OFERTA
EDUCATIVA
Iniciação em Música
O quê? À matriz curricular-base do 1.º ciclo podem acrescer iniciações em Dança e em Música, no âmbito do ensino artístico especializado.
Para quem? Esta oferta destina-se às crianças que frequentam o 1.º ciclo do ensino básico geral. Na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional oferecemos a possibilidade de aprenderem um dos seguintes instrumentos: Acordeão, Alaúde, Clarinete, Contrabaixo, Cravo, Fagote, Flauta de bisel, Flauta transversal, Guitarra clássica, Guitarra portuguesa, Harpa, Oboé, Órgão, Percussão, Piano, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Tuba, Viola da gamba, Violeta, Violino ou Violoncelo.
Curso Básico de Música - 2.º ciclo
O quê? Um percurso de ensino que proporciona uma formação especializada, em que se desenvolvem competências sociais, científicas e artísticas e simultaneamente se obtém o nível básico (2.º ciclo) de educação.
Para quem? Indicada para crianças que revelem aptidões ou talento para ingresso e progressão numa via de estudos artísticos, nomeadamente nos seguintes instrumentos musicais/áreas: Acordeão, Alaúde, Canto, Clarinete, Contrabaixo, Cravo, Fagote, Flauta de bisel, Flauta transversal, Guitarra clássica, Guitarra portuguesa, Harpa, Oboé, Órgão, Percussão, Piano, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Tuba, Viola da Gamba, Violeta, Violino, Violoncelo
[NOTA] O Curso Básico de Música - 2.º ciclo pode ser frequentado nos seguintes regimes:
REGIME ARTICULADO
A frequência de um curso artístico especializado quando assegurado por duas escolas distintas. Por exemplo: os alunos frequentam o Curso Básico de Música - 2.º ciclo, sendo que a formação geral é ministrada numa escola à sua escolha e a formação artística especializada é ministrada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.
REGIME INTEGRADO
A frequência de um curso artístico especializado quando assegurado por um único estabelecimento de ensino. Por exemplo: os alunos frequentam o Curso Básico de Música - 2.º ciclo, sendo que a formação geral e a formação artística especializada são ministradas na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.
REGIME SUPLETIVO
A frequência de um curso artístico especializado quando esta se restringe às componentes de formação artística e científica (esta última no caso dos cursos de nível secundário). Por exemplo: os alunos frequentam o Ensino Básico Geral - 2.º ciclo numa escola à sua escolha e frequentam a formação artística especializada do Curso Básico de Música - 2.º ciclo na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.
Curso Básico de Música - 3.º ciclo
O quê? Um percurso de ensino que proporciona uma formação especializada, em que se desenvolvem competências sociais, científicas e artísticas e simultaneamente se obtém o nível básico (3.º ciclo) de educação.
Para quem? Indicada para crianças que revelem aptidões ou talento para ingresso e progressão numa via de estudos artísticos, nomeadamente nos seguintes instrumentos musicais/áreas: Acordeão, Alaúde, Canto, Clarinete, Contrabaixo, Cravo, Fagote, Flauta de bisel, Flauta transversal, Guitarra clássica, Guitarra portuguesa, Harpa, Oboé, Órgão, Percussão, Piano, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Tuba, Viola da Gamba, Violeta, Violino, Violoncelo
[NOTA] O Curso Básico de Música - 3.º ciclo pode ser frequentado nos seguintes regimes:
REGIME ARTICULADO
A frequência de um curso artístico especializado quando assegurado por duas escolas distintas. Por exemplo: os alunos frequentam o Curso Básico de Música - 2.º ciclo, sendo que a formação geral é ministrada numa escola à sua escolha e a formação artística especializada é ministrada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.
REGIME INTEGRADO
A frequência de um curso artístico especializado quando assegurado por um único estabelecimento de ensino. Por exemplo: os alunos frequentam o Curso Básico de Música - 2.º ciclo, sendo que a formação geral e a formação artística especializada são ministradas na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.
REGIME SUPLETIVO
A frequência de um curso artístico especializado quando esta se restringe às componentes de formação artística e científica (esta última no caso dos cursos de nível secundário). Por exemplo: os alunos frequentam o Ensino Básico Geral - 2.º ciclo numa escola à sua escolha e frequentam a formação artística especializada do Curso Básico de Música - 2.º ciclo na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.
Curso Secundário de Canto
O quê? Um percurso educativo que proporciona uma formação especializada, em que se desenvolvem competências sociais, científicas e artísticas e simultaneamente se obtém o nível secundário (nível de qualificação 3 do Quadro Nacional de Qualificações).
