DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO MUSICAL
Coordenação: Professora Madalena Ortin
CANDIDATURAS 2025/2026 [Resultados das Provas de Formação Musical]
Coordenação: Professora Madalena Ortin
FORMAÇÃO MUSICAL
Biografia
Nascido em Lisboa em 1975, estudou Cravo na Escola de Música do Conservatório Nacional nas classes das Professoras Maria Amélia Abreu e Cândida Matos. Licenciou-se em História, variante de História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Licenciou-se em Música, variante de Composição, Direcção Coral e Formação Musical, ramo de Direcção Coral e Formação Musical pela Escola Superior de Música de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. Obteve o grau de mestre em Ensino da Música pelo Departamento de Comunicação e Artes, Universidade de Aveiro. É professor de Iniciação Musical e de Formação Musical na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional desde 2009.
Biografia
Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, onde completou o curso secundário em Formação Musical e Violoncelo. Licenciou-se em Direção Coral e Formação Musical na Escola Superior de Música de Lisboa. Em 2012 concluiu o Mestrado em Ensino de Música, área de especialização Formação Musical. Em 2021 concluiu o curso de Pós-Graduação em Música na Infância: Intervenção e Investigação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. É professora de Iniciação Musical e Formação Musical na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional desde 2020.
Biografia
Biografia
Rafael Araújo é professor na Academia Nacional Superior de Orquestra – Metropolitana, na Escola Superior de Dança de Lisboa e na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Termina o Doutoramento em Ciências da Cultura, área da Música focando-se em ópera infantil e dimensão ética, pensamento crítico e criatividade. As suas obras estão publicadas na AVA Editions. Ganhou vários prémios de composição a nível nacional e internacional. Teve a oportunidade de tocar em importantes salas como Casa da Música no Porto, Centro Cultural de Belém em Lisboa, L’Opera Bastille em Paris, Konzerthaus em Berlim, Palau de la Musica em Barcelona.
Fundou em 2013 o ABH/RSH CHOR (Karlsruhe) e em 2014 o Royal Voices Choir (Aveiro). Realizou cursos de aperfeiçoamento e formações com Jean-Marc Burfin, Javier Castro, Jean-Sébastien Béreau, Lior Shambadal, Simon Halsey, Chris Philpott, François Choiselat, Christopher Azzara, Meredith Monk & Vocal Ensemble, entre outros. Estudou na Universidade de Aveiro, Hochschule für Musik Karlsruhe e Universidade do Minho. Tem ministrado masterclasses de direção coral e pedagogia em países como Bélgica e Lituânia.
Leciona Formação Musical na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional desde 1990. Lecionou Piano e Formação Musical na Academia de Amadores de Música.
Tem o Curso Superior de Piano e a Licenciatura Bietápica em Formação Musical. Integrou a equipa de Avaliação Interna, foi Coordenadora do Plano Tecnológico, do departamento de Classes de Conjunto e Adjunta da Direção. É formadora de professores na área de Música e Didáticas da Expressão Musical.
Fez parte da Direção da Associação Portuguesa de Educação Musical e foi presidente de mesa da Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade.
Publicou um romance e alguns contos e colaborou, em coletivo, na escrita de peças para teatro, com apresentação no Teatro da Trindade.
Atualmente desenvolve um percurso na área da pintura, tendo já realizado algumas exposições coletivas e individuais em Barcelona e Lisboa, e várias exposições online.
Sofia Vieira licenciou-se em Direção Coral e Formação Musical na Escola Superior de Música de Lisboa e frequentou um ano em programa Erasmus na Ferenc Liszt Academy of Music/Zoltán Kodály Pedagogical Institute of Music (Hungria). Em 2016, concluiu o Mestrado em Ensino da Música, variante Formação Musical e em 2020 obteve o Diploma de Estudos Avançados em Ciências Musicais, na especialidade de Ensino e Psicologia da Música (FCSH). Participou em cursos de enriquecimento profissional como, “A Rítmica Jaques-Dalcroze” com Silvia del Bianco, “Aplicação da Teoria de Aprendizagem Musical de E. Gordon”, “Curso Intensivo de Pedagogia Musical Kodály” com Lászlo Nemes, e “Curso de Pedagogia Musical Ativa” com Jos Wuytack. No âmbito coral, participou também nos cursos: “Improvisação Vocal” com Tiago Grade, The King’s Singers Summer School, Curso Internacional de Música Vocal e Estágio Coro Gulbenkian. Atualmente é professora de Formação Musical na Academia de Música de Santa Cecília e na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.
Tiago de Sousa Derriça (Lisboa,1986) colabora frequentemente com orquestras, ensembles, coros, instrumentistas, cantores e maestros de renome. O seu trabalho tem sido apresentado em Portugal e no estrangeiro, figurando em importantes festivais de música e prestigiadas salas de concerto, como o Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, o Auditório Nacional de Música em Madrid, o Grande Auditório do Conservatório de Moscovo, a Sala Radio em Bucareste, entre outros. Das suas estreias recentes, destaca-se a do Concerto para piano e orquestra (2023), com a pianista Marta Menezes e a Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigida por Pedro Neves. A sua obra inclui também música de cena, tendo colaborado com vários teatros e encenadores. Enquanto orquestrador e arranjador, trabalhou com diversos artistas, desde Rodrigo Leão a Elisabete Matos. Recebeu vários prémios de composição, como o primeiro prémio no concurso Eborae Música em 2023, o prémio SPA Autores em 2021 e o prémio Criasons em 2019. A sua obra tem sido editada por várias etiquetas discográficas. Estudou na Escola Superior de Música de Lisboa e na Universidade de Évora, com Carlos Marecos, António Pinho Vargas, João Madureira, Luís Tinoco, Sérgio Azevedo e Christopher Bochmann. Foi ainda aluno de Pedro Faria Gomes. Atualmente é professor de Composição na Academia de Amadores de Música e de Formação Musical na Escola de Música do Conservatório Nacional. www.tiagoderrica.com