DEPARTAMENTO DE SOPROS METAIS E PERCUSSÃO
Coordenação: Professor Daniel Louro
Coordenação: Professor Daniel Louro
TROMBONE
Ismael Santos concluiu o curso de Trombone no Conservatório Nacional e o curso de Licenciatura em Trombone na Escola Superior de Música de Lisboa. Ao nível da formação profissional, realizou estudos com os professores Emídio Coutinho e Santiago Kastner; frequentou os cursos de música antiga com Eduard Tarr e Philips Patric em sacabucha; master classes com o Naipe de Trombones do Concertgebouw; com Joseph Alessi; bem como estudos de aperfeiçoamento artístico com Dany Bonvin, na Suiça, e com Peter Bassano. Foi durante trinta anos trombonista convidado na Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian, vinte e um dos quais como primeiro trombone solista A chefe de naipe. Foi também professor de trombone na Escola Superior de Música de Lisboa. Actualmente é docente na Escola de Música do Conservatório Nacional.
TROMPA
Ana Duarte Abrantes é mestre pela Universidade de Aveiro no Mestrado em Ensino da Música na variante de Trompa da classe do Professor J. Bernardo Silva. É detentora do Curso de Prática Orquestral pela Escola Profissional de Música de Espinho e da Licenciatura em Instrumentista de Orquestra pela Academia Nacional Superior de Orquestra, ambos os cursos orientados pelo professor Abel Pereira. Participou em masterclasses orientados pelos professores Hélder Vales, Paulo Guerreiro, António Costa, Bohdan Sebestik, Hermann Baumann, Froydis Ree Wekre, Jonathan Luxton, John Ryan, Radovan Vlatkovic e Will Sanders. Tem colaborado com várias orquestras nacionais. Lecionou trompa em vários conservatórios tais como: o Conservatório de Música do Porto, Academia de Música de Oliveira de Azeméis, Conservatório de Música e Artes do Dão, Conservatório de Música de Águeda, Escola de Artes da Bairrada, Conservatório de Música da Jobra, no projeto Orquestra Geração do Conservatório Nacional e no Conservatório de Música de Cascais. Atualmente é professora de Trompa na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.
Biografia
TROMPETE
Estudou na EPMAA com António Quitalo, na EPABI com Rui Borba e na ESML com Steve Mason e David Burt, onde concluiu o mestrado em trompete e em ensino do trompete. Colabora regularmente com várias orquestras nacionais como a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Orquestra Barroca da Casa da Música, Orquestra do Algarve, Orquestra de Câmara Portuguesa e “Os Músicos do Tejo”. Participou na gravação dos CD’S; “Música Portuguesa para Metais” com o GMS - Quinteto de Metais, “Pedaços de Mim” de Simone de Oliveira, “Round Time” e “Otello” integrando a Orquestra Gulbenkian e “Il Mondo della Luna” com os Músicos do Tejo. Desde 2011 é membro da orquestra da gala "Os Globos de Ouro” (SIC). Obteve o 3º Prémio, Nível Superior, na categoria de trompete no “Prémio Jovens Músicos 2008” organizado pela RDP. É membro do GMS - Quinteto de Metais. É professor de trompete na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e na Universidade de Évora. É artista Lotus.
Filipe António da Silva Coelho inicia os seus estudos musicais na ARTAVE, onde conclui o curso complementar na classe do professor Paulo Silva. Em 1998 ingressa na ANSO na classe de trompete do professor Dr. David Burt . Em 2003 termina a licenciatura na Academia Nacional Superior de Orquestra e é admitido na Staatliche Hochschule für Musik Karlsruhe estudando com Reinhold Friedrich e Dr. Edward Tarr. Conclui em 2013 o Mestrado em Ensino de Música na Anso-Universidade Lusíada. Frequentou masterclasses com Eric Aubier, Philip Smith, Hakan Hardenberger, Pierre Thibaud, Michael Sachs, Mathias Hoffs entre outros. Participou no 1o Concurso Nacional de Trompete de Castelo de Paiva, onde obteve o 3o prémio da classe A (nível superior). Foi laureado em 1998 na categoria superior do Premio Jovens Músicos. Foi durante a temporada 2013 solista B convidado da Orquestra do Algarve. Como músico convidado colabora regularmente com orquestras portuguesas tais como Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica Portuguesa. É membro fundador do Quinteto de Trompetes Almost6, tendo- se apresentado a solo com a banda da GNR e gravado o cd “Sopros em Laboratório”. Apresentou-se com diversas formações de câmara e ensembles em Portugal, Espanha, França e Alemanha. Atualmente lecciona a classe de trompete na Escola de Música do Conservatório Nacional e na Escola Profissional Metropolitana.
