DEPARTAMENTO DE SOPROS MADEIRAS
Coordenação: Professora Solange Silva
Coordenação: Professora Solange Silva
CLARINETE
Biografia
Estudou no Conservatório Nacional, Escola Superior de Música de Lisboa, Conservatório Superior de Roterdão, possuindo o Mestrado em Psicologia e Pedagogia da Música (Universidade Nova). É doutorando em Música e Musicologia - Universidade de Évora. Detém vários prémios e uma notável carreira como solista e professor. Foi o grande pioneiro de clarinete baixo em Portugal, desenvolvendo o instrumento e expandindo o repertório. Júri de diversos concursos e solista com várias orquestras e bandas, nacionais e internacionais. Colaborou com: Orquestra Gulbenkian (1989/2015), Sinfonietta de Lisboa, Sinfónica Portuguesa, Orchestrutópica, e Metropolitana de Lisboa. Membro do Grupo Música Contemporânea de Lisboa, Rumos Ensemble, Quarteto de Clarinetes de Lisboa, Extended Duo e presidente da Associação CULTIVARTE. É professor do Conservatório Nacional e da Universidade Évora, sendo artista Selmer Paris e Vandoren.
Licenciou-se em Clarinete na ESMAE, na classe do Prof. António Saiote e concluiu o Mestrado em Música na Universidade de Évora na classe do Prof. Etienne Lamaison. Posteriormente, obteve o Mestrado em Ensino da Música na ESML. Ao longo da sua carreira musical destacou-se com o 1ºPrémio no Concurso Helena Sá e Costa (2003), Grand Prix no Concurso Internacional de Interpretação (2005), 1ºPrémio no Concurso Jovens Músicos na modalidade Solista (categoria A), Prémio Maestro Silva Pereira (2006) e Prémio Eng. António de Almeida (2006). Como solista, apresentou-se com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Clássica do Sul, Orquestra da ESMAE, Orquestra da ESML, OJ Sinfónica de Oviedo, BSP e OCCO. Integrou a Orquestra Gulbenkian (2006-2010) e a Orquestra Iberoamericana (2008), onde trabalhou com prestigiados maestros, como Daniel Baremboin, Kirill Petrenko e Gustavo Dudamel. Colabora regularmente com a Orquestra Sinfónica Portuguesa e Orquestra Gulbenkian. Atualmente, leciona na Academia de Música de Santa Cecília e na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.
Rui Martins é professor de Clarinete na Escola de Música do Conservatório Nacional e na Escola Superior de Música de Lisboa, tendo-lhe sido atribuído o título de Professor Especialista em Março de 2023. Nascido em Lisboa, iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Nacional com o professor António Saiote, sendo presentemente apoiado pelas marcas Vandoren e Buffet Crampon – Paris. Membro fundador do Quarteto de Clarinetes de Lisboa em 1988, atuou com este grupo em quase toda a Europa e continente Americano, tendo gravado 3 CD’s. Aos 20 anos tornou-se solista da orquestra Nova Filarmonia Portuguesa, tendo tocado em todo o país e estrangeiro e gravado vários CD’s. Nos últimos 30 anos colaborou com a Orquestra Gulbenkian (clarinete e Requinta) tendo participado em tournées, gravação de vários CD’s e concertos com solistas como: Maxim Vengerov, Pierre-Laurent Aimard, Maria João Pires, Izhak Perlman, Renée Fleming, entre outros, e Maestros como: M. Zilm, M. Corboz, Franz Bruggen, Rodolf Barshai, G. Rozhdestvensky, entre outros. Rui Martins foi músico da Banda da Força Aérea Portuguesa e obteve vários primeiros e segundos prémios em concursos de clarinete e música de câmara realizados em Portugal, como é o caso do Prémio Jovens Músicos. Nos últimos anos participa como membro do júri nos concursos internacionais Saverio Mercadante e Lisboa.
