DEPARTAMENTO DE CLASSES DE CONJUNTO
Coordenação: Professor Tiago Marques
Coordenação: Professor Tiago Marques
ATELIER MUSICAL
Licenciado pela Escola Superior de Dança – Ramo de Espetáculo. Profissionalizado em Criação Coreográfica (D04), pela Universidade Aberta.
Iniciou os seus estudos em dança em 1983 na Companhia Nacional de Bailado e Ballet Gulbenkian. Professor de Expressão Dramática na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional desde 2003 até ao presente.
Professor de Expressão Dramática na Escola Voz do Operário, Lisboa.
Colaborador regular do PAD - Projeto de Aproximação à Dança – Companhia Nacional de Bailado.
Primeiro Coordenador de “Estúdios Victor Córdon”, projeto educativo da Companhia Nacional de Bailado e Teatro Nacional de São Carlos – OPART.
Colaborador regular da “Orquestra Geração”.
“Formador de Formadores” da APEM – Associação Portuguesa de Educação Musical.
Produtor na Escola de Música do Conservatório Nacional, onde inaugurou a temporada de concertos “Le Foyer”, entre 2011 e 2016.
Programador do mês de Abril/2012 na Baixa-Chiado PT Bluestation.
Artista convidado do Festival TODOS/2019.
Programador do Serviço Educativo do Teatro Maria Matos.
Diretor artístico de LAP (Laboratório de Artes Performativas) desde 2016.
Membro de EducAR – Educadores Anti-Racistas.
Assessor para a Produção e Comunicação da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.
Trabalha também como coreógrafo, destacando das suas criações:
NU MEIO – co-criação com Filipa Francisco
RITUAIS DE LUTO/A – EXPO 98
QUEBRA-NOZES – CCB
O PERIGO DA DANÇA – Teatro da Trindade
KOPD’ÁGUA – Clube Estefânia
CARPE DIEM – Teatro Camões/Companhia Nacional de Bailado
A FIXAÇÃO PROIBIDA – Centro Cultural Caldas da Rainha – Dia Mundial da Dança, 2010
BABAR, o pequeno elefante – Teatrinho do Conservatório Nacional.
1HD – Uma História da Dança – Companhia Nacional de Bailado – Teatro Camões
AGORA – Grupo 23 – Silêncio. FMM (Sines) e Teatro São Luiz
AQUI – coautoria com Filipa Francisco e Ricardo A. Freitas, Festival Todos/2019 e 2020.
SERÁ QUE TALVEZ? – Criação para LAP – Teatro Maria Matos, Junho 2022
TIPO CENAS - Criação para LAP – Teatro Maria Matos, Junho 2023
Para o Atelier Musical da EAMCN, encenou ou coencenou “Flauta Mágica”, “Brundibar”, “Tutti Fan Frutti” e “Vamos Construir uma Cidade”, “Vou-me Embora, Vou Partir”, entre outros.
Biografia
CORO
Biografia
Concluiu o Curso Secundário de Piano no Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro (Brasil). Sua formação académica tem por base a Filosofia e a Música, áreas onde obteve o grau de Mestre em 2012 e 2017, respectivamente. De 2006 a 2015 colaborou como professor de Educação Musical dentro do projeto das Atividades de Enriquecimento Curricular em várias escolas dos Concelhos de Sintra, Lisboa e Vila Franca de Xira e professor de Formação Musical, Classe de Conjunto e Pianista Acompanhador no Conservatório de Música de Sintra. Desde 2015 colabora com a Escola Artística de Música do Conservatório Nacional como professor de Coro e Formação Musical, nas classes de Coro da Sede e dos Pólos de Loures, Seixal e Amadora. Integra atualmente o Cetobriga Chamber Choir e o Projeto Polaris, ambos dirigidos pelo Maestro Gonçalo Lourenço.
É Licenciada em Música pela Universidade de Évora, na classe de canto da professora Liliana Bizineche. Professora de Coro na Escola de Música do Conservatório Nacional desde 2007, onde dirige os coros do Atelier Musical e o ComPasso; Foi Soprano no Coro de Câmara de Lisboa entre 1993 e 2020. Realizou concertos em vários países europeus, na Ásia, América e África. Com este coro participou em diversas gravações para a rádio, televisão, e nos registos discográficos: Missa e Dixit Dominus de Carlos Seixas; Natal a Cappella; Canções Populares Portuguesas; Música Coral Portuguesa do Século XX ; Capela do Rei Magnânimo; O Natal na América Latina; Missa Grande de Marcos Portugal; Eurico Carrapatoso A Cappella e A Cappella Sacro; Dom Pedro de Cristo. Coordenou a equipa da Música da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, que teve como missão a escolha do repertório, assim como a formação do coro e da orquestra, responsáveis pela interpretação musical nas celebrações centrais com o Papa Francisco.
