Departamento de Jazz

Coordenação: Professora Inês Laginha

Bateria

Amândio Filipe

Amândio Filipe nasceu em Torres Vedras em 1977. Iniciou os seus passos musicais com 8 anos na Filarmónica Cultural Ericeira onde descobriu o gosto pela percussão e pela bateria em particular. Frequentou o ensino clássico em Percussão com o professor Carlos Voss até ao ano 1998. Simultaneamente, estudou bateria de forma maioritariamente autodidata, tendo frequentado períodos de aulas com os professores Necas e Nélson Sobral. Enquanto docente, iniciou o seu percurso no ensino básico em 2008 lecionando Educação Musical no Colégio Miramar. Concluiu em 2013 o curso de Instrumentista de Jazz na Universidade de Évora, a qual representou na “Festa do Jazz” no teatro São Luís e onde estudou com diversos professores, entre os quais Eduardo Lopes, Claus Nymark, José Meneses, Johannes Krieger, Mário Delgado, Nuno Fernandes ou Óscar Graça. O seu gosto pelo ensino levo-o a ingressar no Mestrado em Ensino da Música - variante Bateria na Universidade de Évora, tendo completado este nível de estudos em 2018. Paralelamente, entre 2015 e 2022 foi professor de Bateria no ensino especializado da música no Conservatório das Caldas da Rainha. Desde 2021 que exerce no Curso Profissional de Instrumentista de Jazz da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional de Lisboa. Profissionalmente, o seu percurso enquanto músico revela-se estilisticamente muito eclético, com participações que vão desde orquestras sinfónicas, teatro musical, projetos de jazz, fado, pop/rock ou música popular.

Contrabaixo

Ricardo Marques

Nascido em Coimbra em 1994, Ricardo iniciou os estudos no baixo elétrico aos 12 anos de idade. Aos 13 anos, juntou-se à escola de música Conimbricence "Sítio de Sons" onde explorou os mais variados estilos musicais e aos 16, representado-a, recebeu o prémio de Melhor Instrumentista na Festa do Jazz do S.Luiz. Iniciou os estudos no contrabaixo aos 18 na Escola de Jazz Luiz Villas-Boas, acumulando mais distinções de instrumentista na Festa do Jazz. A banda HOME, formada pelo acordeonista João Barradas, da qual fez parte, ganhou o Prémio Jovens Músicos 2016 e foi nomeada "Grupo do Ano" em 2017 nos prémios RTP. Concluiu os estudos em Contrabaixo Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa. Em 2022, integrou a performance vencedora de Globo de Ouro da artista Carolina Deslandes. Atualmente, participa em vários projetos e colabora com variados artistas musicais tais como Carolina Deslandes, Luísa Sobral, Carolina de Deus, Milhanas, Orquestra de Jazz de Setúbal. Actuou em locais prestigiados como Altice Arena, Rock In Rio, EDP Cool Jazz, entre outros.

Guitarra

Feodor Bivol

Biografia

Daniel Neto

Daniel Neto nasceu na Alemanha em 1979. Mudou-se para Portugal em 1985, despertando o interesse pela guitarra aos 14 anos. Estudou guitarra na Escola de Jazz Luíz Villas-Boas, Hot Clube de Portugal, entre 2001 e 2007. Frequentou as Umbria Jazz Clinics do Berklee College of Music em Perugia, Itália e ingressou na Licenciatura em Música - Ramo Jazz da Universidade de Évora (UE) em 2009. Em 2011 obteve uma bolsa para representar a UE, no curso de Verão “Guitar Intensive” no San Francisco Jazz Institute em Berkeley, Califórnia. Representou a UE na Festa do Jazz Português no Teatro S. Luíz, Lisboa e pela mesma, foi bolseiro numa parceria com a Fundação Luís de Molina, num estágio profissional no estúdio DerSoundmann Recording & Studio, Estugarda. Obteve o 8º grau em Guitarra Clássica pelo Trinity College London, em 2017. Integra várias formações: Daniel Neto Quinteto, Daniel Neto Quarteto, Daniel Neto Trio, Daniel Neto Solo, RAN e Surf & Spaghetti Band - como frontman, e, Alexander Search, Joana Barra Vaz, José Braima Galissá, Oh Laurinda, Paulo Ribeiro, Lu-Fuki Trio, Not There Yet, Lab Lab e Búfalo Sentado - como sideman. Tem 2 discos editados em nome próprio – “Embrião”, “Olho de Peixe”, e 9 em parcerias - “Vote Monkey”, “RAN”, “The Most Wanted”, “Ride the Tiger”, “Alexander Search”, “Cidade Saloia”, "Oh Laurinda", "Folklore Terrestre" e “Invaders”. Colabora com diversos profissionais da música, tais como Carlos Barretto, Alexandre Frazão, Loet Van Der Lee, Carlos Martins, Eduardo Lála, Ricardo Toscano, Mateja Dolsak, Rita Maria, Nelson Cascais, João Lencastre, Johannes Krieger, Salvador Sobral, Júlio Resende, Vitorino, Janita Salomé, Tomás Pimentel, Tomás Marques, Giusy Zaccagnini, André Rosinha, Vânia Fernandes, Pedro Segundo, Rodrigo Amado, Marta Hugon, João Hasselberg, Diogo Picão, Selma Uamusse, Benjamim, Margarida Campelo, António Quintino, Beatriz Nunes, Daniel Bernardes, Valete, entre outros.

