DEPARTAMENTO DE CANTO E ACOMPANHAMENTO AO PIANO 

Coordenação: Professor Daniel Godinho

ACOMPANHAMENTO AO PIANO

ALEXANDRA SIMPSON

Nascida em Paris de pais ingleses, iniciou os seus estudos musicais em França. Depois de obter aos 15 anos um primeiro prémio por unanimidade com menção honrosa do júri da escola nacional de música de Brest, ela entra na classe de piano de Louis Claude Thirion e na classe de música de câmara de Hortense Cartier-Bresson no conservatório nacional da região de Boulogne-Billancourt. Obteve o primeiro prémio três anos mais tarde. Em 1991 ganha o concurso internacional Nérini, em 1992 o concurso de interpretação musical Sept-Chapelle (tendo Dame Moura Limpany como Presidente do júri) e em 1993 o concurso Kersaint (com a pianista Anne Quefellec Presidente do júri), em 1994 obteve o Grand Prix do concurso de piano Bobet Gony em Paris. No mesmo ano, tocou na Rádio France (Paris) para o Maestro Marek Janowski (antigo Maestro da orquestra da Suisse Romande). Foi lhe atribuída uma bolsa pelo Rotary Clube que lhe permitiu estudar nos estados unidos, na universidade de Indiana,com o pianista Georgy Sebok e na classe de música de câmara de Rostislav Dubinsky. Em 1997 entrou na orquestra Metropolitana de Lisboa onde tocou como solista e em recitais de música de câmara, foi professora na Academia Superior da Orquestra até 2012. Colaborou regularmente com a orquestra da Fundação Gulbenkian e a orquestra Sinfônica Portuguesa do Teatro São Carlos onde tocou sob a direção de maestros como Esa Peka Salonen, Jeffrey Tate, Eliahu Inbal, Josep Pons, David Gimenez, Lionel Bringuier, Pascal Rophé, Jean Sébastien Béreau, Jean Claude Casadesus, Pedro Neves, António Vitorino d'Almeida. É profissionalizada desde 2015, obteve o título de especialista em 2022. É actualmente professora na escola artística de música do conservatório nacional e na Escola Superior de Música de Lisboa.

ANA LUÍSA MONTEIRO

Reconhecida pela sua sensibilidade artística e excelência colaborativa, Ana Monteiro é uma pianista colaborativa de prestígio, cujo talento a tem levado a actuar nos mais importantes palcos da Europa.

Natural de Lisboa, Portugal, construiu uma carreira sólida e versátil, destacando-se no acompanhamento vocal e instrumental, bem como na música de câmara.

Formou-se na Academia Nacional Superior de Orquestra, onde concluiu a Licenciatura em Piano, Música de Câmara e Acompanhamento sob a orientação da pianista Savka Konjikusic. O seu percurso académico prosseguiu com um Mestrado em Piano Performance na Universidade de Évora, sob a tutela de António Rosado, e culminou na prestigiada Guildhall School of Music and Drama (Londres), onde obteve um Mestrado em Piano Accompaniment com o apoio da Worshipful Company of Environmental Cleaners e da Eduard and Marianne Loeser Award.

A sua formação foi enriquecida por masterclasses com mestres de renome internacional, incluindo Vladimir Viardo, Paul Badura-Skoda, Luis Moura Castro, Boris Berman, Naum Grubert e Leslie Howard, assim como cursos especializados em Lied e repertório vocal com Graham Johnson, Martin Katz, Julius Drake, Roger Vignoles e Jonathan Papp, entre outros.

O talento de Ana Monteiro foi reconhecido em competições internacionais, tendo conquistado o 2.º Prémio de Acompanhamento de Piano no Wales International Competition e, em 2012, o Prémio de Acompanhamento no 6o Rotary Foundation Singing Competition.

Como pianista acompanhadora e camerista, já se apresentou em salas de concerto de prestígio em Portugal, Países Baixos e Inglaterra, incluindo o icónico Royal Festival Hall, Holywell Music Room e Barbican Hall, onde a sua expressividade e capacidade de comunicação musical cativaram público e crítica.

