Departamento de Classes de Conjunto
Coordenação: Professor Tiago Marques
Atelier Musical
Bruno Cochat
Licenciado pela Escola Superior de Dança – Ramo de Espetáculo. Profissionalizado em Criação Coreográfica (D04), pela Universidade Aberta.
Iniciou os seus estudos em dança em 1983 na Companhia Nacional de Bailado e Ballet Gulbenkian. Professor de Expressão Dramática na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional desde 2003 até ao presente.
Professor de Expressão Dramática na Escola Voz do Operário, Lisboa.
Colaborador regular do PAD - Projeto de Aproximação à Dança – Companhia Nacional de Bailado.
Primeiro Coordenador de “Estúdios Victor Córdon”, projeto educativo da Companhia Nacional de Bailado e Teatro Nacional de São Carlos – OPART.
Colaborador regular da “Orquestra Geração”.
“Formador de Formadores” da APEM – Associação Portuguesa de Educação Musical.
Produtor na Escola de Música do Conservatório Nacional, onde inaugurou a temporada de concertos “Le Foyer”, entre 2011 e 2016.
Programador do mês de Abril/2012 na Baixa-Chiado PT Bluestation.
Artista convidado do Festival TODOS/2019.
Programador do Serviço Educativo do Teatro Maria Matos.
Diretor artístico de LAP (Laboratório de Artes Performativas) desde 2016.
Membro de EducAR – Educadores Anti-Racistas.
Assessor para a Produção e Comunicação da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.
Trabalha também como coreógrafo, destacando das suas criações:
NU MEIO – co-criação com Filipa Francisco
RITUAIS DE LUTO/A – EXPO 98
QUEBRA-NOZES – CCB
O PERIGO DA DANÇA – Teatro da Trindade
KOPD’ÁGUA – Clube Estefânia
CARPE DIEM – Teatro Camões/Companhia Nacional de Bailado
A FIXAÇÃO PROIBIDA – Centro Cultural Caldas da Rainha – Dia Mundial da Dança, 2010
BABAR, o pequeno elefante – Teatrinho do Conservatório Nacional.
1HD – Uma História da Dança – Companhia Nacional de Bailado – Teatro Camões
AGORA – Grupo 23 – Silêncio. FMM (Sines) e Teatro São Luiz
AQUI – coautoria com Filipa Francisco e Ricardo A. Freitas, Festival Todos/2019 e 2020.
SERÁ QUE TALVEZ? – Criação para LAP – Teatro Maria Matos, Junho 2022
TIPO CENAS - Criação para LAP – Teatro Maria Matos, Junho 2023
Para o Atelier Musical da EAMCN, encenou ou coencenou “Flauta Mágica”, “Brundibar”, “Tutti Fan Frutti” e “Vamos Construir uma Cidade”, “Vou-me Embora, Vou Partir”, entre outros.
Francisco Pessoa Júnior
Biografia
Ruben Santos
Biografia
Coro
Margarida Simas
Biografia
Nathanael Júnior
Concluiu o Curso Secundário de Piano no Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro (Brasil). Sua formação académica tem por base a Filosofia e a Música, áreas onde obteve o grau de Mestre em 2012 e 2017, respectivamente. De 2006 a 2015 colaborou como professor de Educação Musical dentro do projeto das Atividades de Enriquecimento Curricular em várias escolas dos Concelhos de Sintra, Lisboa e Vila Franca de Xira e professor de Formação Musical, Classe de Conjunto e Pianista Acompanhador no Conservatório de Música de Sintra. Desde 2015 colabora com a Escola Artística de Música do Conservatório Nacional como professor de Coro e Formação Musical, nas classes de Coro da Sede e dos Pólos de Loures, Seixal e Amadora. Integra atualmente o Cetobriga Chamber Choir e o Projeto Polaris, ambos dirigidos pelo Maestro Gonçalo Lourenço.
Teresa Cordeiro
É Licenciada em Música pela Universidade de Évora, na classe de canto da professora Liliana Bizineche. Professora de Coro na Escola de Música do Conservatório Nacional desde 2007, onde dirige os coros do Atelier Musical e o ComPasso; Foi Soprano no Coro de Câmara de Lisboa entre 1993 e 2020. Realizou concertos em vários países europeus, na Ásia, América e África. Com este coro participou em diversas gravações para a rádio, televisão, e nos registos discográficos: Missa e Dixit Dominus de Carlos Seixas; Natal a Cappella; Canções Populares Portuguesas; Música Coral Portuguesa do Século XX ; Capela do Rei Magnânimo; O Natal na América Latina; Missa Grande de Marcos Portugal; Eurico Carrapatoso A Cappella e A Cappella Sacro; Dom Pedro de Cristo. Coordenou a equipa da Música da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, que teve como missão a escolha do repertório, assim como a formação do coro e da orquestra, responsáveis pela interpretação musical nas celebrações centrais com o Papa Francisco.
