Departamento de Teclas

Coordenação: Professor Hélder Entrudo

Acordeão

Paulo Jorge Ferreira

Paulo Jorge Ferreira, habilitado perante prova pública com o título de especialista em Acordeão/Performance, tem realizado recitais a solo e concertos de música de câmara, tanto a nível nacional como internacional. Durante o seu percurso atuou em algumas das mais importantes salas de concerto da Europa. Participou como instrumentista em diversas estreias de obras para acordeão solo, música de câmara, ensemble e orquestra. Trabalha assiduamente com compositores portugueses, fomentando a criação de novo repertório português para acordeão. Apresentou-se a solo com Remix Ensemble, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra de Câmara de Colónia, Banda Sinfónica Portuguesa, Sinfonietta de Ponta Delgada e Sinfonietta de Braga, trabalhando com maestros de reconhecida qualidade internacional. Colabora regularmente com Remix Ensemble, Ensemble Darcos, Orquestra Gulbenkian e Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Gravou dois cd’s a solo, “Percursos” editado pela etiqueta “Numérica”, “Contemporary Works for Accordion” incluído no catálogo da CalandaMusic e “Escape” (Stretto Duo) em música de câmara, publicado pela Artway Records. Paralelamente, a sua atividade como compositor tem-se desenvolvido significativamente, escrevendo obras para instrumentos solo, música de câmara e orquestra. Atualmente é professor de acordeão e música de câmara na Escola Superior de Artes Aplicadas em Castelo Branco e na Escola de Música do Conservatório Nacional. Alguns dos seus alunos e grupos de música de câmara têm obtido primeiros prémios em concursos nacionais e internacionais de acordeão e de música de câmara. Tem sido unanimemente considerado um músico preponderante no desenvolvimento artístico do acordeão em Portugal.

Instrumento de Tecla

Ana Cristina Bernardo

Biografia

Ana Isabel Tavares

Biografia

Cristina Cardoso

Biografia

Lilian Kopke

Biografia

Paula Moniz

Biografia

Piano

Ana Valente

Ana Valente tem desenvolvido uma intensa actividade pedagógica como professora de piano da Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa. Na sua classe contam-se vários pianistas laureados em concursos, e os seus diplomados têm prosseguido os estudos de piano em importantes universidades europeias e americanas. Foi orientadora de várias masterclasses e integrou o júri de vários concursos. Da sua actividade artística destaca-se a participação na gravação em CD de música de Lopes-Graça. Diplomou-se no Conservatório de Lisboa na classe de Olga Prats. Prosseguiu os seus estudos no Conservatório Tchaikovsky de Moscovo, sob a orientação de Irina Smorodinova, discípula de Emil Gilels, e na classe de Sequeira Costa na Universidade do Kansas. É licenciada na vertente de Musicologia Histórica do curso de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa.

Anne Kaasa

Natural de Noruega, a pianista Anne Kaasa, tem-se apresentado como solista em salas como Wigmore Hall (Londres), Grande Auditório da Fundação Gulbenkian e do Centro Cultural de Belém (Lisboa), Auditorio Nacional (Madrid), Ateneu Romano (Bucareste) e Palácio Sheremetev (S. Petersburgo) e em festivais internacionais como Ljubliana Festival, Nuits pianistiques de Aix-en-Provence, Festival de Maputo, Festival de Costa de Estoril, Festival de Madeira e Dias de Música no CCB. Tem tocado como solista com muitas orquestras, entre as quais a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra de la Comunidad de Madrid, a Orquestra Filarmónica de Baden-Baden e a Orquestra de Câmara de Florença. Anne Kaasa tem gravado para rádios nacionais em França, Espanha, Eslovénia, Noruega e Portugal. As suas gravações de obras de Grieg, Ravel e Debussy para as editoras EMI Classics, Grave, e Saphir foram muito elogiadas pela crítica musical internacional.

Dana Radu

Natural da Roménia, formou-se na Universidade de Música de Bucareste. Foi premiada em vários concursos, gravou programas para Rádio e TV de Bucareste e TV Cultura no Brasil.

Entre 2000 e 2018 residiu no Brasil, foi pianista da Fundação OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e professora de piano da Escola Municipal de Música da Fundação Theatro Municipal  de São Paulo.

Participou como pianista,  professora ou pianista acompanhadora em vários Festivais ou Concursos Internacionais,  como : Festival Internacional de Música Campos do Jordão, Festival Internacional de Música de  Petrópolis, Concurso Internacional Cidade de Fundão, Concurso Internacional de Música Terras de La Salette, Concurso Internacional de Clarinete de Lisboa, Festival Verão Clássico .