Paralelamente à sua carreira performativa, Ana Monteiro dedica-se intensamente ao ensino da Leitura à Primeira Vista e Acompanhamento.

Com um olhar inovador sobre o ensino do piano, Ana Monteiro é a criadora do Projecto Prima Vista, um método patenteado que visa auxiliar no desenvolvimento da leitura à primeira vista, uma das competências mais desafiantes para pianistas. Este projecto tem sido uma ferramenta valiosa para alunos e professores, optimizando a aprendizagem e facilitando a fluidez na leitura musical.

Actualmente, exerce funções como docente na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa e no Conservatório Regional de Artes do Montijo.

A sua versatilidade, musicalidade refinada e compromisso com a arte do acompanhamento fazem de Ana Monteiro uma pianista altamente procurada, consolidando o seu lugar como uma referência no mundo da música colaborativa.

CÂNDIDO FERNANDES

Nasceu em 1989. Em 2001, iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música do Porto na classe da Professora Manuela Costa. Concluiu o Curso de Mestrado em Música pela Universidade de Évora, é titular do grau de Mestre em Ensino da Música pela Escola Superior de Música de Lisboa, e Mestre em Administração Escolar pela Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE onde frequenta atualmente o Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar. Exerceu funções como Técnico Superior na Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. entre 2019 e 2022. Ao longo do seu percurso artístico foi premiado em concursos nacionais e internacionais de piano e de música de câmara, destacando-se o 1.º prémio na categoria de Música de Câmara - nível superior do Prémio Jovens Músicos, com o duo XaSonaiP. É Pianista Acompanhador da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional desde 2008-2009, instituição da qual é Diretor desde 15 de dezembro de 2023.

DANA RADU

Natural da Roménia, formou-se na Universidade de Música de Bucareste. Foi premiada em vários concursos, gravou programas para Rádio e TV de Bucareste e TV Cultura no Brasil.

Entre 2000 e 2018 residiu no Brasil, foi pianista da Fundação OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e professora de piano da Escola Municipal de Música da Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

Participou como pianista, professora ou pianista acompanhadora em vários Festivais ou Concursos Internacionais, como : Festival Internacional de Música Campos do Jordão, Festival Internacional de Música de Petrópolis, Concurso Internacional Cidade de Fundão, Concurso Internacional de Música Terras de La Salette, Concurso Internacional de Clarinete de Lisboa, Festival Verão Clássico .

Colabora ainda como pianista acompanhadora na Academia Superior de Orquestra .

É integrante do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa e apresenta-se regularmente em recitais a solo ou de música de câmara.

Participa ainda nos concertos da série “Solistas da Metropolitana “ , organizada pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Como professora de piano incluiu o corpo docente de escolas e conservatórios e faculdades na Romênia, no Brasil e em Portugal : Escola Municipal de Música e Artes Plásticas “Carmen Sylva”- Ploiesti, Escola de Música do St.Paul’s - British International School de São Paulo, Faculdade Carlos Gomes - São Paulo , Escola Municipal de Música de São Paulo, Academia de Música de Obidos, Instituto Gregoriano de Lisboa.

Os seus alunos tem obtido prémios nos principais concursos de piano do país e no estrangeiro.

Atualmente exerce atividade como professora de piano e pianista acompanhadora na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa e na Academia de Música de Santa Cecília.