Tiago Marques estudou Piano e Canto na Escola de Música do Conservatório Nacional (AEMCN), Composição na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) e Direcção Coral no Conservatorium van Amsterdam e na ESML. Participou em cursos e workshops com, entre outros, Darmon Meader, Peter Eldridge, Lauren Kinhan, Kim Nazarian, Phil Mattson, Michele Weir, Anders Edenroth, Ward Swingle e Jonathan Rathbone. Dirigiu e ensaiou coros de repertório muito variado – ópera, música coral sinfónica, música antiga, música moderna e Close Harmony, entre outros – em Portugal, na Holanda e na República Checa. Cantou também em diversos coros e agrupamentos de alto nível em Portugal e nos Países Baixos. É professor de Coro na AEMCN desde 2005. Dirige desde 2008 o coro Musaico, da AEMCN, e desde 2011 o Coro da Ermida, de Paço de Arcos. É também compositor e arranjador galardoado internacionalmente. Composições e arranjos seus foram interpretados e gravados por coros e grupos vocais em Portugal e nos Países Baixos.
MÚSICA DE CÂMARA
Ana Castanhito estudou na classe de harpa da Escola de Música do Conservatório Nacional com as professoras Clotilde Rosa e Andreia Marques. Foi depois estudar no Royal College of Music, em Londres, com o harpista Ieuan Jones, onde esteve entre 2005 e 2009. Terminou em 2012 o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa. Entre 2014 e 2018 foi a professora de harpa nesta mesma escola. Como harpista, a Ana tem colaborado regularmente com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Gulbenkian e Sinfonietta de Lisboa, entre outros. Da sua actividade performativa a solo destacam-se as apresentações com o Coro Infantil da Universidade de Lisboa (Ceremony of Carols, de Benjamin Britten), os Concertos para Bebés, os Recitais a Solo e a apresentação das Danças Sagrada e Profana de Debussy, com a Sinfonietta de Lisboa. Colaborou com outros músicos na realização de concertos de câmara, com especial destaque para o trabalho no Grupo de Música Contemporânea de Lisboa; duo de flauta e harpa (com as flautistas Marta Llaval, Rute Gomes e Ana Mendes); trio de harpa, flauta e viola de arco; e com cantoras (Filipa Lopes, Patrycja Gabrel e Carolina Figueiredo). Integrada em agrupamentos musicais ou orquestras, Ana actuou em alguns dos maiores palcos portugueses (Teatro Nacional de São Carlos, Gulbenkian, Casa da Música, Teatro Camões, Teatro São Luiz, CCB, entre outros) e em cidades europeias, tais como: Paris, Londres, Barcelona, Madrid, Zagreb, Trieste, Milão. Nos últimos anos, o seu interesse pela harpa histórica e pela interpretação historicamente informada levaram-na a procurar formação junto de especialistas como Sara Águeda (harpa de duas ordens) e Mara Galassi (harpa doppia), com quem estuda actualmente na ESMUC (Escola Superior de Música da Catalunha), em Barcelona. Como professora, Ana Castanhito foi responsável por projectos como Dias de Verão com Harpa, Harpejando e os Dias da Harpa (EAMCN), acreditando que a harpa deve ser divulgada e conhecida por todos, de forma estimulante, acessível e com qualidade. A Ana é a professora de harpa da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional desde 2010.