FAGOTE
Biografia
Natural de Pousos em Leiria, iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos no Orfeão de Leiria e no ano seguinte na Sociedade Artística Musical dos Pousos. Aos 16 anos ingressa no curso de fagote na Escola Profissional de Artes da Beira Interior na classe do professor João Brito. Completou a Licenciatura em Fagote na Escola Superior de Música de Lisboa com o professor Arlindo Santos. Continuou os seus estudos musicais na Musikhögskolan i Malmö na Suécia durante dois anos, na classe do professor Asger Svendsen. Concluiu em 2017 o mestrado de pedagogia na Escola Superior de Música de Lisboa. Ao longo do seu percurso profissional colaborou com as orquestras Filarmonia das Beiras, Gävle Symfoniorkester, Malmö Symfoniorkester, Orquestra de Cascais e Oeiras, Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra Clássica do Sul, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra Sinfónica Portuguesa. Enriqueceu a sua formação profissional com os maestros Adrien Leaper, Alberto Roque, Antonio Pirolli, Emilio Pomarico, Ernest Schelle, Enrico Onofri, Jean - James Judd, Joana Carneiro, Michael Zilm, Pedro Carneiro, Pedro Neves, Petri Sakari, Richard Wartien e Sebastaen Bereau. Frequentou Master Classes com os professores Asger Svendsen, David Borrás, Giorgio Mandolesi, Jørgen Bracht, Matthias Rácz, Pierre Olivier Martens e Stefano Canutti. Foi membro fundador dos grupos de Musica de Câmara; Ar Ensemble e do Ensemble de Palhetas Duplas. Lecciona na Escola de Musica de Linda a Velha e na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional onde lecciona as disciplinas de Fagote, Classe de Conjunto e Música de Câmara.
FLAUTA TRANSVERSAL
Biografia
Concluiu o curso de Flauta do Conservatório Nacional na classe do Prof. Ricardo Ramalho, prosseguindo o estudo do instrumento como bolseiro da Fundação Gulbenkian em Paris (com Debost, Nagle e Cherrier) e em Viena (com Weissberg), frequentando também diversas masterclasses (com Nicolet, Graf, Adorján e Artaud, entre outros). Laureado nos 1ºs Concursos da JMP, apresentou-se como solista e em grupos de câmara em vários países e também na rádio e tv. Flautista do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa desde 2002, integrou também a Nova Filarmonia Portuguesa, tendo colaborado ainda com várias outras orquestras nacionais. Gravou diversos CDs com música portuguesa para flauta e estreou várias obras para o instrumento que lhe foram dedicadas. É professor de Flauta na EAMCN desde 1996, tendo também lecionado em licenciaturas e mestrados em Flauta e orientado diversas masterclasses do instrumento, dentro e fora do País. Tem integrado vários júris de concursos para jovens instrumentistas.
Biografia
Biografia
OBOÉ
Nasceu na Covilhã em 1981. Iniciou os estudos musicais na Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) na classe do professor Luís Vieira onde, em 2000, terminou o curso de oboé. Em 2000 ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra onde trabalhou com os professores Miguel Lahuerta e Kristo Kasmetski (oboé), Pedro Ribeiro e Sally Dean, tendo terminado em 2004 a Licenciatura em Instrumentista de Orquestra. Prosseguiu os seus estudos em Espanha no Centro Musical “Allegro” (Valência) com o professor Jesus Fuster. Em 2006 após concurso, fez parte da Orquestra de L`academia del Teatre del Liceu (Barcelona). Em 2009 iniciou o Mestrado em Música na Escola Superior de Música de Lisboa, obtendo o grau de Mestre em 2011. Frequentou masterclasses com François Leleux, Hansjorg Schellenberger, Cristian Wetzel, Andreas Wittmann, Alex Klein, Omar Zoboli, Isaac Duarte, Charles Frey, Ricardo Lopes, Jean Michel Garetti, Lazlo Hadady, Bernhard Heinrichs e Washington Barella. Como músico convidado tem colaborado com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Filarmónica das Beiras, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Orquestra Fundação Calouste Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra de Sintra , na Lisbon Films Orquestra e na Orquestra POP. Já ministrou também bastantes masterclasses em várias escolas do País . Lecionou no Conservatório de Palmela e no Conservatório Regional Caldas da Rainha. Lecionou no projeto “Orquestra Geração”, entre 2010 e 2018. Atualmente leciona a classe de oboé no Escola Artística de Música e na Academia de Música de Santa Cecília. Terminou em 2020 curso de música antiga, vertente Oboé Barroco na Escola Superior de Música de Lisboa.