DANIEL GODINHO

Daniel Godinho apresentou-se como pianista em Espanha, França, Holanda e Reino Unido, para além de Portugal - incluindo importantes eventos tais como o Festival Internacional de Música de Mafra, o Festival das Artes de Coimbra, o Festival CisterMúsica de Alcobaça e ainda em inúmeros concertos para a Antena 2. Em 2014 gravou o seu primeiro CD com o soprano Inês Simões - dedicado ao repertório de canção ibérica - e preparam actualmente um segundo álbum com música portuguesa do século XXI. Foi pianista acompanhador no Instituto Piaget e na Escola Superior de Música de Lisboa e é, desde 2001, professor na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Tem acompanhado em vários concursos nacionais, como o Prémio Jovens Músicos, o Prémio de Interpretação do Estoril e o Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa. A sua paixão pela música vocal e coral tem-no levado a colaborar com vários coros, nomeadamente o Coro Gulbenkian, e a desenvolver um trabalho contínuo com o soprano Inês Simões - explorando um repertório de canção muito abrangente, incluindo música dos séculos XX e XXI. Tem trabalhado também com muitos outros jovens cantores líricos. Daniel Godinho estudou na Escola Superior de Música de Lisboa e na Academia Nacional Superior de Orquestra, onde foi aluno de Alexei Eremine. Antes disso, licenciou-se também em Formação Musical na ESML. Especializou-se no acompanhamento de Lied, em 2007 no Conservatório de Amesterdão e em 2010 na Deutsche Lied Akademie em Trossingen. Foi-se aperfeiçoando como pianista de repertório vocal com os músicos Rudolf Jansen, Axel Bauni, Eugene Asti, Udo Reinemann, Jan Philip Schulze, David Selig, José Brandão e Sarah Walker.

DANIELA IGNAZZITTO

Nascida na cidade de Palermo, Itália, inicia os seus estudos musicais no Conservatório "V. Bellini" da sua cidade, onde se diploma em piano com classificação máxima cum laude e onde segue também o curso de composição. Depois de ter concluído o curso de piano, inicia o seu aperfeiçoamento musical frequentando vários cursos anuais e master classes com a pianista Lya De Barberiis. Em Setembro de 1999 é convidada, como professora de piano e acompanhadora no Conservatório Regional de Ponta Delgada, Açores, onde leciona durante dois anos. Desde 2001 é professora de piano na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e na Academia Amadores de Música de Lisboa. Em Portugal continua o seu aperfeiçoamento musical frequentando o curso de licenciatura em piano na Escola Superior de Música de Lisboa, com o Professor Jorge Moyano em piano e com a Professora Olga Prats em música de câmara concluindo a sua licenciatura em 2004 com 19 valores. Ao longo do seu aperfeiçoamento tem frequentado variadas master classes orientadas por pianistas como Aldo Ciccolini, Sequeira Costa, Dimitri Baskirov, Avidis Kouyoumdjian. A sua actividade artística inclui recitais a solo e de música de câmara, realizados para algumas importantes instituições musicais tais como Teatro Massimo e Amici della Musica de Palermo, Associazione Musicale Dino Ciani de Milão, Societá dei Concerti de Roma, Associazione Musicale Etnea de Catania, DRAC de São Miguel, Açores, Centro Cultural de Belem de Lisboa, Festival do Convento dos capuchos de Almada, Teatro de Vila Real, Raízes Ibéricas de Oeiras, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. Dos instrumentistas com quem colaborou em Música de Câmara destacam-se músicos como Lya De Barberiis, Giovanni Sollima, Gabriela Canavilhas, Marcos Lázaro, Irene Lima, Viviana Caiolo, Nuno Silva, Catherine Strynckx, Luis Pacheco Cunha, João Paulo Santos. Desde 2001 tem realizado vários concertos a solo e de música de camara em direto para a RTP (Radio Televisão Portuguesa) e a RDP, alguns deles gravados ao vivo. Atualmente está a frequentar a pós-graduação em Psicoterapia Corporal Integrativa no IPPC e a completar a sua supervisão como terapeuta do Psicotrauma orientada à identidade (IOPT).

GRAZIA DI VENERE

Grazia Di Venere, pianista e cravista Italiana, concluiu a sua formação em Piano e Cravo, com nota máxima, louvor e menção honrosa, no Conservatorio "N.Piccinni" de Bari, Italia. Participou e ganhou muitos concursos nacionais de Piano e Cravo e participou também em diferentes masterclasses nacionais e internacionais de Piano e Cravo com importantes professores (Edith Murano, Sergio Fiorentino, Emilia Fadini, Aldo Ciccolini). Desde o ano 2000 reside em Portugal onde ensinou Piano e Cravo e foi professora acompanhadora em Conservatórios e Academias (Ponta Delgada, Guarda, Covilha, Setubal, Lisboa). Actouou em muitos concertos, tanto como Pianista e Cravista solista, também como em muitas formações de camara. Desde o ano de 2006, é Professora Acompanhadora no Conservatório Nacional de Lisboa e atualmente é Professora de Pratica e Leitura ao Teclado.

