendo actualmente uma regular actividade musical em Portugal e no estrangeiro. Entre os seus recentes projectos, destacam-se as digressões pelo Brasil, EUA, China e a participação em festivais em Portugal, Alemanha, França e Azerbaijão. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian entre 2013 e 2015. Desde 2015, já publicou 3 álbuns, tendo sido recentemente editado o seu 3o CD – Heritage – juntamente com o pianista Luís Costa, para a editora KNS Classical.
Luís André Ferreira foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian durante a sua Licenciatura e Mestrado no Conservatorium Van Amsterdam na classe da professora Monique Bartels. Apresenta-se regularmente em recitais a solo e de música de câmara na Holanda, Alemanha, França, Portugal, Espanha, Bélgica, China, Lituânia e Bielorrússia. Representou Portugal no “Festival Internacional de Música de Brest” na Bielorrússia em 2008, no “IV Festival Culturel Européen 2003” em França, no “City of London Festival” com a Orquestra de Câmara Portuguesa, no AST 2015 em Grenoble, Festival Young Euro Classic 2017 na Konzerthaus em Berlim, Festival Mixtur 2023 em Barcelona e Festival Sonorities 2024 em Belfast com o Son´dar-te Electric Ensemble. Em 2011 realizou uma digressão na China com o Quarteto Lacerda e gravou um CD com obras de J. Haydn. Realizou uma série de concertos por Portugal Continental e Açores sob encomenda da Antena2 com o Quarteto Lacerda no âmbito do bi-centenário da morte de J. Haydn.
Iniciou os seus estudos de violoncelo no Conservatório Nacional de Lisboa com a professora Pilar Torres, tendo terminado o curso superior em 1983. Como bolseiro da Fundação Gulbenkian estudou na Escola Superior de Música de Utrecht na Holanda com Elias Ariscuran onde obteve o diploma de Docente violoncelo.Com uma bolsa da S.E C. prosseguiu os seus estudos com Hidemi Suzuki em violoncelo barroco na Academia de Música Antiga de Amesterdão. Em Portugal tem participado em diversos festivais de Música por todo o País assim como no estrangeiro. Membro fundador de diversos grupos de Música de Câmara tais como Capela Real, Quarteto Lacerda, Scherzo Ensemble entre outros. Desenvolveu, a par da sua carreira como intérprete de música erudita, uma participação constante com músicos como, Pedro Barroso Amélia Muge, José Peixoto, João Afonso, Pedro Osório e Manuel Freire entre outros. Como Professor, tem no seu currículo ex-alunos que ocupam lugares de destaque, na vida profissional em Portugal e no estrangeiro. Participa como membro do júri, nos concursos internacionais do Fundão e Júlio Cardona na Covilhã. Atualmente leciona violoncelo na E.A.M.C.N.
Biografia
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