DEPARTAMENTO DE MÚSICA ANTIGA
Coordenação: Professora Helena Raposo
CANDIDATURAS 2025/2026 [Resultados das Provas de Formação Musical]
Coordenação: Professora Helena Raposo
ALAÚDE
Nasceu na cidade de Ponta Delgada, Açores. Estudou Guitarra Clássica no Conservatório desta cidade com Luciano Lombardi, Gianna de Toni e Hamilton Gonçalves. Completou em 2008 a Licenciatura em Alaúde e Teorba pelo Departamento de Música da Universidade de Évora, sendo bolseira da Fundação Medeiros e Almeida. Nesta Universidade também estudou canto com a mezzo-soprano Liliana Bizineche-Eisinger. No mesmo ano, é admitida no programa de Mestrado em Performance (MMUS) - Práticas de Interpretação Histórica na Faculdade de Música Antiga do Trinity College of Music (Londres), que concluiu em 2010. Aqui, estudou Alaúde renascentista, Alaúde barroco, Guitarra barroca e Teorba com David Miller; Basso Contínuo com James Johnstone e David Miller; Viola da gamba com Alison Crum; Teoria e Interpretação da Música Antiga (Medieval, Renascimento e Barroco) com Phillip Thorby, Belinda Sykes e Stephen Preston; Música de Câmara com Rebecca Miles, Alison Crum, Tim Taver-Brown e Walter Reiter. Helena participou em masterclasses em Portugal, Inglaterra, Bélgica e Itália com professores e instrumentistas de referência, tais como, Jacob Heringman, Frances Kelly, Dr. Anne Daye, John Crawford, Bart Coen, Owen Rees, Dominique Vellard, Peter Phillips, Graham O'Reilly, entre outros. Como intérprete, Helena tem atuado em Portugal, Espanha, Inglaterra, Holanda, Bélgica, Itália e Alemanha, com diversos ensembles, tanto como solista, contínuo / acompanhamento. Actuou nacional e internacionalmente em diversos festivais e casas de concerto, como por exemplo: Lübecker Lauten Lust (Alemanha), Festival Onde Muziek (Utrecht), Encontros de Música Antiga de Loulé e Ciclo de Música Antiga - Sons Antigos a Sul (Algarve), Internationale Luitedagen (Holanda), Reencontros (Sintra), "Carmina Antiqva" Music Festival (Espanha), Festival Sons de Almada Velha (Almada), Ciclo - Um Músico um Mecenas (Lisboa), Festival de Música Antiga de Castelo Novo (Castelo Novo), Masterproef Lemmeninstitut (Bélgica), entre outros. É membro desde 2013 da European Lute Orchestra, com quem actua regularmente em diferentes cidades europeias. Em 2012 gravou o Concerto para Alaúde de Vivaldi para a WESO (The West European Symphony Orchestra). Em 2016 gravou para a Antena 2, juntamente com Joana Amorim (traverso), uma peça escrita para as duas intérpretes pelo compositor argentino Daniel Schvetz. No ano de 2017 participou como música na série televisiva d'época "Madre Paula" da RTP1. Em 2019 saiu o Documentário "Il Sogno mio d'Amore", de Nathalie Mansoux e Miguel Cabral, onde Helena pode ser vista com a sua classe em alguns momentos do ano lectivo no Conservatório Nacional. Em 2024 irá gravar com o Nasoni Ensemble um disco de música baroca portuguesa do compositor António Lopes Nogueira. Na temporada 2017/2018, Helena tocou continuo na obra Il Combattimento di Tancredi e Clorinda de Claudio Monteverdi no Theater Lübeck, na Alemanha, num total de 16 récitas, sob a direção do maestro Andreas Wolf. Em Novembro de 2020, na Fundação Calouste Gulbenkian, Helena foi solista convidada na ópera Dido e Eneas de Henry Purcell, sob a direção de Maxim Emelyanychev e em Dezembro de 2022 com a Oratória de Natal de J. S. Bach, sob a direcção de Peter Dijsktra. Helena, presentemente, ensina e coordena o programa de Música Antiga na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa. É desde 2017 a directora artística e professora no Early Music Summer Camp em Castelo Novo. Mais informações: http://www.helenaraposo.com