HÉLDER MARQUES

Discípulo de Maria Christina Lino Pimentel, Jorge Moyano, Pietro De Maria e Roberto Szidon. Trabalhou ainda com João Paulo Santos, Nuno Vieira de Almeida, Siegfried Mauser e Christian de Bruyn. Tem colaborado com diferentes instituições na correpetição e direcção de ópera. É frequentemente requisitado para acompanhar masterclasses e provas de concurso de jovens cantores e instrumentistas.  Pianista do Ensemble Darcos, apresentou-se em recitais a solo, com orquestra e de música de câmara. Presentemente exerce funções de professor acompanhador na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa, e no Conservatório de Música da Física "Luís António Maldonado Rodrigues", em Torres Vedras.

JOANA BARATA

Biografia

JOÃO CRISÓSTOMO

João Crisóstomo nasceu em Lisboa em 1974. Foi aluno de piano de Aurélia Bastos, Ana Sousa Lima,  Jorge Moyano e Roberto Szidon. Gerhard Schultz, Thomas Brandis, Claus-Christian Schuster e Johannes Goritzki, são outros dos músicos importantes na sua formação. É Licenciado em Piano pela Robert Schumann Hochschule Düsseldorf, Mestre em Artes Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, e Mestre em Ensino de Piano pela Escola Superior de Música de Lisboa. Apresentou-se em numerosos concertos e espetáculos, quer a solo ou integrado noutros agrupamentos. Fundação Gulbenkian, Casa da Música, CCB, Teatro Nacional de São Carlos, são alguns dos palcos onde actuou. É membro fundador do Trio Pessoa. Tem um projeto artístico com o violinista Otto Pereira, com quem se apresenta em concerto. Desde 2004 é professor na Escola Artística de Música Conservatório Nacional. As suas áreas de especialização são o reportório para canto e para violoncelo.

JOSÉ MANUEL BRANDÃO

Natural do Porto, fez os seus estudos de piano sob a orientação de Helena Sá e Costa. Diplomado em 1986 pelo Conservatório da mesma cidade, foi nesse ano premiado com o 2º lugar ex-æquo no Concurso Nacional de Piano da Juventude Musical Portuguesa. Licenciou-se em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Na Guildhall School of Music and Drama, onde estudou com Graham Johnson, realizou a pós-graduação em Acompanhamento ao Piano, obtendo os prémios para melhor pianista acompanhador nos concursos John Ireland’95 e Schubert Lieder’96. Complementou os estudos em repertório vocal com Paul Hamburger, Martin Katz e Ruben Lifschitz e obteve o grau de Mestre em Música pela Universidade de Aveiro. Tocou nos Festivais de Royaumont, do Estoril, de Coimbra, no Museu e nas Temporadas de Música da Fundação Gulbenkian e do CCB, Ópera de Lille, RDP. O Guardador de Canções é o projeto no âmbito do qual explora o universo da canção acompanhada ao piano. É professor na EAMCN desde o ano 2000.

JOSÉ PAULO FREIRE

Biografia

PEDRO VIEIRA DE ALMEIDA

Concluiu a licenciatura em piano em 2002 na Escola Superior de Música de Lisboa. Em 2004, começou a frequentar o Mestrado em Artes Musicais - Música de Câmara - "Universidade Nova de Lisboa" e "Escola Superior de Música de Lisboa", que concluiu com nota máxima. Em 2008 fez a profissionalização em serviço. Em 1995 e 2002 foi premiado, respetivamente, no Concurso de Piano da "Juventude Musical Portuguesa" e no Concurso de Música de Câmara do "Prémio Jovens Músicos". Artisticamente tem tido uma intensa atividade musical: em concertos, festivais, masterclass, etc. principalmente em colaboração com cantores líricos. Tem sido convidado para acompanhar ao piano o Concurso Internacional de Música Terras de Santiago (modalidade de Canto). Trabalhou em teatro, cinema e televisão. É professor na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (Lisboa). Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1994 e 1997.