Natural do Porto, iniciou os seus estudos musicais na Banda de Moreira da Maia, com treze anos ingressa no Conservatório de Música do Porto na classe de trompete do professor Paulo Silva e mais tarde na classe do professor Rui Brito. Prosseguiu os seus estudos na Escola Superior de Música de Lisboa na classe dos professores Stephen Mason e David Burt onde concluiu o mestrado em performance e via ensino na especialidade de trompete. Foi membro das formações de jovens como a Orquestra Nacional dos Templários, Orquestra dos Conservatórios Nacionais de Música, Orquestra da Escola Superior de Música de Lisboa e Orquestra Sinfónica Juvenil. Apresentou-se como solista com a Banda Sinfónica Portuguesa e com a Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa. Como instrumentista convidado tem colaborado com a Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Sinfónica do Porto-Casa da Música, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, Divino Suspiro , Músicos do Tejo, Orquestra Barroca da Casa da Música. É membro do GMS – Quinteto de Metais.
TUBA
Nascido em 1973, teve o seu primeiro contacto com a Música na Sociedade Velha Filarmónica Riachense aos 13 anos de idade, ingressou na Banda Militar do Exercito com 18 anos de idade onde começou a desenvolver os seus estudos musicais. Entrou na EPMA em 1995 onde obteve o Curso de Nível 3 de Instrumento (Tuba), equivalente ao 8º grau do Conservatório e 12º ano, na classe do Prof. Emídio Coutinho. Estudou com Philippe Legris em Paris com uma bolsa Leonardo da Vinci. É Licenciado em Instrumentista de Orquestra e Música de Câmara na Academia Nacional Superior de Orquestra na classe de Tuba, sob orientação do Prof. Sérgio Carolino. Frequentou Master Classes, com os professores Ilídio Massacote, Michael Lind, Philippe Legris, Øystein Baadsvik, Melvin Culbertson, Anne-Jelle Visser, Gene Pokorny e Walter Hilgers, Roger Bobo.
Na sua atividade profissional colaborou com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra do Círculo Musical Português e com a Orquestra Sinfonia B.
Entre 1998 e 2000 lecionou Tuba e Eufónio no Conservatório Regional do Algarve e na Escola Profissional de Évora. Leciona a classe de Tuba e Eufónio, assim como Música de Câmara de metais desde 1999 na Escola de Música Conservatório Nacional.
Em 2007 funda a Editora AvA Musical Editions começando um projecto editorial inédito no país até então, tendo já 3500 títulos editados com uma abrangência de géneros instrumentais abarcando formações desde o Instrumento Solista, Música de Câmara, Coral e Orquestral, incluindo Ópera, Música Concertante e Música Sinfónica representando mais de 300 compositores, lançou em Dezembro de 2018 a etiqueta de discos AvA Musical Editions.
Tem vindo a colaborar na organização e ciclo de concertos e festivais desde 2004, tais como o Festival Sopra, Concerto do Centenário do Sport Lisboa e Benfica no Coliseu de Lisboa, Ciclo de Concertos na Fundação Eugénio António de Almeida, Ciclo de Concertos no Município de Caminha, Festival “Sons de Almada Velha”.
É membro Fundador da AD EDIT – Associação de Editores de Partituras e Compositores.
PERCUSSÃO
Fátima Juvandes nasceu em Moçambique, começou o seu percurso musical em família com o seu avô e tios e posteriormente na Sociedade Musical Odivelense.
Em 1988 entrou na Escola de Música do Conservatório Nacional para a classe do Prof. C. Voss. Licenciou-se em Percussão com os Profs. C. Voss e Richard Buckley na ESML. Fez Pós-Graduação na Área de Formação de Professores na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.
Em 2010 concluiu a Profissionalização em Serviço na Universidade Aberta e em 2013 terminou o Mestrado em Percussão na ESML. Participou com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Metropolitana de Lisboa, Nações Unidas (Jordi Saval), Orquestra de Tóquio, Sinfónica Casa da Música e actualmente mais regularmente com as Orquestras: Coral Phydellius, Sinfonietta de Lisboa e Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian.