CRAVO
Cândida Matos iniciou os seus estudos musicais com o piano, tendo tido como professores Mário de Sousa Santos, Joel Canhão, Campos Coelho, Tereza Vieira e Olga Pratts. Posteriormente dedicou-se ao cravo, tendo estudado com Cremilde Rosado Fernandes, Ton Koopman e Ketil Haugsand. Realizou masterclasses com Robert Wooley, Jacques Ogg, Hans Knut e Kenneth Weiss. Integra os agrupamentos Contraverso, Ensemble D. João V, Ensemble Alorna e Nasoni Ensemble. Participou, entre outros, nos Festivais de Música da Costa do Estoril, Festival Ibérico de Badajoz, Festival de Órgão de Mafra, Festival de Música da Póvoa do Varzim, Temporada de Música Antiga de Oeiras, Festival de Música Antiga de Ponta Delgada - Açores, Concertos Comentados do Foyer no Teatro Nacional de S. Carlos, Festival Cistermúsica de Alcobaça, Concertos no Museu Calouste Gulbenkian, Temporada de Música Gulbenkian e Festival de Música de S. Roque. Criou as Classes de Cravo nos Conservatórios de Música de Aveiro e de Coimbra. Desde 2000 é Professora de Cravo na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa. Realizou o Mestrado em Cravo na Escola Superior de Música de Lisboa, projecto artístico sobre as Peças de Carácter de Carl Philipp Emanuel Bach.
Flávia Almeida Castro diplomou-se em Cravo e Órgão na Escola Superior de Música de Lisboa com os professores Cremilde Rosado Fernandes e João Vaz. Completou a sua formação em cravo na Escola Superior de Artes de Utrecht, Holanda com Siebe Henstra. Teve oportunidade de trabalhar com Jacques Ogg, Ketil Haugsand, Ilton Wjuniski, Rui Paiva, Rinaldo Alessandrini, entre outros. Trabalhou com a Capela Real, Divino Sospiro, Orquestra Barroca da Casa da Música, Orquestra Metropolitana, Orquestra de Cascais e Oeiras, etc. Trabalhou sob a direção de Gilles Apap, François Leleux, Wieland Kuijken, Pedro Neves, Enrico Onofri, Andreas Staier, Laurence Cummings, entre outros. É membro fundador do Concerto Campestre com quem realiza concertos regularmente por todo o país e com quem gravou para a editora Naxos a Serenata L’Angelica de Sousa Carvalho. Fez parte de várias gravações de música para crianças de autores como Rute Prates e Sofia Sequeira. Atualmente, é acompanhadora e professora de cravo na Escola de Música do Conservatório Nacional.
FLAUTA DE BISEL
Concluiu o Curso de Dança da EDCN, a Licenciatura em Flauta de Bisel da ESML, o Curso Superior de Educação pela Arte e um Doutoramento em Artes da UL (Encenar Le Bourgeois Gentilhomme: reconstruir, interpretar e adaptar uma comédie-ballet de Molière, Lully e Beauchamp), ao qual foi atribuído o Prémio "Estudar a Dança 2022". Dedica-se ao estudo e interpretação da música e da dança antiga, tendo trabalhado sob a orientação de músicos, bailarinos e investigadores em Portugal, Espanha, França e Inglaterra. É membro fundador do grupo Canora Turba (Música e Dança Antiga), criado em 1990, onde exerce funções de flautista de bisel, bailarina, coreógrafa e encenadora. Desde então, tem interpretado, adaptado, reconstruído e criado repertório musical e de dança dos períodos renascentista e barroco, apresentando-o em espetáculos por todo o país. Foi professora de Danças Históricas na EDCN e de Dança Antiga na EMCN. Desde 1989, é professora de Flauta de Bisel na AAM e, desde 1997, na EMCN.