Para quem? Indicada para jovens que revelem aptidões ou talento para ingresso e progressão numa via de estudos artísticos na área do Canto.
[NOTA] O Curso Secundário de Canto pode ser frequentado nos seguintes regimes:
REGIME ARTICULADO
A frequência de um curso artístico especializado quando assegurado por duas escolas distintas. Por exemplo: os alunos frequentam o Curso Básico de Música - 2.º ciclo, sendo que a formação geral é ministrada numa escola à sua escolha e a formação artística especializada é ministrada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.
REGIME INTEGRADO
A frequência de um curso artístico especializado quando assegurado por um único estabelecimento de ensino. Por exemplo: os alunos frequentam o Curso Básico de Música - 2.º ciclo, sendo que a formação geral e a formação artística especializada são ministradas na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.
REGIME SUPLETIVO
A frequência de um curso artístico especializado quando esta se restringe às componentes de formação artística e científica (esta última no caso dos cursos de nível secundário). Por exemplo: os alunos frequentam o Ensino Básico Geral - 2.º ciclo numa escola à sua escolha e frequentam a formação artística especializada do Curso Básico de Música - 2.º ciclo na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.
Curso Secundário de Música
O quê? Um percurso educativo que proporciona uma formação especializada, em que se desenvolvem competências sociais, científicas e artísticas e simultaneamente se obtém o nível secundário (nível de qualificação 3 do Quadro Nacional de Qualificações).
Para quem? Indicada para jovens que revelem aptidões ou talento para ingresso e progressão numa via de estudos artísticos na área da Música, nomeadamente nos seguintes instrumentos musicais/áreas: Acordeão, Alaúde, Canto, Clarinete, Contrabaixo, Cravo, Fagote, Flauta de bisel, Flauta transversal, Guitarra clássica, Guitarra portuguesa, Harpa, Oboé, Órgão, Percussão, Piano, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Tuba, Viola da gamba, Violeta, Violino, Violoncelo.
[NOTA] O Curso Secundário de Música pode ser frequentado nos seguintes regimes:
REGIME ARTICULADO
A frequência de um curso artístico especializado quando assegurado por duas escolas distintas. Por exemplo: os alunos frequentam o Curso Básico de Música - 2.º ciclo, sendo que a formação geral é ministrada numa escola à sua escolha e a formação artística especializada é ministrada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.
REGIME INTEGRADO
A frequência de um curso artístico especializado quando assegurado por um único estabelecimento de ensino. Por exemplo: os alunos frequentam o Curso Básico de Música - 2.º ciclo, sendo que a formação geral e a formação artística especializada são ministradas na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.
REGIME SUPLETIVO
A frequência de um curso artístico especializado quando esta se restringe às componentes de formação artística e científica (esta última no caso dos cursos de nível secundário). Por exemplo: os alunos frequentam o Ensino Básico Geral - 2.º ciclo numa escola à sua escolha e frequentam a formação artística especializada do Curso Básico de Música - 2.º ciclo na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.
Curso Profissional de Instrumentista de Cordas e de Tecla
O quê? Um percurso educativo que proporciona uma formação especializada, em que se desenvolvem competências socioculturais, científicas, técnicas e em contexto de trabalho e simultaneamente se obtém o nível secundário (nível de qualificação 4 do Quadro Nacional de Qualificações).
Para quem? Indicada para jovens que revelem aptidões ou talento para ingresso e progressão numa via de estudos artísticos na área da música que pretendem o ingresso numa oferta educativa e formativa de dupla certificação.
Curso Profissonal de Instrumentista de Sopro e de Percussão
O quê? Um percurso educativo que proporciona uma formação especializada, em que se desenvolvem competências socioculturais, científicas, técnicas e em contexto de trabalho e simultaneamente se obtém o nível secundário (nível de qualificação 4 do Quadro Nacional de Qualificações).
Para quem? Indicada para jovens que revelem aptidões ou talento para ingresso e progressão numa via de estudos artísticos na área da música que pretendem o ingresso numa oferta educativa e formativa de dupla certificação.
Curso Profissional de Instrumentista Jazz
O quê? Um percurso educativo que proporciona uma formação especializada, em que se desenvolvem competências socioculturais, científicas, técnicas e em contexto de trabalho e simultaneamente se obtém o nível secundário (nível de qualificação 4 do Quadro Nacional de Qualificações).
Para quem? Indicada para jovens que revelem aptidões ou talento para ingresso e progressão numa via de estudos artísticos na área da música jazz que pretendem o ingresso numa oferta educativa e formativa de dupla certificação, nomeadamente nos seguintes instrumentos musicais/áreas: Bateria, Contrabaixo, Guitarra, Piano, Saxofone e Voz.