Como solista tem actuado em inúmeros concertos de Lied, ópera e oratória, quer no nosso país, quer no estrangeiro. Destacam-se, nomeadamente, trabalhos para a Fund. Gulbenkian, RTP, RDP, Europália-91 (em Bruxelas), Lisboa 94 Capital da Cultura e a participação nos Festivais de Música dos Capuchos, Leiria, Estoril, Algarve, P. de Varzim, F. da Foz e no Festival Internacional de Macau. Dos muitos concertos e recitais citamos obras como O Livro dos Jardins Suspensos de Schönberg, Les Noces de Stravinsky, Les Illuminations de Britten, a Cantata op.29 de Webern, obras de Chagas Rosa, os Carmina Burana de Orff, os Stabat Mater de Rossini e Dvorak entre outras. A sua carreira tem tido um destaque especial no âmbito da ópera e música cénica podendo ser referidos os papéis de: Rosina (O Barbeiro de Sevilha), Oscar (O Baile de Máscaras), Marie (A Filha do Regimento), Ninette (O Amor das Três Laranjas), Musetta (La Bohéme), Adele (O Morcego), Clorinda (La Cenerentola), Condessa Ernesta (As Damas Trocadas), Hanna (A Viúva Alegre), Najade (Ariadne auf Naxos), Cunegonde (Candide), Vespetta (Pimpinone), Eurydice (Orfeu nos Infernos), Rouxinol (na ópera homónima de Stravinsky), The English Cat (Henze), D. Anna (D. Giovanni), entre muitos outros. Foi escolhida para desempenhar um dos papéis principais da ópera Corvo Branco de Philip Glass, levada à cena na Expo 98 e no Teatro Real de Madrid e, em Julho de 2001, no New York State Theatre (Lincoln Center Nova Iorque).
Fernando Costa tem-se afirmado nos últimos anos como um valor seguro da nova geração de intérpretes em Portugal. As suas performances são marcadas por uma forte presença em palco, combinando um estilo dinâmico e impulsivo com a sua expressividade e sensibilidade musicais. Violoncelista português nascido em 1991, iniciou os estudos de violoncelo com Valter Mateus e em 2013 terminou a Licenciatura, com classificação máxima, na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo no Porto, na classe de violoncelo de Jed Barahal. Concluiu, em 2015, o Mestrado em Performance Musical sob a orientação do prestigiado violoncelista António Meneses, na Hochschule der Künste Bern, na Suíça. Teve a oportunidade de actuar como solista acompanhado pela Orquestra Gulbenkian, Orquestra do Norte, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Sinfonieta da ESMAE, entre outras. Apresenta-se tanto a solo como em música de câmara, tendo actualmente uma regular actividade musical em Portugal e no estrangeiro. Entre os seus recentes projectos, destacam-se as digressões pelo Brasil, EUA, China e a participação em festivais em Portugal, Alemanha, França e Azerbaijão. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian entre 2013 e 2015. Desde 2015, já publicou 3 álbuns, tendo sido recentemente editado o seu 3o CD – Heritage – juntamente com o pianista Luís Costa, para a editora KNS Classical.
Filipe António da Silva Coelho inicia os seus estudos musicais na ARTAVE, onde conclui o curso complementar na classe do professor Paulo Silva. Em 1998 ingressa na ANSO na classe de trompete do professor Dr. David Burt . Em 2003 termina a licenciatura na Academia Nacional Superior de Orquestra e é admitido na Staatliche Hochschule für Musik Karlsruhe estudando com Reinhold Friedrich e Dr. Edward Tarr. Conclui em 2013 o Mestrado em Ensino de Música na Anso-Universidade Lusíada. Frequentou masterclasses com Eric Aubier, Philip Smith, Hakan Hardenberger, Pierre Thibaud, Michael Sachs, Mathias Hoffs entre outros. Participou no 1o Concurso Nacional de Trompete de Castelo de Paiva, onde obteve o 3o prémio da classe A (nível superior). Foi laureado em 1998 na categoria superior do Premio Jovens Músicos. Foi durante a temporada 2013 solista B convidado da Orquestra do Algarve. Como músico convidado colabora regularmente com orquestras portuguesas tais como Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica Portuguesa. É membro fundador do Quinteto de Trompetes Almost6, tendo- se apresentado a solo com a banda da GNR e gravado o cd “Sopros em Laboratório”. Apresentou-se com diversas formações de câmara e ensembles em Portugal, Espanha, França e Alemanha. Atualmente lecciona a classe de trompete na Escola de Música do Conservatório Nacional e na Escola Profissional Metropolitana.