Joana Amorim diplomou-se em Flauta de Bisel no EMCN em 1992. Nesse ano, ingressou no Conservatório Real de Haia (Holanda) na classe de Ricardo Kanji. Estudou Traverso, na Holanda e na Alemanha, com Wilbert Hazelzet, Linde Brunnmayer, e Barthold Kuijken, diplomando-se em Traverso no Conservatório Real de Haia em 2000. Concluiu Mestrado em Música Antiga na Universidade de Aveiro, orientada por Marc Hantaï. Em 2000 começou a dar aulas de Flauta do Bisel e Traverso no ENCM. É autora do livro Eu toco flauta de bisel, usado em conservatórios e escolas de música de todo o país. É fundadora do grupo Ludovice Ensemble, tocando também com outros grupos de Música Antiga. CDs publicados: G. Ph. Telemann 12 Fantasias; Assembleia das Nações Estrangeiras - Música de Câmara de Pedro António Avondano; Del Signor Graun, Ludovice ensemble ; Amour viens animer ma voix, Ludovice Ensemble. Participou também dos Cds : Magnificat em Talha Dourada (Eurico Carrapatoso) e O Gato das Botas (Vasco Negreiros).
HARPA
Ana Castanhito estudou na classe de harpa da Escola de Música do Conservatório Nacional com as professoras Clotilde Rosa e Andreia Marques. Foi depois estudar no Royal College of Music, em Londres, com o harpista Ieuan Jones, onde esteve entre 2005 e 2009. Terminou em 2012 o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa. Entre 2014 e 2018 foi a professora de harpa nesta mesma escola. Como harpista, a Ana tem colaborado regularmente com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Gulbenkian e Sinfonietta de Lisboa, entre outros. Da sua actividade performativa a solo destacam-se as apresentações com o Coro Infantil da Universidade de Lisboa (Ceremony of Carols, de Benjamin Britten), os Concertos para Bebés, os Recitais a Solo e a apresentação das Danças Sagrada e Profana de Debussy, com a Sinfonietta de Lisboa. Colaborou com outros músicos na realização de concertos de câmara, com especial destaque para o trabalho no Grupo de Música Contemporânea de Lisboa; duo de flauta e harpa (com as flautistas Marta Llaval, Rute Gomes e Ana Mendes); trio de harpa, flauta e viola de arco; e com cantoras (Filipa Lopes, Patrycja Gabrel e Carolina Figueiredo). Integrada em agrupamentos musicais ou orquestras, Ana actuou em alguns dos maiores palcos portugueses (Teatro Nacional de São Carlos, Gulbenkian, Casa da Música, Teatro Camões, Teatro São Luiz, CCB, entre outros) e em cidades europeias, tais como: Paris, Londres, Barcelona, Madrid, Zagreb, Trieste, Milão. Nos últimos anos, o seu interesse pela harpa histórica e pela interpretação historicamente informada levaram-na a procurar formação junto de especialistas como Sara Águeda (harpa de duas ordens) e Mara Galassi (harpa doppia), com quem estuda actualmente na ESMUC (Escola Superior de Música da Catalunha), em Barcelona. Como professora, Ana Castanhito foi responsável por projectos como Dias de Verão com Harpa, Harpejando e os Dias da Harpa (EAMCN), acreditando que a harpa deve ser divulgada e conhecida por todos, de forma estimulante, acessível e com qualidade. A Ana é a professora de harpa da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional desde 2010.
ÓRGÃO
Daniel Oliveira é licenciado em Órgão e em Cravo pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou sob orientação de João Vaz e Ana Mafalda de Castro, respetivamente. Realizou mestrado em Pedagogia do Órgão pela mesma instituição. É ainda licenciado em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Tem estudado com diversas personalidades como Graham Barber, Ketil Haugsand, Javier Artigas, L.F. Tagliavini, J.L.G. Uriol, Kristian Olesen e Roberto Fresco. Apresenta-se frequentemente a solo ou em grupos vocais ou instrumentais, marcando presença em vários festivais de Órgão e de Música Antiga em Portugal e no estrangeiro. É organista titular dos órgãos históricos da Igreja Matriz de Oeiras e Igreja da Misericórdia em Torres Vedras. É diretor artístico do Ciclo de órgão de Torres Vedras e do Festival de Música Antiga da mesma cidade. É professor de Órgão, Baixo contínuo e Harmonia na Escola Artística do Conservatório Nacional e no Conservatório de Música de Torres Vedras.