RUI PINHEIRO

Foi Maestro Titular da OCS - Orquestra Clássica do Sul (agora Orquestra do Algarve) entre 2015 e 2022 e, durante 3 edições, Director Artístico do FIMA – Festival Internacional de Música do Algarve.

Foi Maestro Associado da Orquestra Sinfónica de Bournemouth (Reino Unido) entre 2010 e 2012.

Desempenhou os cargos de Maestro da Orquestra do Conservatório Nacional de Lisboa (2005 – 2008) e, em Londres, Director Musical do Ensemble Serse – companhia de ópera barroca em instrumentos de época, e fundador do Ensemble Disquiet – agrupamento dedicado à divulgação da música contemporânea portuguesa (2008 – 2010).

É regularmente convidado para dirigir as principais orquestra nacionais (Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Gulbenkian, Filarmonia das Beiras, Orquestra do Norte, Orquestra Clássica da Madeira, etc.).

Tem uma relação de estreita colaboração com o GMCL – Grupo de Música Contemporânea de Lisboa e AREPO – Ópera e Artes Contemporâneas onde estreou óperas de câmara de Luís Soldado.

Adquiriu um vasto repertório, desde o período Barroco à Música Moderna, de Ensembles de Câmara até formações Sinfónicas, com incursões pela Ópera, Ballet e Teatro.

Ministrou masterclasses de Direcção de Orquestra no Centro Superior Katarina Gurska (Madrid) e no Conservatorio Superior de Música de Aragón (Zaragoza).

Após concluir a Licenciatura em Piano (ESMAE), pós-graduação em Piano e Música de Câmara (Academia Ferenc Liszt de Budapeste) e o Mestrado em Artes Musicais (Universidade Nova de Lisboa), obtém o grau de Mestre em Direcção de Orquestra (MMus) do Royal College of Music de Londres.

SARA FERNANDES

Sara Fernandes nasceu em Lisboa. Iniciou os estudos musicais na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, na classe de piano da professora Mariana Cruz, terminando o Curso Complementar de Piano na Escola de Música do Conservatório Nacional, com 19 valores, na classe de piano do professor Joaquim Baptista Fernandes. Ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa onde estudou piano com os professores Jorge Moyano (piano), Olga Prats e Nuno Inácio (música de câmara). Ao abrigo do programa ERASMUS trabalhou com o professor Stanislaw Tichonow, no Joseph Haydn Konservatorium, em Eisenstadt (Áustria). É Mestre pela Universidade de Évora (Performance em Piano), onde foi orientada pelos professores António Rosado e Paul Wakabayashi. Frequentou classes de aperfeiçoamento com Helena Sá e Costa, Luiz de Moura Castro, Paul Badura-Skoda, Miguel Henriques, Fausto Neves, Caio Pagano, António Rosado e Artur Pizarro. É professora de piano na Academia Musical dos Amigos das Crianças e pianista acompanhadora na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.

SAVKA DJORDJEVIC

Savka Konjikusic, Piano Pianista de origem Sérvia, acabou os estudos superiores na Academia Superior de Arte de Novi Sad onde estudou com os professores R. Jovicic e Velislava Palacorova. Prosseguiu os seus estudos no Conservatório Real de Haia onde concluiu o Mestrado com o pianista Naum Grubert e com Tan Crone (música de câmara). Durante os seus estudos ganhou vários prémios em concursos nacionais. Participou em masterclasses de piano com Arbo Valdma, Konstantin Bogino, Gyorgy Sebok e Vladimir Tropp. Apresenta-se regularmente em recitais a solo e em formações de música de câmara tanto em Portugal, como no estrangeiro, nas mais prestigiadas salas de concertos, entre elas o Concertgebouw em Amsterdão , St Martin in the Fields , Universidade Gutenberg ,Teatro Monumental Madrid... . Muitos dos seus concertos foram transmitidos pela rádio e pela televisão.(Antena 2 , BBC, RTS etc..). Gravou em 2008 um CD para a etiqueta P&B com obras de Chopin e Scriabin em 2014 gravou com o Trio Cremeloque para a editora Solomusica e recentemente para a editora Naxos CD com obras de Beethoven. Todos os CD s receberam excelentes criticas pela impresa internacional. Desde 1992 é pianista associada na Orquestra Metropolitana de Lisboa. Como docente exerce funções de professora e pianista acompanhadora na Orquestra Metropolitana de Lisboa e na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa.