Biografia
Nasceu na cidade de Ponta Delgada, Açores. Estudou Guitarra Clássica no Conservatório desta cidade com Luciano Lombardi, Gianna de Toni e Hamilton Gonçalves. Completou em 2008 a Licenciatura em Alaúde e Teorba pelo Departamento de Música da Universidade de Évora, sendo bolseira da Fundação Medeiros e Almeida. Nesta Universidade também estudou canto com a mezzo-soprano Liliana Bizineche-Eisinger. No mesmo ano, é admitida no programa de Mestrado em Performance (MMUS) - Práticas de Interpretação Histórica na Faculdade de Música Antiga do Trinity College of Music (Londres), que concluiu em 2010. Aqui, estudou Alaúde renascentista, Alaúde barroco, Guitarra barroca e Teorba com David Miller; Basso Contínuo com James Johnstone e David Miller; Viola da gamba com Alison Crum; Teoria e Interpretação da Música Antiga (Medieval, Renascimento e Barroco) com Phillip Thorby, Belinda Sykes e Stephen Preston; Música de Câmara com Rebecca Miles, Alison Crum, Tim Taver-Brown e Walter Reiter. Helena participou em masterclasses em Portugal, Inglaterra, Bélgica e Itália com professores e instrumentistas de referência, tais como, Jacob Heringman, Frances Kelly, Dr. Anne Daye, John Crawford, Bart Coen, Owen Rees, Dominique Vellard, Peter Phillips, Graham O'Reilly, entre outros. Como intérprete, Helena tem atuado em Portugal, Espanha, Inglaterra, Holanda, Bélgica, Itália e Alemanha, com diversos ensembles, tanto como solista, contínuo / acompanhamento. Actuou nacional e internacionalmente em diversos festivais e casas de concerto, como por exemplo: Lübecker Lauten Lust (Alemanha), Festival Onde Muziek (Utrecht), Encontros de Música Antiga de Loulé e Ciclo de Música Antiga - Sons Antigos a Sul (Algarve), Internationale Luitedagen (Holanda), Reencontros (Sintra), "Carmina Antiqva" Music Festival (Espanha), Festival Sons de Almada Velha (Almada), Ciclo - Um Músico um Mecenas (Lisboa), Festival de Música Antiga de Castelo Novo (Castelo Novo), Masterproef Lemmeninstitut (Bélgica), entre outros. É membro desde 2013 da European Lute Orchestra, com quem actua regularmente em diferentes cidades europeias. Em 2012 gravou o Concerto para Alaúde de Vivaldi para a WESO (The West European Symphony Orchestra). Em 2016 gravou para a Antena 2, juntamente com Joana Amorim (traverso), uma peça escrita para as duas intérpretes pelo compositor argentino Daniel Schvetz. No ano de 2017 participou como música na série televisiva d'época "Madre Paula" da RTP1. Em 2019 saiu o Documentário "Il Sogno mio d'Amore", de Nathalie Mansoux e Miguel Cabral, onde Helena pode ser vista com a sua classe em alguns momentos do ano lectivo no Conservatório Nacional. Em 2024 irá gravar com o Nasoni Ensemble um disco de música baroca portuguesa do compositor António Lopes Nogueira. Na temporada 2017/2018, Helena tocou continuo na obra Il Combattimento di Tancredi e Clorinda de Claudio Monteverdi no Theater Lübeck, na Alemanha, num total de 16 récitas, sob a direção do maestro Andreas Wolf. Em Novembro de 2020, na Fundação Calouste Gulbenkian, Helena foi solista convidada na ópera Dido e Eneas de Henry Purcell, sob a direção de Maxim Emelyanychev e em Dezembro de 2022 com a Oratória de Natal de J. S. Bach, sob a direcção de Peter Dijsktra. Helena, presentemente, ensina e coordena o programa de Música Antiga na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa. É desde 2017 a directora artística e professora no Early Music Summer Camp em Castelo Novo. Mais informações: http://www.helenaraposo.com
Nasceu em Ponta Delgada, São Miguel, Açores. Estudou com Shelley Ross, na Academia de Música da Ribeira Grande e no Conservatório Regional de Ponta Delgada, concluindo o 8.º grau no Conservatório Regional de Ponta Delgada e o 12.