Tiago Marques
Tiago Marques estudou Piano e Canto na Escola de Música do Conservatório Nacional (AEMCN), Composição na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) e Direcção Coral no Conservatorium van Amsterdam e na ESML. Participou em cursos e workshops com, entre outros, Darmon Meader, Peter Eldridge, Lauren Kinhan, Kim Nazarian, Phil Mattson, Michele Weir, Anders Edenroth, Ward Swingle e Jonathan Rathbone. Dirigiu e ensaiou coros de repertório muito variado – ópera, música coral sinfónica, música antiga, música moderna e Close Harmony, entre outros – em Portugal, na Holanda e na República Checa. Cantou também em diversos coros e agrupamentos de alto nível em Portugal e nos Países Baixos. É professor de Coro na AEMCN desde 2005. Dirige desde 2008 o coro Musaico, da AEMCN, e desde 2011 o Coro da Ermida, de Paço de Arcos. É também compositor e arranjador galardoado internacionalmente. Composições e arranjos seus foram interpretados e gravados por coros e grupos vocais em Portugal e nos Países Baixos.
Música de Câmara
Anna Tomasik
De origem polaca, iniciou os seus estudos em Lodz tendo prosseguido a sua aprendizagem na Academia Chopin de Varsóvia. Concluiu o mestrado em piano nesta escola em 1979 com mais altas classificações e ao mesmo tempo recebeu o diploma de curso de pedagogia. Desenvolveu a sua carreira como solista ainda na Polônia realizando vários concertos como solista e em agrupamentos de música de câmara. Ao mesmo tempo trabalhou em Opera de e Escola Superior de Música de Lodz. Em 1984 iniciou a sua atividade em Portugal. Colaborou com Fundação Gulbenkian em festivais de Sintra, Madeira e Açores. Atua como solista com Orquestra Sinfónica de RTP e Orquestra Metropolitana. É professora de música de câmara na EAMCN de Lisboa desde 1985 e colabora como pianista associada de Orquestra Metropolitana de Lisboa desde 1992 realizando com frequência os recitais de Música de Câmara.
Orquestras
Pedro Ferreira
Biografia
Tiago Oliveira
Tiago Oliveira, iniciou o seu percurso musical aos oito anos de idade na Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense. De seguida, dedicou-se ao estudo de piano no Conservatório Regional Silva Marques em Alhandra com a Professora Sandra Almeida. Mais tarde ingressou no Instituto Gregoriano de Lisboa, onde iniciou estudos de canto com a Professora Elsa Cortez e piano com o professor Karl Martin Gerhardt, tendo assim concluído o curso secundário de piano. Terminou as Licenciaturas em Canto na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) e em Piano na Universidade de Évora, simultaneamente. Mais tarde, concluiu o Mestrado em Piano na Universidade de Évora, investigando "A estadia de Fernando Lopes-Graça em Paris (1937-1939) e respetiva influência na sua obra para piano" na sua tese, sob a orientação da Professora Doutora Ana Telles Béreau. Desde 2011, dedicou-se ao estudo de Direção de Orquestra, em Lisboa, com Jean-Sébastien Béreau. Como maestro convidado dirigiu: Ensemble Vocal MPMP, Orquestra Sinfonietta (Gaia); Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Sinfónica de Loures, Orquestra Clássica do Sul; Orquestra Clássica da Madeira; Orquestra de Câmara da GNR; Orquestra Académica da Universidade de Coimbra; Orquestra Clássica do Centro, Sinfonietta de Ponta Delgada, Orquestra Sem Fronteiras e o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa e foi também maestro da Sociedade Artística Musical Carvalhense e coordenador pedagógico da Escola de Música. Em 2019 terminou o Mestrado em Ensino da Música - vertente Direção de Orquestra na Escola Superior de Música de Lisboa, sob orientação do Professor Jean-Marc Burfin. Foi professor de Piano e Acompanhador na Ourearte – Escola de Música e Artes de Ourém. Atualmente é professor de Orquestra na Escola de Música do Conservatório Nacional em Lisboa e desde setembro de 2017 é maestro e diretor artístico da Orquestra Académica da Universidade de Lisboa.