TATIANA BALYUK

Biografia

VERA ESTEVEZ

Vera Estevez iniciou os seus estudos musicais com a Professora Lidia Lantos, prosseguindo os seus estudos mais tarde no Conservatório Nacional de Lisboa, na classe de piano do Professor Joaquim Baptista Fernandes. Concluiu o Mestrado com profissionalização em Piano pelo Conservatório de Maastricht sob orientação da Professora Katia Veekmans. Anteriormente licenciou-se em Música - Piano pela ESMAE, com o Professor Constantin Sandu e também em Ciências Musicais pela UNL. Participou em numerosas master classes nacionais e internacionais dadas por pedagogos de renome internacional. Foi finalista no "1º Concurso Internacional de Música de Câmara" em Alcobaça (Portugal) com o Trio Diclave. Tem concertos regulares em Portugal, Espanha, Holanda e na Etiópia. Participou também em vários cursos e festivais Nacionais e Internacionais e gravou para a rádio Portuguesa e Holandesa. Tem lecionado em diversos Conservatórios e Escolas de Música desde 2008.

ALEMÃO

TÂNIA VALENTE

Doutorada em Música e Musicologia, ramo de Interpretação, pela Universidade de Évora, a cantora e professora Tânia Valente divide a sua carreira artística com a de docente de Alemão na Escola de Música do Conservatório Nacional e no CMLM e de investigadora no CESEM (NOVA/FCSH) e no CET-FLUL. Iniciou os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas: Estudos Ingleses e Alemães (Faculdade de Letras de Lisboa) e em Canto (Escola Superior de Música de Lisboa).

É formadora certificada, convidada regular de palestras, autora de artigos científicos/jornalísticos e do livro A Língua Portuguesa no Canto Lírico: contexto histórico e relações entre técnica e fonética. Em 2017 lançou o seu primeiro disco Cancioneiro Musical Português de Gustavo Romanoff Salvini com o pianista Bernardo Marques e convidados, projecto com o apoio da Fundação GDA. Em 2020 publicou uma reedição crítica moderna de As minhas lições de Canto: Notas ao vaccai para uso dos portugueses do mesmo Gustavo Salvini, editado pela AVA.

Para além de já se ter apresentado em ópera em Portugal e ainda em recitais em Portugal, Bélgica e França, é membro do Coro Gulbenkian.

Foi autora e apresentadora dos programas de rádio Claraboia: música e literatura portuguesa e “Haskalah”: Judeus na música Alemã e N’uma palavra para a RDP-Antena 2.

CANTO

ANA PAULA RUSSO

Como solista tem actuado em inúmeros concertos de Lied, ópera e oratória, quer no nosso país, quer no estrangeiro. Destacam-se, nomeadamente, trabalhos para a Fund. Gulbenkian, RTP, RDP, Europália-91 (em Bruxelas), Lisboa 94  Capital da Cultura e a participação nos Festivais de Música dos Capuchos, Leiria, Estoril, Algarve, P. de Varzim, F. da Foz e no Festival Internacional de Macau. Dos muitos concertos e recitais citamos obras como O Livro dos Jardins Suspensos de Schönberg, Les Noces de Stravinsky, Les Illuminations de Britten, a Cantata op.29 de Webern, obras de Chagas Rosa, os Carmina Burana de Orff, os Stabat Mater de Rossini e Dvorak entre outras.  A sua carreira tem tido um destaque especial no âmbito da ópera e música cénica podendo ser referidos os papéis de: Rosina (O Barbeiro de Sevilha), Oscar (O Baile de Máscaras), Marie (A Filha do Regimento), Ninette (O Amor das Três Laranjas), Musetta (La Bohéme), Adele (O Morcego), Clorinda (La Cenerentola), Condessa Ernesta (As Damas Trocadas), Hanna (A Viúva Alegre), Najade (Ariadne auf Naxos), Cunegonde (Candide), Vespetta (Pimpinone), Eurydice (Orfeu nos Infernos), Rouxinol (na ópera homónima de Stravinsky), The English Cat (Henze), D. Anna (D. Giovanni), entre muitos outros. Foi escolhida para desempenhar um dos papéis principais da ópera Corvo Branco de Philip Glass, levada à cena na Expo 98 e no Teatro Real de Madrid e, em Julho de 2001, no New York State Theatre (Lincoln Center  Nova Iorque).