º ano na Escola Secundária Antero de Quental em regime articulado no curso de instrumento, e com Aníbal Lima, diplomando-se pela Academia Nacional Superior de Orquestra, em Lisboa, tendo sido bolseiro de mérito da Fundação Medeiros e Almeida. João Andrade tem vindo a beneficiar do contacto com importantes personalidades nacionais e internacionais como Zakhar Bron (Escola Superior Rainha Sofia, Madrid), Serguei Kravchenko, Alexander Trostiniansky (Conservatório Tchaikovsky de Moscovo), Boris Garlitsky (Conservatório Superior de Música e Dança de Paris, Hochschule für Musik und Theater, Hamburgo), Danusha Waskiewickz (Orquestra Filarmónica de Berlim), entre outras, tendo frequentado a Meadowmount School of Music (Nova Iorque, EUA), na classe de violino de Gerardo Ribeiro e de música de câmara de Steven Rochen, Mellisa Kraut, Kathryn Votapek, Patricia McCarty. Apresentou-se em recitais a solo e música de câmara em Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Estados Unidos da América e Brasil, tendo sido nomeado para a categoria «Revelação» pelo jornal «Correio dos Açores» nos «Mais dez de 2009» pelos seus recitais com o pianista russo Alexei Eremine no Teatro Micaelense em Ponta Delgada, São Miguel, Açores. Em 2011 foi semi-finalista no concurso internacional «Jovens Violinistas 2011» em Lisboa e no concurso da RTP/RDP «Prémio Jovens Músicos 2011 – Violino, Nível Superior». Apresentou-se como solista à frente da Orquestra de Câmara de Ponta Delgada e Horta Camerata e Camerata Atlântica em obras para violino e orquestra de Vivaldi, Mozart e Beethoven. Em 2013 foi convidado a integrar a Camerata Atlântica, formada por instrumentistas da Orquestra Gulbenkian e Orquestra Sinfónica Portuguesa com direção artística de Ana Beatriz Manzanilla, atuando nas principais salas e festivais portugueses. Tem vindo a colaborar regularmente com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Ensemble do Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra de Câmara Portuguesa, entre outros agrupamentos. Depois de leccionar no Ensino Integrado de Música da Casa Pia de Lisboa e na Escola de Música do Colégio Moderno, é actualmente docente da classe de violino da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional desde 2019.
Após licenciar-se pela Escola Superior de Música de Lisboa sob a orientação de Piñero Nagy e de Olga Prats, realizou a Pós-graduação em Interpretação Musical da Escuela Luthier de Artes Musicales, Barcelona, onde estudou com Ricardo Gallén. 1º Prémio (Ex-aequo) nos concursos internacionais de Sernancelhe e “Fernando Sor”, Roma. Obteve também o 2o Prémio no I Encuentro de Guitarra “Norba Caesarina” em Cáceres, Espanha. Foi solista com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Sinfónica Portuguesa e é chamado frequentemente a colaborar com agrupamentos sinfónicos como a Orquestra Nacional do Porto- Casa da Música, Orquestra do Sul, Orquestra do Teatro Mariinsky de S.Petersburgo, ou grupos instrumentais como a Camerata Lysy Gstaad (Suíça),Orchestrutópica (Lisboa), Capdeville Ensemble e o REMIX Ensemble Casa da Música-onde é guitarrista convidado desde 2005. A solo e em agrupamentos de câmara já se apresentou na Áustria, Alemanha, Suíça, Espanha, Itália, Inglaterra e Holanda. A colaboração com compositores ocupa uma parte central na sua relação com a música, sendo o dedicatário de obras de Sérgio Azevedo, Ana Seara, Fernando N. Lobo, Ângela Lopes, Eli Camargo Jr., Ângela da Ponte, António Sousa Dias e Patrícia S. Almeida. Realizou gravações para a Antena 2, RTP, RTP Internacional e WDR (Alemanha). Lecciona na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.
Estudou no Conservatório Nacional, Escola Superior de Música de Lisboa, Conservatório Superior de Roterdão, possuindo o Mestrado em Psicologia e Pedagogia da Música (Universidade Nova). É doutorando em Música e Musicologia - Universidade de Évora. Detém vários prémios e uma notável carreira como solista e professor. Foi o grande pioneiro de clarinete baixo em Portugal, desenvolvendo o instrumento e expandindo o repertório. Júri de diversos concursos e solista com várias orquestras e bandas, nacionais e internacionais. Colaborou com: Orquestra Gulbenkian (1989/2015), Sinfonietta de Lisboa, Sinfónica Portuguesa, Orchestrutópica, e Metropolitana de Lisboa. Membro do Grupo Música Contemporânea de Lisboa, Rumos Ensemble, Quarteto de Clarinetes de Lisboa, Extended Duo e presidente da Associação CULTIVARTE. É professor do Conservatório Nacional e da Universidade Évora, sendo artista Selmer Paris e Vandoren.