Aos 16 anos de idade ingressou no Conservatório Nacional de Lisboa, no curso de Oboé tendo sido aluno do Prof. Lopes da Cruz. Em 2005 termina a Licenciatura em Instrumentista de Orquestra (Oboé) na Academia Nacional Superior de Orquestra, sob a orientação do prof. Hristo Kasmetski. Em 2016 finaliza o Mestrado profissionalizante em Ensino da Música (Oboé) na Escola Superior de Música de Lisboa.
Pertence à Banda Sinfónica do Exército desde 1997 desempenhando funções de solista em Oboé e Corne Inglês.
Participou em diversos cursos de aperfeiçoamento sob a orientação de J.C.Jaboulay, Ernest Rombout, Chistian Wetzel, Isaac Duarte, Washington Barella e Paul Dombrecht.
Tem colaborado como convidado a tocar com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra de Cascais e Oeiras entre outras. Trabalhou com maestros como Lawrence Foster, Ivo Cruz, Christopher Bochamann, Jean-Marc Burfin, Omri Hadari, Joana Carneiro, entre outros. Desde 2009 é professor da classe de oboé na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.
SAXOFONE
Biografia
Hélder Alves diplomou-se pelo Conservatório de Música do Porto com o professor Francisco Ferreira. Estudou na ESMAE com os Professores Henk van Twillert e Fernando Ramos. Concluiu a licenciatura, o mestrado em Música e em Ensino da Música na ESML com o professor José Massarrão. Trabalhou com os professores Mario Marzi, Claude Delangle, Jean-Yves Fourmeau, Vincent David e Ed Boggard. Frequenta o doutoramento na FCSH da UNL.
Obteve vários prémios: 1.º Prémio, nível A, Concurso Internacional Vitor Santos, 2007, 1.º Prémio PJM Música de Câmara - Nível Superior, 2008, 2.º Prémio Concurso de Interpretação do Estoril, 2008 e 2010, 1.º Prémio Concurso Terras de La Sallete, Oliveira de Azeméis, 2008, 2.º Prémio PJM Saxofone Solista - Nível Superior, 2009 e 3.º Prémio Concurso Internacional de Música de Câmara, Salónica, 2010.
Cooperou com vários compositores para a conceção de repertório para saxofone: Tiago Derriça, Sara Ross, Sofia Rocha, Daniel Moreira, Sérgio Azevedo, Benjamin Boone e Matthew Orlovich.
Tocou a solo com: Banda da Armada Portuguesa, Banda Sinfónica da PSP, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Camerata Nov’Arte, Orquestra de Sopros da ESML e Orquestra de Sopros do INATEL.
Colaborou com: Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica de Cascais, Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal, Banda Sinfónica Portuguesa e Ensemble Contemporaneus.
É saxofonista da Banda da Armada Portuguesa, faz parte do Olissipo Saxophone Quartet, toca em várias formações camerísticas improváveis e desenvolve uma atividade musical criativa ligada ao teatro e à pintura.
Foi professor no Piaget de Almada, no Conservatório de Caldas da Rainha, no Conservatório de Música de Cascais e leciona vários cursos em festivais e instituições nacionais e internacionais. Atualmente é docente na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e na Academia de Amadores de Música.
Biografia