LARISSA SAVCHENKO

Mezzo-soprano. Nasceu na Ucrânia.

Estudou no Conservatório Nacional de P.I.Tchaikovsky de Kiev e obteve o diploma de Canto Lírico. Trabalhou de 1985 dás 1997 no Teatro de Ópera de Kiev, interpretou os seguintes papéis: Madalena (em Rigoletto de G. Verdi), Siebel (em Faust de Gounod), Olga (em Eugeni Onegin de Tchaikovsky), Duenia (em Mosteiro Noivado de Prokofiev), Marta (em Iolanta de Tchaikovsky), Liubacha (em A Noiva do Czar de Rimsky-Korsakov) e L’Enfant et les Sortilèges de Maurice Ravel, entre os outros papeis compositores ucranianos.

Em 1997, foi convidada a trabalhar como professora de canto para Academia de Musica na ilha Graciosa, em 1999 trabalhou no Conservatório Regional de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, Açores. Em 2001, começou a sua actividade como professora de canto no Conservatório Nacional de Lisboa, bem como membro do Coro do Teatro Nacional de S. Carlos.

Nas Temporadas do Teatro nacional de São Carlos entre 2001 e 2016 realizou vários papeis como solista nas seguintes obras: cantata Alexander Nevsky de S. Prokofiev, papel de Catherine em Jeanne d’Arc au Bûcher de Arthur Honegger, Petitte Messe Solennelle de G. Rossini, Stabat Mater de A. Dvorák e interpretou o papel da Suzuki em Madame Batterfly de Puccini, Iolanta de P.Tchaikovsky Trabalhou com os seguintes maestros: Volodymyr Gluchko, Zoltan Pesko, Jonatahn Webb, Cristopher Bochmann, José Lobo, João Paulo Santos, Vladymyr Fedoseev. Em 2007 foi convidada a cantar no elenco de Iolanta de P. Tchaikovsky no Teatro de Arena di Verona, Itália, com o maestro Vladymyr Fedoseev. Em 2008 entrou no elenco da ópera Aleko de Rachmaninov com a direcção do maestro Will Humburg, Charodeika de Tchaikovsky. Em 2009 interpretou papel de terceira dama da ópera Elektra de Strauss na Fundação Calouste Gulbenkian com Maestro Lawrence Foster. Em 2010 interpretou o papel da Larina de ópera Eugeni Onegin de P.Tchaikovsky com Maestro Michail Yurowski.

Em 2011 foi convidada cantar Cantata Alexandre Nevsky de S.Prokofiev com maestro Lawrence Foster na Fundação Calouste Gulbenkian.

Em 2015 foi solista ca Cantata Alexandre Nevsky, do S.Prokofiev no Centro Cultural do Belem nos Dias de Musica, sobre a direcção do Maestro João Paulo Santos.

Em 2016 foi convida para papel Mamma Lucia, da ópera “Cavalleria Rusticana” do Pietro Mascagni,no Festival ao Largo do Teatro Nacional de São Carlos com maestro Domenico Lungo.

Em 2017 participou no Concerto da abertura de Dias de Musica no Centro Cultural de Belém, onde cantou o papel do solista em Cantata do S.Prokofiev, “Ivan Terrível” com Maerstro Mykola Diadiura.

Em 2017 cantou Sinfonia N14, Op.135 do Shostakovich com Orquestra de Metropolitana com Maestro Yan Mikirtoumov.

Em 2022, cantou na Sinfonia N3 das “das lamentações” do compositor polaco Henryck Goréski no Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães em abril com Maestro Vítor Matos.