Colabora ainda como pianista acompanhadora na Academia Superior de Orquestra .

É integrante do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa e apresenta-se regularmente em recitais a solo ou de música de câmara. Participa ainda nos concertos da série “Solistas da Metropolitana “ , organizada pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Como professora de piano incluiu o corpo docente de escolas e conservatórios e faculdades na Romênia, no Brasil e em Portugal :

Escola Municipal de Música e Artes Plásticas “Carmen Sylva”- Ploiesti, Escola de Música do St.Paul’s - British International School de São Paulo, Faculdade Carlos Gomes - São Paulo , Escola Municipal de Música de São Paulo, Academia de Música de Obidos,

Instituto Gregoriano de Lisboa.

Os seus alunos têm obtido prémios nos principais concursos de piano do país e no estrangeiro.

Daniela Ignazzitto

Nascida na cidade de Palermo, Itália, inicia os seus estudos musicais no Conservatório "V. Bellini" da sua cidade, onde se diploma em piano com classificação máxima cum laude e onde segue também o curso de composição. Depois de ter concluído o curso de piano, inicia o seu aperfeiçoamento musical frequentando vários cursos anuais e master classes com a pianista Lya De Barberiis. Em Setembro de 1999 é convidada, como professora de piano e acompanhadora no Conservatório Regional de Ponta Delgada, Açores, onde leciona durante dois anos. Desde 2001 é professora de piano na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e na Academia Amadores de Música de Lisboa. Em Portugal continua o seu aperfeiçoamento musical frequentando o curso de licenciatura em piano na Escola Superior de Música de Lisboa, com o Professor Jorge Moyano em piano e com a Professora Olga Prats em música de câmara concluindo a sua licenciatura em 2004 com 19 valores. Ao longo do seu aperfeiçoamento tem frequentado variadas master classes orientadas por pianistas como Aldo Ciccolini, Sequeira Costa, Dimitri Baskirov, Avidis Kouyoumdjian. A sua actividade artística inclui recitais a solo e de música de câmara, realizados para algumas importantes instituições musicais tais como Teatro Massimo e Amici della Musica de Palermo, Associazione Musicale Dino Ciani de Milão, Societá dei Concerti de Roma, Associazione Musicale Etnea de Catania, DRAC de São Miguel, Açores, Centro Cultural de Belem de Lisboa, Festival do Convento dos capuchos de Almada, Teatro de Vila Real, Raízes Ibéricas de Oeiras, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. Dos instrumentistas com quem colaborou em Música de Câmara destacam-se músicos como Lya De Barberiis, Giovanni Sollima, Gabriela Canavilhas, Marcos Lázaro, Irene Lima, Viviana Caiolo, Nuno Silva, Catherine Strynckx, Luis Pacheco Cunha, João Paulo Santos. Desde 2001 tem realizado vários concertos a solo e de música de camara em direto para a RTP (Radio Televisão Portuguesa) e a RDP, alguns deles gravados ao vivo. Atualmente está a frequentar a pós-graduação em Psicoterapia Corporal Integrativa no IPPC e a completar a sua supervisão como terapeuta do Psicotrauma orientada à identidade (IOPT).

Hélder Entrudo

Hélder Entrudo, músico, pianista, pedagogo, compositor e professor de piano,  nasceu em 1969, em Portkembla – Austrália. Iniciou os seus estudos musicais  no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina ( CRAMC ) em Faro onde ingressa na classe de piano da profª Daniela Bogdanova terminando o curso com 20 valores.

Posteriormente na Escola Superior de Música de Lisboa ( ESML )  prossegue os seus estudos pianísticos e musicais completando a licenciatura em piano nas classes dos professores Miguel Henriques e Tânia Achot.

A par da actividade pianística a solo e em agrupamentos de Música de Câmara cultiva especial interesse pelo ensino e pedagogia da música e do  piano desenvolvendo intensa atividade pedagógica contribuindo assim  para a formação de  sucessivas gerações de jovens pianistas. Neste âmbito conta com inúmeros alunos premiados nos principais concursos de piano nacionais.

É  professor de piano da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional ( EAMCN ) desde 1999 e ainda na Academia de Música de Santa Cecília ( AMSC ).

Tem ainda como compositor editadas algumas obras entre as quais se destaca a obra de carácter pedagógico “O Jardim Vol. I ”.