Paulo Jorge Ferreira, habilitado perante prova pública com o título de especialista em Acordeão/Performance, tem realizado recitais a solo e concertos de música de câmara, tanto a nível nacional como internacional. Durante o seu percurso atuou em algumas das mais importantes salas de concerto da Europa. Participou como instrumentista em diversas estreias de obras para acordeão solo, música de câmara, ensemble e orquestra. Trabalha assiduamente com compositores portugueses, fomentando a criação de novo repertório português para acordeão. Apresentou-se a solo com Remix Ensemble, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra de Câmara de Colónia, Banda Sinfónica Portuguesa, Sinfonietta de Ponta Delgada e Sinfonietta de Braga, trabalhando com maestros de reconhecida qualidade internacional. Colabora regularmente com Remix Ensemble, Ensemble Darcos, Orquestra Gulbenkian e Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Gravou dois cd’s a solo, “Percursos” editado pela etiqueta “Numérica”, “Contemporary Works for Accordion” incluído no catálogo da CalandaMusic e “Escape” (Stretto Duo) em música de câmara, publicado pela Artway Records. Paralelamente, a sua atividade como compositor tem-se desenvolvido significativamente, escrevendo obras para instrumentos solo, música de câmara e orquestra. Atualmente é professor de acordeão e música de câmara na Escola Superior de Artes Aplicadas em Castelo Branco e na Escola de Música do Conservatório Nacional. Alguns dos seus alunos e grupos de música de câmara têm obtido primeiros prémios em concursos nacionais e internacionais de acordeão e de música de câmara. Tem sido unanimemente considerado um músico preponderante no desenvolvimento artístico do acordeão em Portugal.
Biografia
Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional de Tomar ingressando, depois, na Escola Profissional de Música de Almada na classe de Saxofone do professor Alberto Roque. Prosseguiu os estudos na Escola Superior de Música de Lisboa onde se licenciou e concluiu o Mestrado na classe de Saxofone do professor José Massarrão. Enquanto estudante, foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Trabalhou com alguns dos mais conceituados saxofonistas mundiais: Daniel Deffayet (1922-2002), Jean-Yves Fourmeau, Claude Delangle, Jean-Marie Londeix, entre outros.
Tem sido convidada a integrar diversas orquestras e a participar em projectos nacionais e internacionais.
Na sua actividade enquanto solista, tem estreado peças de vários compositores: Eternotempoeterno (2001) de Daniel Schvetz, para saxofone barítono solo, Fluxos de Jorge Machado, para saxofone barítono e vibrafone e Facing echo de Eli Camargo Jr., para saxofone alto e marimba.
É fundadora e membro do duo de Saxofone e Piano Double Trouble com a pianista Zdeňka Košnarová, grupo que actuou diversas vezes em Lisboa com particular destaque para os concertos realizados na Fundação Calouste Gulbenkian bem como na República Checa onde apresentou em estreia absoluta a peça do compositor Eli Camargo Jr. Solo a Solo (2012).
Paralelamente, tem colaborado com o Teatro do Eléctrico como directora musical em diversos projectos teatrais com encenação de Ricardo Neves- Neves.
Actualmente é membro do Olissipo Saxophone Quartet, Orquestra de Jazz do Algarve, Reunion Big Jazz Band e Claus Nymark Big Band. Com os Xutos e Pontapés participou como convidada especial no concerto O Circo de Feras, em 2007, editado em 2008 em DVD.
Lecciona Saxofone e Música de Câmara na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.