MANUELA DE SÁ

Manuela de Sá formou-se em Canto e Piano no Conservatório de Música do Porto. Foi bolseira da Fundação Gulbenkian e da SEC. Apresentou-se em Portugal e no estrangeiro entre 1981/2002 em diferentes formações com piano, guitarra, flauta, clarinete, cravo, violoncelo e nos auditórios da Gulbenkian e CAM, no âmbito das Jornadas de Mús. Contemporânea. Fez primeiras audições e é dedicatária de obras portuguesas e espanholas. Licenciada em Canto na Escola Superior de Canto, Madrid. Desde 1987 leciona no Conservatório Nacional (QND): membro do Conselho Pedagógico (17 anos), prof. cooperante da ESML e GSMD ; membro do Conselho Geral nos últimos 10 anos. É formadora pelo M.E. no C.F. Calvet de Magalhães, realizando Ações de Formação na EAMCN desde 1994 e Masterclasses, desde 2004, com professores nacionais e estrangeiros. Apresenta, com José Brandão, projetos temáticos para a Cid. Univ. Paris, F. Gulbenkian em Paris, Sorbonne e EAMCN. É autora do livro "Segredos da Voz". Realizou estudo sobre a anatomofisiologia do Canto Lírico.

NUNO VILALLONGA

Nuno de Vilallonga Barítono natural de Lisboa iniciou os estudos de canto com a cantora Elisete Bayan e com o tenor José Carlos Xavier no Conservatório Nacional de Musica de Lisboa.

Com bolsa de estudos do Governo Espanhol obteve o grau de Mestre na Escola Superior de Canto de Madrid sob a orientação das professoras Catedráticas Marimi del Pozo e Ana Maria Olália.

Obteve o reconhecimento pela Universidade de Aveiro no Departamento de Arte e Comunicação.

Aperfeiçoou-se com Monserrat Caballé, Vicente Sardinero e Pedro Lavirgen, Jose Maria Mena.

Actuou em diversos festivais de música em Portugal, Espanha, U.S.A. Macau, Goa,França e

Itália.

Foi dirigido por maestros tais como Manuel Ivo Cruz, Nicolay Lalov, Ferreira Lobo, Fernando Eldoro, Jorge Mata, Miguel Zanetti, Armando Vidal, Álvaro Cassuto entre outros.

Interpretou os papeis titulares de barítono das operas Rigoleto. Traviata. Trovador, Bohéme, Nabucco, Gianni Schichi.Elixir d Amore,

No género oratório cantou o Requiem de Verdi, Stabat Matter de Rossini.Stabat Mater Dvorjak Requiem de Mozart. Messias de Handel. Judas Macabeus de Bach, Requiem de Bomtempo, Magnificat Bach, Actuou com o Real Teatro da Ópera de Queluz.

É professor titular de canto da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional de Lisboa. Tendo sido professor substituto na Academia de Sta Cecilia. Orientou Master Classes na Escola Superior de canto de Madrid e foi professor convidado durante dois anos na Universidade de Upsalla na Suécia.

Foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem Pró-Mérito Melitense da Ordem Soberana e Militar de Malta sendo também Cavaleiro da Assembleia Portuguesa da mesma Ordem.

RUTE BUTRA

Estudou Piano e Canto na EAMCN e, enquanto bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, fez a Licenciatura em Canto na Guildhall School of Music and Drama. É Mestre, diplomada com bolsa de mérito, em Ensino Especializado da Música – variante de Canto - pela Escola Superior de Música de Lisboa. Frequentou vários cursos de aperfeiçoamento técnico vocal e estilístico e colaborou com diversos agrupamentos musicais portugueses em inúmeros concertos, gravações e digressões. Foi Professora de Canto em várias escolas de música e coopera regularmente como técnica vocal em projetos que envolvam crianças e jovens. É professora de Canto da EAMCN desde 2001 onde também já lecionou Coro do 1º. ao 5º. grau, fez seminários sobre metodologias inovativas na área da pedagogia vocal dirigida a adolescentes, foi professora cooperante em estágios de Mestrado, participou no desenvolvimento do Curso Básico de Canto e do Curso Profissional de Voz e faz parte da equipa criativa do “Atelier de Artes Performativas”.

ITALIANO

MARCELLO SACCO

Biografia