Piano

Inês Laginha

Inês Laginha teve contacto com o piano desde que nasceu. Estudou música clássica na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e Jazz na Escola de Jazz Luiz Villas-Boas e posteriormente na Escola Superior de Música de Lisboa onde concluiu a licenciatura em 2013. Neste percurso teve diversos professores entre os quais Eurico Carrapatoso, Pedro Moreira, Afonso Pais, André Fernandes e João Moreira e os pianistas João Vasco e João Paulo Esteves da Silva. Ao longo do seu percurso profissional, tem-se aproximado do fado participando em projectos com a cantora Lina e o cantor Pedro Moutinho. O ensino da música é desde 2008 um dos seus maiores enfoques, dando aulas desde essa altura e tendo concluído em 2020 o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa. Atualmente dirige o Curso Profissional de Instrumentista Jazz na Escola de Música do Conservatório Nacional onde é também professora. Enquanto compositora tem vindo a desenvolver uma voz própria desde que, no Verão de 2016, participou na Lisbon Jazz Summer School, um curso focado em escrita de canções com as cantoras Gretchen Parlato, Becca Stevens e Rebecca Martin. Estreou o seu primeiro projeto de originais em Agosto de 2017 no CCB e desde 2018 que desenvolve com a cantora Marta Garrett um duo - ZOE - em que tocam exclusivamente composições de ambas, usando poemas escritos por mulheres. Paralelamente à sua restante atividade profissional, assumiu no final do ano de 2017 a Direção Artística da Casa Bernardo Sassetti através da qual tem programado e produzido múltiplas iniciativas em nome do artista, com destaque para o Festival de Jazz Bernardo Sassetti - um festival itinerante que engloba Concertos, Workshops e Jam Sessions.

Pedro Nobre

Pianista natural da Marinha Grande iniciou os seus estudos musicais em 2003 na Escola de Jazz Luís Villas Boas do Hot Clube de Portugal  terminando em 2008.

Em 2009 entrou na Escola Superior de Música de Lisboa em Licenciatura em música do curso de Jazz concluindo a licenciatura em Junho 2012.

Em 2013 gravou o disco “Com os pés na terra” da cantora Rita Dias, com a participação especial de Paulo de Carvalho e Celina da Piedade, e participou no disco dos "Spill" de André Fernandes.

Pianista da Orquestra Jazz de Leiria desde a sua formação onde trabalhou com vários músicos/artistas com reconhecimento nacional e internacional, entre eles, Maria Schneider, Kurt Elling, Pedro Abrunhosa, David Fonseca, Luísa Sobral, Áurea, Tiago Bettencourt, Ana Bacalhau, Maria João, Jorge Palma, António Zambujo, Miguel Araújo, Simone de Oliveira, Herman José, Salvador Sobral, Carminho, Tatanka, Gisela João, Samuel Úria, entre outros.

Leciona piano, teoria musical, formação auditiva e música de conjunto em várias escolas na área de Lisboa e Leiria, entre elas a Escola Artística de Música do Conservatório Nacional desde 2022, Escola de Jazz Luiz Villas-Boas do Hot Clube de Portugal desde 2009 e Escola de Jazz de Leiria desde 2023.

Desde 2005 tem tocado em vários projetos com músicos como Pedro Moreira, Nuno Costa, André Fernandes, Demian Cabaud, Afonso Pais, Jorge Reis, Luís Cunha, Daniel Vieira, Ricardo Toscano, António Bruheim, César Cardoso, Pedro Felgar, André Rosinha, António Quintino, Vânia Fernandes, Beatriz Nunes, Margarida Campelo, Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal, entre outros.

Em 2017 lançou o seu primeiro disco de originais "E Depois..." em quinteto com Pedro Moreira, Nuno Costa, António Quintino e Pedro Felgar.

Em 2020 gravou o projeto "Viela dos Abraços" liderado pelo compositor Filipe Almeida.

Em 2021 gravou o disco "Dez" da Orquestra Jazz de Leiria com vários dos convidados com quem tocou nos dez anos da OJL.

Em 2022 lançou o seu segundo álbum de originais "Living Tides", que conta com a participação do saxofonista americano John O´Gallagher.