Inês Várzea

Iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo, tendo concluído, em 2003, o curso secundário de piano na classe da Professora Marina Dellalyan. Em 2006, estudou no Joseph Haydn Konservatorium, Áustria, sob a orientação dos professores Ralf Heiber e Stanislav Tickonov. Em 2007, concluiu a Licenciatura em Piano na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (ESMAE), na classe de piano do Professor Constantin Sandu e, no mesmo ano foi distinguida com o primeiro lugar da Bolsa de Mérito da ESMAE.

Em 2007, ingressou no Mestrado em Performance da Universidade de Aveiro, onde estudou sob a orientação pianística do Professor Fausto Neves. Em 2010, concluiu o Mestrado em Ensino de Música, na Universidade de Aveiro.

Participou em diversas Masterclasses com Miguel Henriques, Fausto Neves, Pedro Burmester, Sequeira Costa, Aquilles delle Vigne, Haavard Gimse e Vlad Dimulesco, Ana Mafalda Castro, Constantin Sandu, Jaime Mota, Sofia Lourenço, Ryszard Woycicki e Stanislav Tickonov.

A solo e em agrupamentos de música de câmara apresentou-se em diversos concertos e festivais em Portugal, Áustria e Suécia.

É docente da disciplina de piano na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional desde 2008, tendo regularmente alunos distinguidos em concursos nacionais e internacionais e admitidos em Universidades em Portugal e no estrangeiro.

João Vale

João Lucena e Vale é licenciado pela Universidade de Aveiro, onde trabalhou com os professores Olga Prates, Madalena Soveral e Vitalij Dotsenko, prosseguiu os estudos de piano na École Normale de Musique de Paris com o professor Marian Rybicki, obtendo os diplomas de Piano e Música de Câmara, nos níveis de Ensino, Execução e Concertista. Participou em várias masterclasses, com os professores Dalton Baldwin, Jean Fassina, Helena Sá e Costa, Mikhail Voskresensky e Chow Ching Lie.

Atua regularmente como solista, em grupos de Música de Câmara e Corais, tanto em Portugal como no estrangeiro (Brasil, Marrocos, Espanha, Irlanda, Alemanha, Hungria, Bélgica, Países Baixos, Suíça, França, Suécia, Dinamarca), contribuindo para a divulgação da música portuguesa, estreando e interpretando obras de compositores portugueses.

Colabora regularmente com o Coro Infantil da Universidade de Lisboa, apresentando-se no país e estrangeiro, com o qual gravou um CD com canções de Delfina Figueiredo, e em 2021 outro onde se inclui a sua obra Quimera, Cantata para coro e piano, estreada no Teatro Municipal de São Luís, em Lisboa. Com o soprano Cláudia Pereira Pinto gravou os CDs Canções de Évora de Amílcar Vasques Dias e Trovas de Francisco de Lacerda. Participou num CD com o saxofonista Bernardo Matias dedicado à música contemporânea portuguesa.

Com a pianista Rosgard Lingardsson fundou o Duo Norte-Sul (Piano a 4 mãos), sendo regularmente convidados para participar em Festivais de Música em Portugal e no estrangeiro, tendo recebido duas vezes uma bolsa da Fundação Carl Nielsen, Dinamarca, para a divulgação da obra deste compositor.
É professor de Piano na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.

Joaquim Batista Fernandes

Licenciado em piano (via de ensino) pela Universidade de Aveiro, concluiu o Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional de Lisboa na classe da Prof.ª Melina Rebelo. Posteriormente, estudou em Viena com Leonid Brumberg e em Paris na École Normale de Paris, na classe de Marian Ribicky, onde obteve o Diploma Superior de Piano (via de ensino). É docente da EAMCN desde o ano 2000.

José Bon de Souza

Nasceu em Lisboa, onde estudou com Artur Santos.

Em 1981, partiu para Viena de Áustria como bolseiro e aí trabalhou, ao longo de quatro anos, com Leonid Brumberg.

Trabalhou com pianistas como Helena Sá e Costa e Tatyana Nicolaieva, Jorg Demus, Palanicek e Sequeira e Costa, entre outros.

Ao longo da sua carreira de pianista, apresenta-se em recitais a solo, concertos com orquestra e em música de câmara.

Participou em Festivais e foi júri de concursos internacionais..

Efectuou tournées por todo o mundo, desde a Europa, Estados Unidos da América, Canadá até à China e Índia.

Gravou um CD de obras para piano de Francisco Lacerda -Treinte-six histoires pour amuser les enfantes d’un artiste” .Em parceria com o flautista João Pereira Coutinho, gravou os CDs “Encontro”, com obras do séc. XX, e  “Recital Para El-Rei D. Fernando”  ,com obras apresentadas, em Lisboa no séc. XIX . Em 2015 gravou  com Ana Paula Russo “Homenagem a Artur Santos” com “Harmonizações de Canções Populares Portuguesas” e Sonata para piano solo  . 