Foi membro efectivo da Orquestra Filarmonia das Beiras desde a sua formação.
Desde 2002 integra a Banda Sinfónica da PSP como percussionista e responsável pela criação dos projectos “Palmo e Meio” e “Música nos Hospitais”. Desde 1993 que leciona a disciplina de Percussão e Música de Câmara em vários Conservatórios de Música e Escolas Profissionais do nosso país, sendo a responsável pela abertura do curso de percussão em várias escolas (Leiria, Pousos, Alhandra, Figueira da Foz, CMDD, Conservatório da Soc. Filarm. Gualdim Pais em Tomar) onde ministrou vários Workshops.
Integra o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa desde Maio de 2002, onde participou na estreia de diversas obras de compositores na maioria portugueses, em concertos em Portugal e em tournés Internacionais. Apresentou “Le Marteau sans Maître”, P. Boulez em 2ª audição em Portugal.
Gravou vários trabalhos discográficos com obras de Jorge Peixinho entre outros compositores portugueses de obras estreadas em 1ª audição pelo GMCL. Gravou com a Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian, com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa e com a Banda Sinfónica da PSP para as Edições Molenaar.
Participou em Masterclasses de Percussão com Paul Mootz, E. Séjourné, Robert van Sice, Miguel Bernat, N. Rosauro, K. Komori, Joseph Pereira, J.F.Lezè, Vanessa Porter, Carlos Girão, Rui Gomes.
Tem orientado o naipe de percussão em vários Estágios de Sopros e Percussão no
Conservatório de Música D. Dinis, Orquestra de sopros da CEE, Orquestra de Sopros Vale Varosa, Estágio d´Ouro, entre outros. Criou o Concurso de Percussão Inter-Escolas Particulares e Cooperativas na região de Lisboa.
Actualmente leciona na Escola de Artes e Música do Conservatório Nacional e no Conservatório de Música D. Dinis.
É Mestre e terapeuta de Reiki e de Terapia de Bowen na área de saúde e bem-estar.
Sérgio Nogueira, nasceu em 1979, em Leiria, e iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos na SAMP. No ano de 1995 ingressou na EMCNL na Classe de Percussão, tendo, em 2004, concluído, com o Professor Carlos Voss. Nesse mesmo ano ingressou na ESML, concluindo, em 2008. Em 2016 concluiu a Profissionalização em Percussão e Música de Conjunto, na Universidade Aberta. Ao longo do seu percurso tem dado vários workshops e masterclasses e tem gravado vários cd´s com diversas formações. Frequentou diversos Workshops: Zildjian com Anders Astrand; Bateria com André de Sousa Machado, Acácio Salero, Alexandre Frazão, Eduardo Lopes e Steve Gadd; Tambores Japoneses; e Percussão com Takiro Tomata, Ney Rosauro, Rui Gomes, Jean-françois Lézé e Richard Buckley. Tem colaborado com várias orquestras do país, destacando a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, na qual acompanhou José Carreras, Plácido Domingo e Andrea Bocelli no Altice Arena. Atualmente é professor de percussão nas Escolas: EAMCNL e AAML.
Tatiana Almeida, natural de Santo Tirso, iniciou os seus estudos musicais no curso articulado de Piano no Centro de Cultura Musical - ARTAVE, com o professor Eduardo Rocha e na classe do professor José Alexandre Reis. Em 2003 inicia o curso de Percussão no Conservatório Calouste Gulbenkian em Aveiro com o professor Paulo Oliveira. É licenciada em Instrumentista de Orquestra pela Academia Nacional Superior de Orquestra tendo estudado com os professores Rui Sul Gomes, Richard Buckley e Pedro Silva. Concluiu em 2019 o mestrado em Ensino de Música na Escola Superior de Música de Lisboa sob orientação do professor Richard Buckley. Participou em masterclasses orientados por Ney Rosauro, Miquel Bernat e Marinus Komst. Ao longo do seu percurso profissional colaborou com as orquestras Metropolitana de Lisboa, Orquestra de Câmara Cascais e Oeiras, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Orquestra POP Portuguesa, Lisbon Film Orchestra, Orquestra Sinfónica Portuguesa e Orquestra Gulbenkian. Lecionou em diversos conservatórios e escolas de música e atualmente, é professora de Percussão na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.