Desde 2015 tem ministrado um workshop de big band de Jazz no âmbito do festival OJL Jazz Sessions.

Saxofone

Mateja Dolsak

Biografia

Voz

Catarina dos Santos

Catarina dos Santos é cantora, compositora, educadora e sound artist. Suas raízes culturais combinam África, Portugal e Brasil, e sua vida em Nova Iorque como artista tornou-se a força motriz de sua arte como músico e compositora. Formada em Lisboa na Escola de Jazz Luís Villas-Boas, em Jazz Performance no City College of New York e Orchestration na Juilliard School, fez parte da Juilliard School Choral Union. Estuda com John Pattitucci, Sheila Jordan, Neil Clark, Paquito de Rivera, Ed Simmons, Ben Street, Jim Black, Cyro Baptista, Luciana Souza, Duduka da Fonseca. Tem aulas de percussão com Zé Maurício (Choro Ensemble), Café (Djavan). Como cantora e compositora da banda Nation Beat, grava "Maracatuniversal" (Recife, 2006), e toca em locais de renome como The Blue Note, Joes Pub, The Stone (John Zorn). Em 2013 participa no concerto em homenagem a Mary Lou Williams com solista e parte do coral, com alguns dos melhores cantores de jazz da cena Nova Iorquina, e em Abril desse ano fez a produção artística e foi cantora convidada de dois grandes espetáculos: Concerto em homenagem a Chiquinha Gonzaga, no Brazilian Endowment for the Arts, e “Viagem pelo Mundo de Língua Portuguesa” para a CPLP, 2 de Maio, na sede das Nações Unidas. Nova Iorque. Com dois álbuns de originais, "No Balanço do Mar", (Nova Iorque, 2009) e "Rádio Kriola" (Lisboa, 2016) elabora um novo som de raízes e sons urbanos, de África para o Brasil, da cena de Latin Jazz de Nova Iorque, e a paisagem multicultural de Lisboa como inspiração. A pesquisa de Catarina leva-a a ser convidada na Conferência ASWAD, na Universidade Rutgers (Pittsburgh, 2011). Completou em 2017 o Mestrado em Composição na Goldsmiths University, em Londres, com incidência no Jazz e música electrónica. Créditos de composição em Londres incluem a peça "The Power Behind the Crone" (2017), de Alison Skilbeck e Tim Hardy, "Untitled", uma coreografia de Gianna Burright, e „I am Orestes and I am Elektra too”, de To Be Creatives (estreia no Edinburgh Fringe Festival de 2018). Em 2019 toca no Stowe Jazz Festival com o quinteto Catarina dos Santos e Ebinho Cardoso, e lança „Mais Cores”, álbum em trio com Jow Ferreira e Rogério Pitomba, com temas originais e de repertório de Jazz contemporâneo. Em 2020, é artista convidada do Festival EM REDE, criado pela OUT.RA, em parceria com o Município do Barreiro, e cria a peça multi-disciplinar „Da Margem”, comissionada pela exposição „Margem” (AMAC, Barreiro).

Em 2021 lança „UNTAMED”, disco de estreia do seu projeto de Jazz/Electronica, MAD NOMAD (com Óscar Graça, Hugo Antunes, Luís Candeias e André Pinheiro aka Apache). Em 2022 cria a música para a peça multidisciplinar „Parallel Cycles” (em colaboração com Elizabetta Antonucci e Ana Paxeco), comissionada pela Sluice Magazine (UK). Em 2023 e em 2024 toca no Women in Latin Jazz Festival, como convidada especial da big band de Latin Jazz liderada pela percussionista Annette Aguilar, no Hostos Center for the Arts (Nova Iorque), juntamente com grandes músicos da cena de jazz da cidade de Nova Iorque, como Camille Thurman, Ariacne Trujillo Durand, ou Ricky Rodriguez. Catarina encontra-se neste momento a terminar o segundo álbum de Mad Nomad, e trabalha em diferentes formações e projetos com raízes no jazz, tanto em Portugal, como nos EUA.

     O seu trabalho como professora começa no Hot Clube de Portugal, onde estudou, e é desenvolvido em Nova Iorque como professora de Canto no Harbor Conservatory for the Performing Arts, e como artista convidada das instituições Young Audiences New York, Third Street Music School, e do Teachers College, da Columbia University. Entre 2018 e 2021 lecciona na Escola de Jazz da Fábrica do Braço de Prata, onde produz, e é professora convidada, da residência Samba Meets Jazz, liderada por Nilson Matta e Chico Pinheiro, bem como na EMARTE (Lisboa). Faz parte da equipa de professores de Samba Meets Jazz em Bar Harbor, Maine, EUA, na edição de 2024. Lecciona Canto Jazz e História do Jazz no Curso Profissional de Jazz da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.