Savka Konjikusic, Piano Pianista de origem Sérvia, acabou os estudos superiores na Academia Superior de Arte de Novi Sad onde estudou com os professores R. Jovicic e Velislava Palacorova. Prosseguiu os seus estudos no Conservatório Real de Haia onde concluiu o Mestrado com o pianista Naum Grubert e com Tan Crone (música de câmara). Durante os seus estudos ganhou vários prémios em concursos nacionais. Participou em masterclasses de piano com Arbo Valdma, Konstantin Bogino, Gyorgy Sebok e Vladimir Tropp. Apresenta-se regularmente em recitais a solo e em formações de música de câmara tanto em Portugal, como no estrangeiro, nas mais prestigiadas salas de concertos, entre elas o Concertgebouw em Amsterdão , St Martin in the Fields , Universidade Gutenberg ,Teatro Monumental Madrid... . Muitos dos seus concertos foram transmitidos pela rádio e pela televisão.(Antena 2 , BBC, RTS etc..). Gravou em 2008 um CD para a etiqueta P&B com obras de Chopin e Scriabin em 2014 gravou com o Trio Cremeloque para a editora Solomusica e recentemente para a editora Naxos CD com obras de Beethoven. Todos os CD s receberam excelentes criticas pela impresa internacional. Desde 1992 é pianista associada na Orquestra Metropolitana de Lisboa. Como docente exerce funções de professora e pianista acompanhadora na Orquestra Metropolitana de Lisboa e na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa.
Sérgio Nogueira, nasceu em 1979, em Leiria, e iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos na SAMP. No ano de 1995 ingressou na EMCNL na Classe de Percussão, tendo, em 2004, concluído, com o Professor Carlos Voss. Nesse mesmo ano ingressou na ESML, concluindo, em 2008. Em 2016 concluiu a Profissionalização em Percussão e Música de Conjunto, na Universidade Aberta. Ao longo do seu percurso tem dado vários workshops e masterclasses e tem gravado vários cd´s com diversas formações. Frequentou diversos Workshops: Zildjian com Anders Astrand; Bateria com André de Sousa Machado, Acácio Salero, Alexandre Frazão, Eduardo Lopes e Steve Gadd; Tambores Japoneses; e Percussão com Takiro Tomata, Ney Rosauro, Rui Gomes, Jean-françois Lézé e Richard Buckley. Tem colaborado com várias orquestras do país, destacando a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, na qual acompanhou José Carreras, Plácido Domingo e Andrea Bocelli no Altice Arena. Atualmente é professor de percussão nas Escolas: EAMCNL e AAML.
Tiago Oliveira, iniciou o seu percurso musical aos oito anos de idade na Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense. De seguida, dedicou-se ao estudo de piano no Conservatório Regional Silva Marques em Alhandra com a Professora Sandra Almeida. Mais tarde ingressou no Instituto Gregoriano de Lisboa, onde iniciou estudos de canto com a Professora Elsa Cortez e piano com o professor Karl Martin Gerhardt, tendo assim concluído o curso secundário de piano. Terminou as Licenciaturas em Canto na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) e em Piano na Universidade de Évora, simultaneamente. Mais tarde, concluiu o Mestrado em Piano na Universidade de Évora, investigando "A estadia de Fernando Lopes-Graça em Paris (1937-1939) e respetiva influência na sua obra para piano" na sua tese, sob a orientação da Professora Doutora Ana Telles Béreau. Desde 2011, dedicou-se ao estudo de Direção de Orquestra, em Lisboa, com Jean-Sébastien Béreau. Como maestro convidado dirigiu: Ensemble Vocal MPMP, Orquestra Sinfonietta (Gaia); Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Sinfónica de Loures, Orquestra Clássica do Sul; Orquestra Clássica da Madeira; Orquestra de Câmara da GNR; Orquestra Académica da Universidade de Coimbra; Orquestra Clássica do Centro, Sinfonietta de Ponta Delgada, Orquestra Sem Fronteiras e o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa e foi também maestro da Sociedade Artística Musical Carvalhense e coordenador pedagógico da Escola de Música. Em 2019 terminou o Mestrado em Ensino da Música - vertente Direção de Orquestra na Escola Superior de Música de Lisboa, sob orientação do Professor Jean-Marc Burfin. Foi professor de Piano e Acompanhador na Ourearte – Escola de Música e Artes de Ourém. Atualmente é professor de Orquestra na Escola de Música do Conservatório Nacional em Lisboa e desde setembro de 2017 é maestro e diretor artístico da Orquestra Académica da Universidade de Lisboa.