Actualmente é professor na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa.

Olesya Kyba

Olesya Kyba nasceu na Ucrânia, onde iniciou os seus estudos na Escola de Música de Ternopil. Em 2002, concluiu o curso de música no Colégio de Música de Ternopil, com a professora Ludmila Romaniuk. Entre 2002 e 2005 frequentou a Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, com a professora Anne Kaasa. Em 2005, ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa onde trabalhou com os professores Tania Achot e Miguel Henriques, tendo concluido a sua licenciatura em 2008. Em 2012, concluíu o curso de mestrado sob orientação de Miguel Henriques e Jorge Moyano. Gravou para Antena 2, com o Quarteto de cordas e a solo. Frequentou cursos de aperfeiçoamento com importantes professores, nomeadamente, Paul Badura Skoda, Josef Colom, Boris Berman, Paul Crossley, Nelson Freire, Luiz de Moura Castro, Sequeira Costa, entre outros. Apresenta-se regularmente em recitais a solo e em formações camarárias, tendo atuado em diversos locais, destacando-se a Sala Pessoa (Paris), Centro Cultural de Sanok (Polónia), Museu Gulbenkian, Centro Cultural de Cascais, Aula Magna, Museu da Música Portuguesa, Palácio Foz, entre outros. Participou no Festival de Estoril e Festival de Silêncio. Como solista trabalhou com a Orquestra Sinfónica de Ternopil sob a direcção de Myroslav Krill. É professora de piano na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.

Olga Vasilieva

Olga Vladimirovna Vasilieva, revelou desde cedo um grande fascínio pela música, iniciando os seus estudos de piano com cinco anos de idade na cidade de Dresden, Alemanha. Com dez anos de idade voltou para o seu país de origem, a União Soviética, onde estudou em várias cidades e regiões do país. Com catorze anos ingressou na Escola Estatal Profissional de Música de S. Ludkevitch, tendo-se formado com distinção. Posteriormente, ingressou no Conservatório Superior Estatal de Música M. Lisenko nas especialidades de performance e pedagogia, na classe de professora Irina Nemira, finalizando o curso “Master of Music”. Desde muito nova e simultaneamente com os seus estudos, começou a dar aulas de piano.

A sua prática pedagógica continuou em Portugal, em várias escolas de música do país, nomeadamente, na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.

Atualmente é professora de piano na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional de Lisboa.

Philippe Marques

Philippe Marques iniciou os seus estudos com Catherine Paiva. Posteriormente, ingressou a classe do prof. Hélder Entrudo no Conservatório Nacional, onde completou o curso de piano com 20 valores. Prosseguiu estudos na Escola Superior de Música de Lisboa, onde finalizou o mestrado com a máxima classificação, na classe do prof. Miguel Henriques. Actua regularmente em algumas das mais importantes salas de concerto a nível nacional, para além de França, EUA e Brasil. Como solista, apresentou o concerto n.º 1 de Liszt, o concerto n.º 2 de Bomtempo e a Rhapsody in Blue de Gershwin. Estreou obras de vários compositores, entre os quais se destacam Edward Ayres d’Abreu, Nuno da Rocha, Luís Salgueiro, Daniel Moreira, Hugo Ribeiro e Ana Seara. É membro do Ensemble MPMP e colabora regularmente com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, entre outras. A sua discografia inclui a integral das sonatas de J. D. Bomtempo (4 CDs) e vários CDs de música de câmara. www.philippe-marques.com

Vera Estevez

Vera Estevez iniciou os seus estudos musicais com a Professora Lidia Lantos, prosseguindo os seus estudos mais tarde no Conservatório Nacional de Lisboa, na classe de piano do Professor Joaquim Baptista Fernandes. Concluiu o Mestrado com profissionalização em Piano pelo Conservatório de Maastricht sob orientação da Professora Katia Veekmans. Anteriormente licenciou-se em Música - Piano pela ESMAE, com o Professor Constantin Sandu e também em Ciências Musicais pela UNL. Participou em numerosas master classes nacionais e internacionais dadas por pedagogos de renome internacional. Foi finalista no "1º Concurso Internacional de Música de Câmara" em Alcobaça (Portugal) com o Trio Diclave. Tem concertos regulares em Portugal, Espanha, Holanda e na Etiópia. Participou também em vários cursos e festivais Nacionais e Internacionais e gravou para a rádio Portuguesa e Holandesa. Tem lecionado em diversos Conservatórios e Escolas de Música desde 2008.