VASCO RAMALHO | PERCUSSÃO
22 MAIO'25
10H00 às 17H30
EAMCN | SALA CenJor 1
18H00 - CONCERTO
Vasco Ramalho e participantes na Masterclass
DESTINATÁRIOS
Alunos da EAMCN e Alunos Externos.
INSCRIÇÕES
ATÉ DIA 17 de MAIO'25
(a entregar na secretaria ou enviando para masteremcn@gmail.com)
VALORES DE INSCRIÇÃO
ALUNOS DA EAMCN — 10€/por aluno
ALUNOS EXTERNOS — 20€/por aluno
Modos de pagamento:
1. Presencialmente, na Secretaria da EAMCN, no horário de expediente;
2. Por transferência bancária: IBAN PT50 0781 0112 0112 0012 64926, enviando o comprovativo de pagamento para o endereço masteremcn@gmail.com, com indicação de :
a) Masterclass a frequentar
b) Nome do aluno
c) Dados para faturação: nome e NIF (se diferente do aluno)
+INFO
VASCO RAMALHO | PERCUSSÃO
Natural de Reguengos de Monsaraz, é mestre e licenciado em Percussão pela Universidade de Évora, na classe do Prof. Doutor Eduardo Lopes, sendo atualmente doutorando em Música e Musicologia na mesma instituição. Enquanto aluno desta universidade, foi distinguido com uma bolsa de mérito dois anos consecutivos, prémio atribuído aos melhores alunos de cada curso.
Entre 2006 e 2008, efetuou uma pós-graduação em Marimba Solista no Royal Conservatory Antwerpen, na Bélgica, na classe do professor Ludwig Albert.
Enquanto estudante, participou em vários cursos e festivais internacionais, dos quais se destacam: Zeltsman Marimba Festival 2003, em Appleton – WI, EUA; Ludwig Albert Academy 2006 – Bélgica; Keiko Abe Academy 2007 – Bélgica; IPEW 2008 – Croácia.
Enquanto profissional, orientou inúmeros masterclasses e workshops em festivais de percussão nacionais e internacionais, com destaque para: Festival de Música da Universidade de Évora 2013; Tomarimbando (2014, 2017 e 2021); Percussion Friends 2017 no Conservatório de Amesterdão; FIP 2023, entre outros.
Dedicado ao desenvolvimento e expansão da percussão no Alentejo e Algarve, iniciou a sua carreira docente em 2003, criando posteriormente a classe de percussão em sete conservatórios e academias: Conservatório Regional do Alto Alentejo e Conservatório Regional do Baixo Alentejo (2005); Academia de Música de Lagos e Conservatório de Portimão (2006); Conservatório de Lagoa e Conservatório Regional de Vila Real de Santo António (2007); e mais recentemente a classe onde atualmente leciona no Conservatório de Música de Loulé Francisco Rosado.
Desde 2012, conta com a direção artística de mais de 20 festivais de percussão no sul de Portugal: sete edições do Festival Internacional de Percussão de Portimão, duas edições do Festival Internacional de Percussão do Alentejo Central, sete edições do Festival Internacional de Percussão de Évora, o I Festival de Percussão de Alcácer do Sal e as quatro edições do festival Dias da Percussão de Portimão.
Em julho de 2017, lançou o seu primeiro CD, Vasco Ramalho – Essências de Marimba, Fados & Choros, apresentando-se em público cerca de meia centena de vezes em várias cidades de norte a sul do país com este projeto.
Desde abril de 2012, Vasco Ramalho é artista Adams, uma das mais conceituadas marcas de instrumentos de percussão a nível mundial, e desde 2019 representa também as marcas Innovative Percussion, Zildjian e Remo.
É Professor Assistente Convidado na Universidade de Évora, onde leciona Percussão e Música de Câmara.
Em dezembro de 2023, foi agraciado com a Medalha de Mérito Cultural da cidade de Reguengos de Monsaraz.