Grazia Di Venere, pianista e cravista Italiana, concluiu a sua formação em Piano e Cravo, com nota máxima, louvor e menção honrosa, no Conservatorio "N.Piccinni" de Bari, Italia. Participou e ganhou muitos concursos nacionais de Piano e Cravo e participou também em diferentes masterclasses nacionais e internacionais de Piano e Cravo com importantes professores (Edith Murano, Sergio Fiorentino, Emilia Fadini, Aldo Ciccolini). Desde o ano 2000 reside em Portugal onde ensinou Piano e Cravo e foi professora acompanhadora em Conservatórios e Academias (Ponta Delgada, Guarda, Covilha, Setubal, Lisboa). Actouou em muitos concertos, tanto como Pianista e Cravista solista, também como em muitas formações de camara. Desde o ano de 2006, é Professora Acompanhadora no Conservatório Nacional de Lisboa e atualmente é Professora de Pratica e Leitura ao Teclado.
Foi Maestro Titular da OCS - Orquestra Clássica do Sul (agora Orquestra do Algarve) entre 2015 e 2022 e, durante 3 edições, Director Artístico do FIMA – Festival Internacional de Música do Algarve.
Foi Maestro Associado da Orquestra Sinfónica de Bournemouth (Reino Unido) entre 2010 e 2012.
Desempenhou os cargos de Maestro da Orquestra do Conservatório Nacional de Lisboa (2005 – 2008) e, em Londres, Director Musical do Ensemble Serse – companhia de ópera barroca em instrumentos de época, e fundador do Ensemble Disquiet – agrupamento dedicado à divulgação da música contemporânea portuguesa (2008 – 2010).
É regularmente convidado para dirigir as principais orquestra nacionais (Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Gulbenkian, Filarmonia das Beiras, Orquestra do Norte, Orquestra Clássica da Madeira, etc.).
Tem uma relação de estreita colaboração com o GMCL – Grupo de Música Contemporânea de Lisboa e AREPO – Ópera e Artes Contemporâneas onde estreou óperas de câmara de Luís Soldado.
Adquiriu um vasto repertório, desde o período Barroco à Música Moderna, de Ensembles de Câmara até formações Sinfónicas, com incursões pela Ópera, Ballet e Teatro.
Ministrou masterclasses de Direcção de Orquestra no Centro Superior Katarina Gurska (Madrid) e no Conservatorio Superior de Música de Aragón (Zaragoza).
Após concluir a Licenciatura em Piano (ESMAE), pós-graduação em Piano e Música de Câmara (Academia Ferenc Liszt de Budapeste) e o Mestrado em Artes Musicais (Universidade Nova de Lisboa), obtém o grau de Mestre em Direcção de Orquestra (MMus) do Royal College of Music de Londres.
ORQUESTRAS
Biografia
Biografia
Tiago Oliveira, iniciou o seu percurso musical aos oito anos de idade na Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense. De seguida, dedicou-se ao estudo de piano no Conservatório Regional Silva Marques em Alhandra com a Professora Sandra Almeida. Mais tarde ingressou no Instituto Gregoriano de Lisboa, onde iniciou estudos de canto com a Professora Elsa Cortez e piano com o professor Karl Martin Gerhardt, tendo assim concluído o curso secundário de piano. Terminou as Licenciaturas em Canto na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) e em Piano na Universidade de Évora, simultaneamente. Mais tarde, concluiu o Mestrado em Piano na Universidade de Évora, investigando "A estadia de Fernando Lopes-Graça em Paris (1937-1939) e respetiva influência na sua obra para piano" na sua tese, sob a orientação da Professora Doutora Ana Telles Béreau. Desde 2011, dedicou-se ao estudo de Direção de Orquestra, em Lisboa, com Jean-Sébastien Béreau. Como maestro convidado dirigiu: Ensemble Vocal MPMP, Orquestra Sinfonietta (Gaia); Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Sinfónica de Loures, Orquestra Clássica do Sul; Orquestra Clássica da Madeira; Orquestra de Câmara da GNR; Orquestra Académica da Universidade de Coimbra; Orquestra Clássica do Centro, Sinfonietta de Ponta Delgada, Orquestra Sem Fronteiras e o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa e foi também maestro da Sociedade Artística Musical Carvalhense e coordenador pedagógico da Escola de Música. Em 2019 terminou o Mestrado em Ensino da Música - vertente Direção de Orquestra na Escola Superior de Música de Lisboa, sob orientação do Professor Jean-Marc Burfin. Foi professor de Piano e Acompanhador na Ourearte – Escola de Música e Artes de Ourém. Atualmente é professor de Orquestra na Escola de Música do Conservatório Nacional em Lisboa e desde setembro de 2017 é maestro e diretor artístico da Orquestra Académica da Universidade de Lisboa.